PLURALIDADE SEXUAL E A BUSCA POR IDENTIDADE

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Levando em consideração a tríade sexo, expressão/identidade de gênero e orientação sexual, iniciamos a desvendar as mais diversas formas possíveis de vivencias sociais, as quais são construídas e determinadas de acordo com o meio em que o indivíduo está inserido, recebendo influências culturais, sociais, religiosas, etc. Segundo o exposto, explana-se a seguir alguns dos conceitos integrados a diversidade sexual e suas várias formas de manifestações. Sexo refere-se às características específicas e biológicas dos aparelhos reprodutores feminino e masculino, ao seu funcionamento e aos caracteres sexuais secundários decorrentes dos hormônios. O sexo determina que as fêmeas têm vagina/vulva e os machos têm pênis, sendo citados ainda os intersexo, que são pessoas que nascem com características de ambos os sexos.

Ressalta-se neste ponto que, a definição do sexo biológico não é fator de limitações tanto para a construção de identidade de gênero, quanto para a expressão de seus laços afetivos. • Heterossexual • Homossexual • Bissexual • Assexual A pluralidade relacionada ao entendimento, desenvolvimento e expressão sexual, são construídas com base em três fatores distintos, sendo eles o sexo, a identidade de gênero e orientação sexual, os quais englobam múltiplas formas de existência. A diversidade sexual impõe o direito a expressão do ser, a liberdade de viver o que realmente se é, com igualdade e dignidade segundo os direitos humanos. É válido lembrar que a identidade e expressões de um ser são aspectos mutáveis que dependem de um ambiente, período e condições sociais, e que ao longo dos anos essas transformações englobam e definem novas formas de vivências, assim também como redefinem as formas de vê e lidar com o outro.

As definições aqui explanadas contribuem para um melhor entendimento tanto para o indivíduo quanto para a sociedade que o rodeia, sendo de suma importância para se reconhecer e acolher o próximo em toda sua integralidade. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual. Sena. Ariane; Sousa. Giovana; Brito. Mattheus. Entendendo a diversidade sexual / Defensoria Pública do Estado Da Bahia.

50 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download