O Corretor e as Novas Tecnologias - Técnico Transações Imobiliárias

Tipo de documento:Revisão integrativa de literatura

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

E qual outra forma melhor de ser lembrado do que a ocupação de locais estratégicos em espaços virtuais? Para examinar o mercado de trabalho atual de corretagem com esse contexto da tecnologia, rememora-se em curto histórico de atuação profissional no Brasil, a moralidade e ética profissional como produto histórico e cultural, técnicas de trabalho para então apontar perspectivas para o setor diante das inovações tecnológicas emprestadas crescentemente ao setor. Histórico da profissão De acordo com a Revista Stand (2012, p. há notícias de transações imobiliárias realizadas ainda no período do Brasil colônia. Com a instalação da família real no Brasil, muitas famílias foram desalojadas. E os protestos decorrentes dessas retiradas de suas casas levou a pagamentos de indenizações por parte da coroa portuguesa, mediante a expedição de decreto de D.

E o dia 27 de agosto foi estabelecido como o dia do Corretor de Imóveis. Essa lei, no entanto, veio a ser julgada inconstitucional no ano de 1976. Em 1978 a Lei n. deu nova regulamentação à profissão de corretor de imóveis, de modo que se mantém vigente até o momento presente. Essa lei estabeleceu a competência do corretor der imóveis para exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, além de poder opinar quanto ao valor de mercado de bens imóveis dentro do contexto mercadológico (RESENDE, 2001, p. O método comparativo, um dos mais utilizados, é aquele que leva em consideração dados históricos de avaliações de bens similares, que foram transacionados ou locados em momento anterior.

É possível utilizar a estatística para extrair informações pertinentes a média ou mediana de valor, por exemplo (UNIÃO NACIONAL DE INSTRUÇÃO, 2020, p. Os métodos de custo e de capitalização da renda levam em consideração quanto foi investido para a construção do imóvel e de aferimento de benefícios econômicos decorrentes do exercício de atividade, respectivamente. O método de capitalização de renda é uma ferramenta muito mais comum para propriedades rurais. O método evolutivo é utilizado no caso de avaliação de casas em terrenos e das benfeitorias constantes nele, de modo que se parte do imóvel para fora, em avaliação do valor a partir dos elementos que compõem a construção (o bem imóvel).

A competitividade do mercado faz com que o corretor de imóvel não mais seja um mero elaborador de contrato e da transação imobiliária entre as partes. O profissional do ramo de imóveis se torna verdadeiro consultor imobiliário, pois tem responsabilidade pelo atendimento, orientação, sugestão e acompanhamento de seu cliente (RESENDE, 2001, p. Esse papel de aproximar as partes envolvidas na transação também impõe um dever ético, para que os interesses sejam legitimamente resguardados e satisfeitos. De acordo com a Lei nº 6. todo corretor deve estar devidamente cadastrado no Conselho Regional de Fiscalização (CRECI) competente, para exercer a profissão legalmente. O mercado de trabalho O Brasil tem déficit habitacional histórico, de modo que se tornou imprescindível o desenvolvimento de um mercado imobiliário mais robusto, com a oferta de imóveis para as famílias (MATOS, 2017, p.

O governo também assumiu protagonismo no fomento ao mercado imobiliário, especialmente com a edição da Lei Federal n. de 2009, que instituiu o “Programa Minha casa, Minha vida”. O boom que o país viveu nesses anos, especialmente a partir de 2004, até a crise de 2015, capitaneado por uma demanda internacional aquecida, principalmente chinesa, fez com que a renda familiar da população brasileira aumentasse em grande medida. Esse aumento, majoritariamente da Classe C brasileira, fez com que ganhasse o título de nova classe média. O aquecimento do mercado, com mais profissionais em atuação no segmento, é contrastado também com o aumento de tecnologia envolvida nos negócios imobiliários. Hoje há diversas startups e empresas de tecnologia que se propõem a realizar a intermediação entre comprador e vendedor, locador e locatário.

E muitos especialistas acreditam que o profissional pode até mesmo ter sua profissão ameaçada de extinção. O corretor de imóvel e as tecnologias disponíveis para o trabalho Se por um lado muitas empresas facilitam no processo de retirada da intermediação do corretor de imóvel dos negócios imobiliários, como é o caso da OLX, ZAP Imóveis e APP do Imóvel, por outro as redes sociais também potencializam a atuação do bem corretor, que apresenta trabalho técnico, compreensível e próximo a seus potenciais consumidores. E como não há como parar a tendência de transformação, o profissional deve se adaptar a essa nova realidade (LIMA, 2019, p. Além disso, o corretor pode usar a tecnologia para demonstrar a sua expertise, sua empatia para com o potencial consumidor, que a despeito de ter muita tecnologia à disposição, poderá contar com a opinião de técnico, formado, habilitado e com amplo conhecimento sobre o segmento, o que gera ainda mais confiança no processo de aquisição do imóvel.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ERNST & YOUNG. Mercado de incorporação imobiliária brasileiro: potencialidades do mercado habitacional. São Paulo: Ernst & Young, 2017. LIMA, Mário das Chagas. br/uploads/adm/trabalhos/files/Thiago_Oliveira_Rio_Tinto_de_Matos. pdf. Acesso em: 03 de fevereiro de 2022. MACEDO, Jamil. Manual do técnico em transações imobiliárias. planalto. gov. br/Ccivil_03/Leis/L6530. htm, Acesso em: 03 de fevereiro de 2022. RESENDE, João. p. União Nacional de Instrução. Técnico em transações imobiliárias. São Paulo: União Nacional de Instrução, 2020.

120 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download