Portfólio CASO LE CHEF GATÔ - Unopar e Anhanguera - Gestão Comercial

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Administração

Documento 1

ETAPA 03: SISTEMAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 12 2. ETAPA 04: PROPOSTA DE CONSULTORIA ESTRATÉGICA COMERCIAL 14 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15 REFERÊNCIAS 16. INTRODUÇÃO A proposta de Produção Textual Interdisciplinar terá como temática a Lê Chef Gatô. A fábrica Lê Chef Gatô atua no ramo de fabricação de doces e chocolates finos. O desafio é apresentar à indústria Lê Chef Gatô um relatório de uma consultoria, indicando à empresa quais devem ser as atitudes estratégicas e operacionais a serem tomadas, em que deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos. Para que a formação correta do preço desse novo produto seja realizada de modo que ele seja lucrativo, é necessário utilizar o mark-up que, conforme Megliorini (2012), consiste em uma margem que geralmente se apresenta na forma de um indicador, que é incorporado justamente ao custo de produção ou custo variável (dependendo do sistema de custeio), para determinar ao final o preço do produto ou serviço.

Para que a análise fosse feita de maneira fidedigna, realizou-se os seguintes cálculos: Em uma análise dos gastos, os gestores da empresa Le Chef Gatô, chegaram aos seguintes dados: TABELA 1 – Descrição e valor dos gastos. Custo de Aquisição dos materiais R$ 80,00 Frete do Fornecedor 7% Alíquota ICMS (taxa) 9% Comissões de Vendas 8% Despesas Fixas Estimadas 20% Taxa de lucro 10% Fonte: Portfólio (2022). O preço de venda, então, será o custo do produto acrescido de 23% do mark up multiplicador: TABELA 2 – Custo do unitário do produto. Custo de Aquisição dos materiais R$ 80,00 - Frete do Fornecedor 7% R$ 5,60 (7%x80) Alíquota ICMS 9% R$ 7,20 (9%x80) Comissões de Vendas 8% R$ 6,40 (8%x80) Despesas Fixas Estimadas 20% R$ 16,00 (20%x80) Taxa de lucro 10% R$ 8,00 (10%x80) Fonte: Elaborado pelo autor (2022). Estes são tópicos fundamentais para que se estimule feedbacks por parte dos clientes, busque-se atender as demandas a fim de que a empresa se torne essencial para os consumidores.

De acordo com Silva (2002), fazer com que um cliente saia de um estabelecimento contente e planeje voltar no futuro comprova que há um marketing eficiente presente. Para tanto, é necessário que haja desenvolvimento de produtos e serviços que agreguem e facilitem a vida dos clientes. Isto pode ocorrer por meio da geração, coleta, análise e otimização de dados (LACOMBE, 2009, p. De forma prática, esta ação pode ocorrer por meio da de uma pesquisa de mercado, em que clientes dão sugestões e feedbacks, bem como há observação na forma com que a concorrência tem operado no mercado. A diferenciação do produto anda de mãos dadas com o desenvolvimento de uma forte proposta de valor para que um produto ou serviço seja atrativo para um mercado ou público-alvo.

A fim de contextualizar tal conceito, a Le Chef Gatô conta com uma diferença mercadológica pautada em produtos de excelente qualidade e um atendimento diferenciado focado nas necessidades do consumidor. Isso faz com que o mix de satisfação seja completo, garantindo a fidelidade dos compradores. McCarthy (1998) determinou a mistura de comunicações de marketing como uma combinação de elementos: publicidade, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto que as empresas utilizam para implementar os seus alvos de publicidade e marketing. Todas as atividades de comunicação devem ser bem-preparadas e conduzidas em boa ordem através de uma gestão abrangente. • Propaganda: É uma forma de comunicação de marketing, que tem como objetivo encorajar, persuadir, ou mesmo, em alguns casos Manipular a audiência (telespectadores, leitores ou Ouvintes etc.

• Venda Pessoal: As vendas pessoais exprimem-se num quadro pessoal apresentação de ideias e produtos ao cliente, em que o vendedor persuade e ajuda o comprador decidir a compra. • Promoção de vendas: Encorajar o impacto das técnicas de venda para a comprador através de comunicação pessoal e de um sistema de ferramentas de mercado para induzir ou acelerar a compra de efeito a curto prazo. • Relações públicas: Relações públicas são um sistema interativo utilizando um ou mais dispositivos de comunicação para causar efeitos mensuráveis. • Marketing direto: Um dos setores de mais rápido crescimento no mundo economia é o marketing direto, através do qual organizações comunicam diretamente com os seus clientes alvo para gerar reação e transação.

Encontrar empregados talentosos é um desafio diferente de retê-los. Os funcionários do serviço ao cliente são humanos, e, lidar com clientes difíceis pode ser estressante se eles não tiverem direção e apoio. Os bônus são outra forma de incentivar o serviço excepcional ao cliente e recompensar aqueles que fazem a hora extra para agradar aos clientes. Oferecer horários flexíveis ou trabalhos remotos pode ajudar os empregados a se esforçarem com responsabilidades pessoais ou familiares que podem atrapalhar o desempenho consistente do trabalho. No caso da Chef Gatô, a diferenciação na qualidade dos produtos é a melhor possibilidade, uma vez que a estratégia de diferenciação permite a uma empresa competir no mercado com algo mais do que preços mais baixos.

 Os sistemas de informação objetivam a resolução de problemas organizacionais internos, e a consequente preparação para enfrentar as tendências da crescente competitividade de mercado. Para PEREIRA e FONSECA (1997, p. os sistemas de informação têm por finalidade “. a captura e/ou a recuperação de dados e sua análise em função de um processo de decisão. Envolvem, de modo geral, a decisão, o contexto, o objetivo da decisão e a estrutura de apresentação das informações”. A gestão financeira é uma técnica utilizada para melhor operacionalização dos recursos financeiros de uma empresa, tendo como objetivo maximizar o retorno dos ativos financeiros e administrar a capitalização da empresa. As funções de finanças e contabilidade compartilham problemas relacionados: como controlar os ativos financeiros e os fluxos de caixa de uma empresa.

A função essencial ou tradicional dos recursos humanos é recrutar, selecionar e manter uma força de trabalho estável, eficaz e, apropriadamente, treinada. Porém, o papel do setor de recursos humanos, ao longo dos últimos anos, tem abarcado outras funções além daquelas tradicionais, como é o caso da assessoria aos demais setores através da prestação de informações. ETAPA 04: PROPOSTA DE CONSULTORIA ESTRATÉGICA COMERCIAL O planejamento é hoje uma das ferramentas mais importantes para a gestão de uma organização, pois é ele que direciona as atividades para o alcance dos objetivos esperados. Com isso, o processo deixa de ser uniforme e integral, tornando-se diferenciado. CONSIDERAÇÕES FINAIS Por meio da produção deste trabalho, foi possível perceber que os 4Ps do marketing são ferramentas poderosas para que os objetivos de uma empresa sejam atingidos frente às necessidades e benefícios a serem causados aos seus clientes.

Por meio da aplicação desta ferramenta, é possível tornar novos produtos em cases de sucesso, através de mensuração de riscos, listagem de benefícios dos produtos para a empresa e para os seus clientes, avaliação da oferta e feedbacks dos consumidores, a fim de se avaliar se é uma ideia rentável ou se deve ser descartada sem investimento.   Diante do exposto, foi possível inferir que a Lê Chef Gatô está trilhando o caminho certo para alcançar os seus objetivos, uma vez que tem estabelecido metas e tomado ações necessárias e estratégica perante as etapas de crescimento da empresa. Alguns pontos estão sendo observados com mais cautela, tais como a logística, gestão de pessoas e quesitos comerciais, a fim de que a empresa logre bons resultados em sua caminhada operacional.

KOTLER, P. KELLER, K. L. Administração de Marketing. ed. Faces da Decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Makron Books, 1997. SILVA, K. S. Marketing: administrando desafios e gerando necessidades.

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