Portfólio Educação física esporte e inclusão social

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Logo, tem-se uma fundamentação teórica que se refere ao campo da educação física como uma Ciência da Saúde e também Humana voltada justamente para a ampliação do papel do educador na busca por uma sociedade cada vez mais justa. Desta forma, tendo como situação-problema um docente que deve preparar os alunos para um campeonato de Handebol e que decide fazer um teste avaliativo para ter ciência da capacidade dos alunos antes de preparar um treino, a dissertação abaixo também busca apresentar alguns exercícios que podem ser usados pelo docente para avaliar os alunos. Assim, pode-se evidenciar que está temática é muito importante e apresenta algumas das potencialidades e também fragilidades apresentadas pela educação física em sua aplicação dentro de sala de aula.

Logo, tal produção textual tem o principal objetivo de apresentar esse campo frente a diversidade social e a inclusão, a problemática do capacitismo e as metodologias que podem ser usadas frente a prática de Handebol. DESENVOLVIMENTO 2. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, 1998, p. Logo, pode-se ressaltar que tendo um caráter social e inclusivo, as aulas de educação física promovem o ensino a respeito da diversidade e também da inclusão social, promovendo assim uma maior imersão dos alunos dentro das diferenças corporais reforçando assim pautas transversais impostas dentro da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, como a empatia e o respeito ao próximo. Seguindo essa linha de raciocínio, pode-se evidenciar que o docente deve receber a capacitação necessária para que seja capaz de superar todos os problemas que irão surgir em sal carreiro com relação a tais temáticas.

Neste sentido, é preciso que o docente receba o apoio pedagógico e escolar para que assim consiga promover de forma eficaz a inclusão social dentro das atividades propostas, assim como consiga enfrentar todas as problemáticas que podem surgi dentro da aplicação de suas aulas. Ademais, uma proposta bastante interessante é justamente as atividades adaptadas tendo em visa que tais:. Ou seja, é preciso se problematizar e levantar um debate a respeito do papel do cientista especial dentro da academia é necessário que as teses e as pesquisas executadas por essas pessoas tenham mais espaço para que assim haja uma visibilidade e uma representação maior volta para esse grupo. Afinal, muito se tem escrito e produzido a respeito da inclusão social, mas quantas pessoas portadores de deficiência que realmente vivem os problemas enfrentadas por esse grupo todos os dias estão sendo lidas dentro da academia? Tal espaço deve ser ampliado também dentro de outras esferas sociais, ato este que já foi alcançado por meio da Lei de Cotas para Deficientes evidenciando o avanço social e político obtido por esse grupo social, mas tal ampliação deve ser efetivada também dentro da escola por meio de atividades que possam ser adaptadas para alunos com alguma capacidade física e mental.

Neste sentido, surge o debate a respeito da relevância que a educação física tem como um espaço no qual o aluno pode se expressar e executar as práticas físicas respeitando seus limites e as suas capacidades, tendo a liberdade de produzir e avançar de acordo com a modalidade esportiva com a qual o mesmo se identifica. Por esse motivo, dissertar a respeito da inclusão social mostra-se uma tarefa cada vez mais necessária dentro da sociedade atual e também da escola, sendo que está por sua vez tem o papel de oferecer amparo e apoio para seus estudantes e docentes, elaborando metodologias cada vez mais inclusivas e que evidenciem a importância das diferenças e o respeito que todas elas devem receber.

Tal comportamento escolar tem grande papel na luta em combate ao capacitismo, que se trata de um preconceito social voltado pra indiviso portador de alguma deficiência física. Ademais, a prática do Handebol é uma forma de também promover a inclusão social por meio da educação física, segundo Gorgatti (2008): O esporte para pessoas com algum tipo de deficiência iniciou-se como uma tentativa de colaborar no processo terapêutico delas e logo cresceu e ganhou muitos adeptos. Atualmente mais do que terapia o esporte para esta população caminha para o alto rendimento e o nível técnico dos atletas impressiona cada vez mais o publico e os estudiosos da área de Educação Física. p. Logo, pode-se concluir que o debate a respeito da inclusão social ainda é um campo vasto o qual muito irá se produzir a respeito disso, então é preciso se dar visibilidade as produções de pessoas que sabem como realmente é sofrer algum tipo de preconceito devido a suas capacidades físicas e também promover políticas públicas e sociais que possibilitem cada vez mais a expansão da inclusão social dos alunos e da sociedade de forma geral.

CONCLUSÃO Essa produção textual é uma produção de grande valor que foi muito importante para o crescimento intelectual promovido através de todas as temáticas aqui propostas. J.  Treinamento físico: bases científicas. ed. São Paulo: CLR Balieiro, 1996. DUMITH, S. jan. mar. Disponível em: <https://www. scielo. br/j/rbefe/a/J5Wv8rynFhsGMHVdHbZzrJH/?lang=pt&format=pdf> ELENO, T. p. set. Disponível em: <http://revista. cbce. org. M. CARRARO, A. Inclusão de Alunos com Deficiência nas Aulas de Educação Física: Atitudes de Professores nas Escolas Regulares. Rev. Bras. ARAÚJO, P. F. Esporte adaptado como tema da educação física escolar. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. ed. Bras. Med. Esporte. Vol.

Nº 3 – Mai/Jun, 2006. Atividade física Adaptada: Qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. ed. Barueri, Sp: Manole, 2008. p.

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