A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA CONTÁBIL NA GESTÃO DAS MICRO EMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Orientador (a): Cidade-Estado 2022 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO O mundo é composto por empresas pelas quais são executados atividades e serviços de construção de bens. As empresas adquiriram o modelo como é conhecido hoje em dia a partir da Revolução Industrial que aconteceu na metade do século XVIII (LELIS, 2010). A expansão das pequenas e médias (PME’s) empresas assume grande valor para o crescimento econômico e social do país, porque concede a constituição de novos empregos, cria mais chances, o que acaba favorecendo e muito para nossa economia. O principal problema é que muitas dessas instituições não chegam prosperar, muitas das vezes não passando do primeiro ano de atividade, devido, no meio outros aspectos, a má gestão por parte dos gestores.

Em virtude das mudanças ocorridas no universo empresarial nos últimos anos torna-se fundamental uma melhor concepção da importância de se auditar as ferramentas de controle das instituições. As operações das empresas estão se tornando cada vez mais complexas aumentando-se, logo, a necessidade da utilização de normas e ferramentas hábeis de gestão. Desta forma, a fim de entender as necessidades das empresas, é analisado as micro empresas e empresas de pequeno porte tendo em vista a vontade de apresentar os mecanismos de Controle Interno utilizados por elas. Assim sendo o problema desta pesquisa é: Qual a importância da Auditoria Contábil no processo de gestão em micro empresas e empresas de pequeno porte? 3. JUSTIFICATIVA Uma avaliação do auditor facilita a eliminação de algumas quedas, não só nos demonstrativos contábeis, mas inclusive na execução, planos de negócios, riscos, oportunidades das instituições e inclusive nos planejamentos estratégicos.

A delimitação da pesquisa quanto aos objetivos é descritivo, porque usa ferramentas padronizadas de coleta de informações. Assim na visão de Cervo e Berviam (1983, p. A pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. Estuda fatos, fenômenos do mundo físico e especialmente do mundo humano, sem interferência do pesquisador. Procura descobrir, com precisão possível a freqüência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e características. Metodologia científica: para uso de estudantes universitários. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983. CORDEIRO, Claudio Marcelo Rodrigues. Auditoria Como Instrumento de Gestão. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais - Anais, 2010. p. Disponível em: <https://www.

ufmg. br/busca. sebrae. com. br/Biblioteca Digital> Acesso em: 19. fev.

123 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download