OS BENEFÍCIOS DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Além de entender mais sobre o assunto da psicomotricidade e enfatizar sua importância para a educação infantil, pois é necessário adquirir habilidades motoras e bom desempenho acadêmico. O estudo possui a metodologia de revisão bibliográfica qualitativa - descritiva. Palavras-chave: Psicomotricidade,Educação infantil, habilidades motoras, desenvolvimento infantil. ABSTRACT This work aims to analyze the importance of psychomotricity in early childhood education for development and learning. Its main objective is to reveal the psychological and motor activity that appears in literary works and schools, aiming to understand its applicability and its theory and practice in child motor development. As atividades mentais devem fornecer aos alunos algumas condições para um bom desempenho escolar. A atividade psicomotora falará sobre globalidade, integração em vários aspectos do desenvolvimento e seus componentes emocionais e cognição, para esses esportes.

Uma ferramenta para treinar habilidades e atitude necessária para o mundo do trabalho, ou seja, como um campo de conhecimento sobre o corpo humano e seus movimentos da sociedade e relações de produção. Portanto, os professores do jardim de infância devem sempre prestar atenção ao estágio de desenvolvimento da criança, esteja na posição de um facilitador de aprendizagem e trabalhe com respeito como base mútua, confiança e afeto (UEKAWA,2010). A educação psicomotora em idade escolar deve ser o mais importante, a experiência positiva de confronto com o meio ambiente. Considerando que ainda há muitas coisas que precisam ser estudadas e entendidas sobre o desenvolvimento motor, este trabalho visa demonstrar a importância da atividade psicomotora na educação infantil.

Do exposto o objetivo é verificar em que medida a atividade psicomotora é essencial para o desenvolvimento dos alunos, e seus benefícios que pode ajudar a melhorar o desempenho escolar , bem como são estimulados. Esta pesquisa também busca uma abordagem mais positiva em fornecer informações para permitir que os professores tenham melhores condições de trabalho som seus alunos. Porque, de acordo com Meur (1984), a importância da pesquisa da atividade psicomotora está fornecendo pistas para a busca de melhores resultados e desenvolvimento de lógica, conceitos e movimentos mentais e a interação desses fatores com a idade Pré escolar. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2. MELLO,1966, p. O Percebe-se que Aristóteles deu as conotações de ginástica e esportes, como para se exercitar, não apenas se exercitar, ele acredita que o melhor deve ser buscado.

Exercite-se de acordo com o temperamento, adequado para a maioria dos homens. Não há dúvida de que o comportamento de nascimento da atividade mental é mais ou menos arbitrário, porque para Oliveira: Toda inovação é fruto de um longo processo, do trabalho de Dupré. Ele estabeleceu a diferença fundamental entre os esportes e seus esportes em 1905. A segunda área: Os homens precisam ter bom controle físico e boa audição e a visão, uma pós-produção bem definida, capacidade simbólica, orientação temporal e espacial, concentração, percepção forma, tamanho, quantidade, domínio de diferentes instruções de movimento mental gosta de coordenação e equilíbrio finos e gerais. CAMPOS,1992, p. Ao estudar a estrutura cognitiva, Piaget descreveu a importância deste período de movimento e sensação de movimento, especialmente ao ganhar linguagem, o desenvolvimento da inteligência.

Para ele "desenvolvimento psicológico estabelecido gradualmente, é um equilíbrio gradual, um canal contínuo, de um estado de equilíbrio inferior para um estado de equilíbrio superior ". PIAGET,1987, p. Em resposta, Fonseca disse:“As palavras evoluem com a maturidade do movimento e a corticalização gradual. Isso é causado por movimento infantil para integrar a primeira forma de relacionamentos importantes da linguagem ". PYAGET,1987, p. Quando estudamos a atividade mental, temos o conhecimento para expressar a educação do movimento corporal. A expressão originou-se na França, em 1966, por insuficiência de educação física atende às expectativas de uma educação física abrangente. AJURIAGERRA,1980, p. No conceito de Oliveira, a reeducação psicomotora visa desenvolver o aspecto da comunicação do corpo, o que equivale a dar ao indivíduo é possível dominar o seu corpo, poupar energia, pensar nos seus gestos de forma que melhore sua eficiência e beleza, complete e aperfeiçoe seu equilíbrio.

A premissa é que existe uma existência profunda em sua pele,um corpo que não é afetado por nenhuma experiência de constrangimento, ou vergonha. OLIVEIRA,1992, p. Le Boulch acredita que a psicomotricidade é um elemento importante da educação porque uma ferramenta indispensável que pode melhorar a percepção e desenvolver estímulos atenção e estimulação dos processos corporais. O autor também revelou que o propósito de fazê-lo desenvolvimento é a socialização de ideias, diagnóstico e a construção e construção do conhecimento de desenvolvimento alheio uma de suas forças motrizes (PIAGET, 1967). O desenvolvimento motor se manifesta como um ponto de conexão entre os dois pensamento consciente e inconsciente diferente do movimento que ocorre através dos músculos, com a ajuda do sistema nervoso.

O desenvolvimento esportivo inclui mudanças contínuas que ocorrem. Por meio da interação entre os indivíduos e da interação com o meio em que vivem. já David Gallahue: Desenvolvimento motor e cognição e comportamento emocional do comportamento humano: o desenvolvimento motor é relacionado aos domínios cognitivo e emocional do comportamento humano, afetado por muitos fatores no, meio ambiente, biologia, família, etc. Na educação infantil, as crianças estão em fase de desenvolvimento e transformar movimentos básicos em habilidades motoras básicas do próprio conceito. O movimento com maior autonomia está relacionado a vários fatores: a maturidade do sistema nervoso; o crescimento do corpo,disponibilidade de atividades esportivas. Para alcançar e desenvolver músculos grandes requer atividades de planejamento por meio de jogos e brincadeiras, as crianças podem se expressar livremente, promover o exercício de todo o tecido muscular corporal.

OLIVEIRA, 1997). Com o desenvolvimento desses gestos, a atividade mental é vislumbrada e entendida como a educação física básica na formação geral das crianças, priorizem dimensões não verbais e atividades não dirigidas ou pesquisa exploratória em um período evolutivo específico, desde os primeiros meses até a idade de maturidade de 7 ou 8 anos. Essas duas faixas etárias incluem educação infantil de primeira etapa da educação básica. O objetivo é para o desenvolvimento físico geral da criança, psicologia, inteligência e sociedade. Com a idade, a criança passa a fazer parte de outra pessoa grupo social: escola. Requisitos de entrada emoção, cognição, movimento e mudanças sociais. Oliveira (1997), A contribuição para as habilidades motoras das crianças é desenvolva-os de forma adequada aprendizagem do aluno.

O incentivo do aluno deve vir cedo, na escola da educação infantil, além de compreender o papel básico das atividades, opsicomotor, por ser muito rico, deve funcionar bem (LE BOULCH, 2001). Reflita sobre a importância das atividades de jogo Children, Piaget (1991), Le Boulch (1987) e Winnicott (1982), as crianças precisam de exercícios para lhes proporcionar aprendizagem e educação se concentra no movimento físico. Executar durante o exercício para as crianças, permitindo que as crianças brinquem separe corpo e mente, desenvolva linguagens diferentes. Isso pode ser visto em Piaget (1991), Lê Boulch (1987) e Winnicott (1982), a entrada de crianças na pré-escola precisa de educação direcionada do desenvolvimento não pode ser aprendido apenas por meio do comportamento. Esta educação deve se concentrar no escopo que cobre, por meio de brincadeiras e jogos, todo o propósito é fazer com que as crianças ganhar leads gradualmente para a educação separe o corpo e a mente, mas olhe para isso de uma forma holística.

Segundo Mello (1989), o movimento psicomotor pode ser dividido em dez funções Psicomotor: plano corporal; postura e tônus; coordenação global; habilidades motoras finas; organização de espaço e tempo; ritmo; preconceito; equilíbrio; e relaxamento completo, diferença e segmentação. tentaremos descrever cada um deles a seguir. • Modelo corporal - o modelo corporal desempenha um papel fundamental em aprender a ler e escrever. Dificuldades como mudar letras e sílabas nas palavras,é desajeitado, descoordenado, lento e feio e pode parecer também existem problemas de comportamento. ”(CAMPOS, 2001) Em termos de movimento psicomotor, Silva (2003, p. “Este é um trabalho ordenado de músculos pequenos. Eles incluem principalmente manual e digital, olhos, lábios e língua". Organização espaço-temporal - organização espacial é a capacidade de se posicionar, e mover-se no espaço, sempre usando as pessoas como referência, Enfatiza Tolkmitt (1996) refere-se a perto, longe, cima, baixo, dentro, organização fora do tempo de espera "corresponde à capacidade de associar ações a algo dada uma dimensão de tempo, onde a sequência de eventos e intervalos de tempo é básico "(MELLO 1989, p.

Ritmo - Segundo Meinel e Schabel (MELLO 1989, p. quando se fala em esportes, o ritmo é "a especificidade, as características e a sequência cronológica do comportamento desportivo". apontou que o equilíbrio "é o conceito de distribuição do peso do corpo em relação ao centro de gravidade pode ser dinâmico ". Segundo Campos (2001), os exercícios de equilíbrio visam melhorar o comando neural, a precisão do movimento e o controle global do movimento do corpo no espaço. De acordo com Raso (GALLARDO, 2004, p. O equilíbrio do movimento afeta a estrutura do corpo, porque leva a perda de consciência em algumas partes do corpo. Relaxamento - Segundo Mello (1989, p. É essencial para o desenvolvimento das crianças porque resolve a lateralidade, coordenação motora fina e grossa, coordenação visual e auditiva, esquema e estrutura corporal espaço ou tempo.

O BRINCAR E A ATIVIDADE MOTORA Quando a criança está brincando, esse gesto é entendido como uma ação para atuar conscientemente ou não em busca da felicidade. Enquanto joga as crianças são mais fáceis de aprender e desenvolver em três áreas básica: psicológico, atlético e cognitivo, para garantir que este seja um crescer saudável. Brincar e movimentar-se são elementos de ensino e o professor deve mediar, e o professor deve ser capaz de, intervir e aplicar jogos para crianças e explicar seus jogos sugeridos não há julgamento ou preocupação com as ações (SIAULYS, 2005). Negrine (1995) apontou que a aquisição de conhecimento depende dos professores. A esse respeito, Vieira citou o artigo Artigo. e Artigo. da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): Regida pelos princípios e propósitos da educação nacional, educação infantil seu objetivo é o desenvolvimento geral de crianças menores de 5 anos de idade, em termos de fisiologia, psicologia, inteligência e sociedade.

Não é obrigatório e complementa a família e comunidade, prestados em creches ou instituições equiparadas. Aplicável a crianças de 0 a 3 anos); e na pré-escola (para 4 e 5 anos). A doutrina proposta na Constituição de 1988 expressa a proteção dos direitos das crianças - Artigo 227 (CRAIDY E KAERCHNER, 1998, p. que diz: A família, a sociedade e o estado têm a responsabilidade de garantir que as crianças e direito dos jovens à vida e saúde, alimentação, educação, especialização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária, além de protegê-los de diversas formas de negligência, discriminação e exploração, violência e opressão (p. Em outro artigo da Constituição (Artigo 7 / XXV), é gratuito prestar assistência a filhos e familiares de trabalhadores de 0 a 5 anos em creche e pré-escola.

A natureza da assistência das instituições de educação infantil não é a única coisa a ser considerada; o aspecto educacional também deve ser enfatizado para obter os resultados mostram que o estado possui tutela de pais e filhos na educação. Considera-se que as crianças do jardim de infância têm uma certa idade para poder ingressar na creche e assim ingressar em outros níveis existentes de educação infantil. Portanto, pode-se dizer que as crianças do jardim de infância são desenvolvidas e tenha sua própria forma de interação. Sua forma singular em expressão mostra que você tem a capacidade e o esforço para compreender o mundo em que vive em relacionamento e conflito, seu aprendizado não é sobre copiar, mas sobre a elaboração e reflexão.

Segundo Pellegrini e Barela: Nos primeiros anos de escola, principalmente na educação as atividades para crianças e primeira série são muito importante na construção de relacionamentos entre as pessoas. O ser humano em desenvolvimento e o meio ambiente é muito importante adquirir habilidades e também conhecimento do corpo e sua relação com o meio ambiente. p. “o que você aprende feliz fica melhor em aprende. ”É por isso que é importante para o professor estar perto dos alunos emocionalmente falando, isso lhe dará mais segurança e liberdade na sala de aula segundo Ferrari (2004), a própria educação é solta e pode circular livremente como principal função, orienta as crianças no desenvolvimento de suas habilidades naturais. Para Ferreiro (1991), os educadores (pais e professores) deveriam proporcionar às crianças e condições e recursos para melhorar continuamente seu nível de conceituação a construção da leitura e da escrita em seus respectivos estágios cognitivos seu próprio ritmo e possibilidades.

Rodrigues (1999) apontou que a alfabetização é um processo natural e não pode instado por pais ou professores, quanto mais rejeitado, ignorado ou impedido desses. Esses educadores devem de alguma forma estimular e prover às crianças natural e agradável. LE BOULCH, 1982, P. Nesse sentido, Bastos Filho (2001) apontou que a atividade mental pode ser definida como uma ciência que visa estudar as pessoas, através de seu corpo e movimento, sua relação com os mundos interno e externo. Através do exercício para as crianças podem adquirir outras habilidades. Para Oliveira (apud GOMES, 1998), as características da atividade mental são concentre-se em esportes e ajude a alcançar outras intervenções educacionais aprendidas. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este trabalho é baseado nos dados coletados originalmente em livros, artigos, revistas e outras obras monográficas.

O autor para realizar este trabalho foi preciso confirmar a unanimidade e importância da atividade psicomotora na educação infantil. O desenvolvimento de todos os aspectos da aprendizagem das crianças em diferentes séries pela sigla, a pesquisa investigou quanto conhecimento o professor possui em enfrentar os alunos torna-se a chave para um bom progresso e gesto de movimento Por fim, sugiro esclarecimento para tentar eliminar as dificuldades das crianças que podem ser medidas pela atividade corporal e reorganização da psicopedagogia, como educadores, eles deveriam promover o desenvolvimento integral das crianças, em vez de orientá-las, e permitir que eles se expressem, e então eles devam pensar ou fazer isso e perguntar sobre suas inclinações criativas antes de se preocupar com o plano e alcance os resultados.

No entanto, minha conclusão é apresentar novas e mais amplas pesquisas voltadas para o conhecimento das práticas de atividade mental escolar, essas práticas, todo o processo deve ser investigado e rastreado em detalhes das comunidades escolar. Eu sugiro que a construção envolva adaptação e inclusão de atividades esportivas de treinamento como parte básica do desenvolvimento da criança desde a série iniciais. Também enfatizei a importância dos professores na construção desse projeto. Rio de Janeiro: Enelivros, 1984. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL: promulgada em 5 de outubro de 1988/obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaboração de Antonio Luiz de Toledo Pinto, Márcia Cristina Vaz dos Santos Windt e Luiz Eduardo Alves de Siqueira. ed. Atual.

e ampl. M. KAERCHER, G. E. P. S. Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: Scipione, 1997. GALLAHUE, David L; OZMUN John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. ed. Construção de coordenadas espaciais, psicomotricidade e desempenho escolar. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. LAGRANGE, G. Manual de psicomotricidade. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, v. n. p. MACHADO, R. M. Psicomotricidade, Educação Física e Reeducação num enfoque Psicopedágogico. São Paulo: IBRASA, 1989. MEUR, A. Psicomotricidade : educação e reeducação níveis maternal e infantil. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. OLIVEIRA, Z. R. de. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos. PEREIRA, C. O. Estudo dos Parâmetros em Crianças de 02 e 06 anos de Idade na Cidade de Cruz Alta.

Dissertação de mestrado (Ciências do Movimento Humano). Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina – CEFID/UDESC, 2002. SILVA, D. V. Educação Psicomotora. Curitiba: IESDE, 2004. TOLKMITT, V. A formação do profissional de educação infantil no Brasil no contexto da legislação, das políticas e da realidade de atendimento. Revista proposições. Campinas, v. n. p.

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