PIM I - Turismo

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Linguística

Documento 1

O empreendimento também deve tem a parte financeira saudável para que a empresa possa investir em inovação em tecnologias e ampliação do empreendimento. Esses são os tópicos que serão abordados no presente trabalho que tem por objetivo abordar a relevância da hospitalidade no turismo, apontar a importância da comunicação empresarial e da matemática aplicada dentro de uma empresa para que ela possa se manter competitiva dentro do mercado. Palavras-chaves: Hospitalidade. Comunicação. Mercado. O hotel tem o segmento voltado para eventos e lazer, oferecendo espaço para treinamentos, outdoor training, festa de confraternização, casamentos, aniversários, reuniões, apresentações e convenções. Possui 95 (noventa e cinco) apartamentos de acomodações entre Premium e Luxo, que pode acomodar 3 hóspedes cada.

O hotel oferece os serviços de: recepção, copa da mamãe, Loja de conveniência, serviço de lavanderia, serviço de quarto, Wi-Fi Livre Total, Massagem e Estacionamento. Tem a missão de oferecer uma hospedagem de valor acessível, de qualidade e com ótima localização, visando à satisfação de nossos hóspedes, tudo isso com uma vista incrível da Serra de Mairiporã. A visão de ser o mais conhecido e respeitado, dentro de sua categoria na prestação dos serviços de hospedagem, eventos e lazer. O cliente não excita de pagar um pouco mais para um produto ou serviço que lhe ofereça melhor qualidade. Para que isso ocorra é essencial que a empresa estabeleça uma relação de confiança e credibilidade para que passe a ter clientes fieis e tenha uma imagem positiva no mercado consumidor.

A empresa deve está sempre disposta a escutar as reclamações e sugestões advindas da clientela. MONGE, 2012) Para que se tenha um atendimento de qualidade é primordial que o funcionário: - Tenham uma boa educação e seja cortês com o cliente; - Comunique-se de maneira formal; - Evite conversas paralelas durante o atendimento; - Evite criticas em relação ao empreendimento onde trabalha; - Ter empatia diante as solicitações feitas; - Ter uma postura ética. PREFEITURA DE VITÓRIA, 2017). Nos tecnológicos podem ser falhas no sistema, como ruídos no telefone e nos psicológicos está relacionado ao comportamento do ser humano em relação ao outro, nesse aspecto podemos incluir seletividade (só se ouve o que é de interesse), egocentrismo (não se tem um acordo em relação ao ponto de vista de cada um), preconceito (não se aceita as diferenças, sejam elas de origem racial, religiosa, sociocultural entre outras) e temos o descaso (que é a indiferença em relação às necessidades do outro).

PREFEITURA DE VITÓRIA, 2017). De acordo com a Pirâmide de Maslow o ser humano possui cinco necessidades básicas. Necessidade de Auto Realização: É a necessidade de superar os limites e usar o potencial ao máximo. As pessoas nesse nível gostam de ajudar, superar desafios e são pessoas que tem o senso de moralidade. Já o equilíbrio externo propõe que os funcionários da organização tenham o mesmo nível salarial que as demais empresas do mesmo segmento. Tal equilíbrio é obtido quando a empresa consegue pagar os mesmos valores praticados no mercado. A remuneração deve criar um clima organizacional apropriado para exercer influência no comportamento das pessoas, de modo que estas se dediquem ao máximo para alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa.

Há vários tipos de Remuneração, para Chiavenato (1999), as recompensas concedidas pelas organizações aos seus funcionários podem ser financeiras e não financeiras. A primeira pode ser direta ou indireta. Comunicação Empresarial, 2015) A comunicação é à base de qualquer relacionamento social. De acordo com Brum (2010), a comunicação reflete a empresa. Para DRUKER (1964) a administração e a comunicação interna trabalham em conjunto, com uma comunicação adequada para empresa pode atingir os seus objetivos. SILVA, 2015) Em resumo, o verbo comunicar implica necessariamente em entendimento de uma dada compreensão. Diante dessa observação, é possível entender que comunicar significa a relação estabelecida entre o emissor e receptor dentro da sociedade; ela é responsável pela troca de experiência, de informações e significa compartilhar, tornar comum algo ou alguma coisa com outro indivíduo.

Nesse novo contexto, a comunicação empresarial é extremamente importante. TAMEIRÃO, 2019) O intuito da comunicação empresarial é de construir uma imagem positiva da empresa perante o mercado consumidor e seus colaboradores. Comunicação Empresarial, 2015) Uma boa comunicação empresarial tem vários pontos positivos: • Uma boa comunicação empresarial evita rumores e fofocas; • Aumenta o sentimento de pertencimento do funcionário; • Abre espaço para dúvidas e sugestões; • Melhora a imagem da sua empresa; • Aumenta o alinhamento e a produtividade; • Melhora o clima organizacional. TAMEIRÃO, 2019) A comunicação interna contribui para uma série de fatores que refletem diretamente nos resultados das Organizações. Seguindo essa linha de pensamento CERQUEIRA (1999, p. Fonte: MERNICK, STRAUBE, 2013. MATEMÁTICA APLICADA A matemática aplicada é importante para uma organização empresarial os cálculos de custos, receita, lucros, folha de pagamento, juros simples, juros compostos, amortização, descontos simples e compostos.

Para identificação de tabelas, gráficos, ponto de equilíbrio, desvio padrão, mediana, moda e variância, esses dados são importantes para calcular as receitas e despesas e verificar se a empresa está tendo lucro ou prejuízo. MELLO, 2017) Nesses cálculos também está incluído preço de venda, margem de lucro. Os juros simples são calculados sobre o montante principal e são utilizados em financiamentos, aplicações bancárias, entre outras, usando a fórmula: J = C* i * t Onde: • J = juros simples • C = capital; • i = taxa de juros; • t = período da aplicação. Qualidade no atendimento como fator de crescimento empresarial. Revista de Iniciação Científica – RIC, Cairu, Vol. n° 02, p. jun. CAMARGO, Renata Freitas de. Hotel Refúgio Vista Serrana.

Disponível em:< https://refugiovistaserrana. com. br/sobre/>. Acesso em: 08 mar. A importância da comunicação dos setores com o RH para um processo de Recrutamento e Seleção eficaz. Disponível em:< https://tcconline. utp. br/media/tcc/2015/10/A-IMPORTANCIA-DA-COMUNICACAO. pdf>. Trabalho de Conclusão de Curso - Faculdades Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, 2012. PEREIRA, MARINA CURCIO. A importância da comunicação interna no processo de gestão de pessoas. fls. Monografia - UniCEUB – Centro Universitário de Brasília, Brasilia, 2006. SILVA, Tatiane Euzébio R. GÓIS, Italuelmo da Rocha; OLIVEIRA, José Cleverton de. A má comunicação e os prejuízos da empresa. Revista Eletrônica de Administração, Vol. Edição 15 – julho-dezembro - 2009 SILVA, Vivian Souza da et al. Como ter uma comunicação empresarial eficaz e melhorar seus resultados.

Disponível em:< https://sambatech. com/blog/insights/comunicacao-empresarial/>. Acesso em: 19 mar. Vídeo: O Cometa Halley e as pérolas da comunicação. Disponível em:< https://www. youtube. com/watch?v=SpS4y4lxL-s>. Acesso em: 15 mar.

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