A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INF

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

DESENVOLVIMENTO 5 3. CONCLUSÃO 11 4. REFERÊNCIAS 13 1. INTRODUÇÃO Conforme a constituição Federal de 1988 em seu artigo 227 a sociedade, família e Estado são figuras nas quais têm o dever de assegurar a jovens, adolescentes e crianças com prioridade o direito à: alimentação, educação vida, saúde, lazer, cultura, dignidade, profissionalização, respeito, liberdade, e convivência familiar e em comunidade. Conforme estudo de Vygotsky (1984), a criança tem necessidade de explorar situações através de jogos, brincadeiras de modo a estimular a imaginação e liberdade. Conforme Brougerè (2010): • Jogo: São práticas como xadrez ou futebol. Pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. • Brincadeira: Denota a infância. A ludicidade faz com que a criança tenha interesse em aprender e se desenvolver baseado em uma determinada cultura.

Não podendo ser imposta, caso seja perde a sua principal característica. É fato que as escolas privadas tenham melhores ferramentas e recursos para dar continuidade às aulas e se conectar com os alunos por meio de ambientes virtuais sem perder a qualidade do ensino. Em contrapartida, na rede pública, enfrentam-se empecilhos como à falta de acesso à internet por parte dos estudantes e até mesmo a necessidade de manter a alimentação desses discentes longe da instituição escolar. A maioria das medidas da secretaria estadual de educação promove a educação a distância por meio de plataformas, aplicativos, rádio e televisão aberta. Para os alunos que não podem acessar a Internet, vários departamentos distribuíram materiais impressos na escola ou os distribuíram nas casas dos alunos.

A aprendizagem do aluno pode ser prejudicada. No que se refere à inclusão do aluno surdo no ensino remoto, o professor deve ter um olhar voltado para as singularidades dele. Todas as crianças, sem exceção, têm o direito de participar das atividades propostas pela escola, seja presencial ou remotamente. Devido à pandemia, não podemos aceitar quaisquer contratempos que privem as crianças com deficiência de acesso ao conteúdo do curso. Além do intérprete de libras nas aulas para os alunos surdos, o conteúdo também pode passado por meio de representação de imagem. Outra opção é usá-los impressos. Entregar aos mesmos o alfabeto móvel impresso; falar o nome da imagem em Libras e se necessário, auxilia – los na formação da palavra com o alfabeto móvel; - As crianças deverão ser estimuladas a lerem a palavra depois que estiver pronta, para averiguar possíveis letras colocadas no lugar errado.

Com o aluno João, a palavra formada deve ser lida em Libras; - Na sala de aula, reescrever as palavras no quadro e pedir a todos os alunos para copiá-las no caderno e posteriormente, ilustrá-las. Recursos: Jogo digital “Forma Palavras”. O jogo “Forma palavras” trabalha com letras móveis sendo esse um dos recursos pedagógicos mais importantes na fase da alfabetização, pois contribui para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem da leitura e escrita dos alunos. É um jogo que pode facilmente ser realizado por alunos surdos pois faz uso da associação de palavras e desenho. ufrgs. br/renote/article/view/95722/53814. Acesso em 15/03/2021. CONCLUSÃO Com a realização do presente trabalho, percebe-se que apesar de toda evolução ao longo dos anos vale destacar que os problemas causados ​​pela desigualdade social ainda são grandes e muito prejudiciais ao desenvolvimento da sociedade.

Em termos do ensino remoto, essa desigualdade não é diferente, pois a condição social de alguns alunos é um dos fatores que dificultam o acesso a uma educação de qualidade. Ficaram em evidência novamente nesse período e mostraram sua importância para a sociedade. REFERÊNCIAS BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988 BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. p. jan. jun. VYGOTSKY, L. S.

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