RESENHA DO LIVRO PAPO EMPREENDEDOR DE REINALDO DOMINGOS E IRANI CAVAGNOLI

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Administração

Documento 1

As dicas e exemplos utilizados são com base na metodologia DSOP - diagnosticar, sonhar, orçar e poupar - já abordada por Reinaldo Domingos em livros anteriores. O livro é dividido em Introdução, prefácio, parte um com sete capítulos e parte dois com cinco capítulos.   O livro busca então ajudar o leitor a definir quem ele realmente é e o seu propósito; ensina a respeitar os clientes, fornecedores, colaboradores e concorrentes; que se deve sempre estar aberto às novidades e buscar sempre aprender cada vez mais, inovando e ganhando seu espaço. Na introdução o autor fala sobre um pouco da abordagem que vai ter o livro ressalta sobre a sua metodologia DSOP e diz que “este livro se destina a todos que sonham desenvolver seu próprio negócio ou um empreendimento social, aos empreendedores que planejam expandir seus negócios, bem como aos profissionais que ambicionam implementar novos negócios ou projetos inovadores em empresas ou corporações, públicas ou privadas, com as quais estão vinculados.

” (p. Fala também um pouco de sua experiência e diz que é natural que haja alguns erros e imprevistos durante a trajetória para se abrir um negócio.   O início da parte um tem como capítulo um “O que é ser empreendedor?”. Neste capítulo os autores estão com seus seis personagens fictícios em uma sala batendo papo sobre os caminhos do empreendedorismo.   O bate papo com os seis integrantes ocorre de modo a explorar o conhecimento do empreendedorismo deles e ao longo do capítulo os personagens vão interagindo e fazendo perguntas e assim Irani e Reinaldo vão falando sobre o empreendedorismo. Rose fala sobre empreendedorismo, empreendimento, empreendedor e empreender, e os autores vão explicando a diferença entre ambos. ” (p. Ao final do capítulo então utilizando a atividade do capítulo anterior o autor propõe que as informações coletadas pelos alunos deverão ser utilizadas para identificar e avaliar as possíveis oportunidades relacionadas com o sonho de empreender de cada um deles.

 No capítulo “Como avaliar a viabilidade do negócio” ocorre a continuação do desenvolvimento da metodologia do diagnosticar.   Eles abordam sobre as cinco forças de propostas de Porter que serve para avaliar as condições de mercado. É apontado que as principais forças são rivalidade entre os concorrentes e as outras quatros são influenciadas pelas forças de módulos, por exemplo ameaça do produto e serviços substitutos, poder dos fornecedores, poder dos clientes e ameaça de entrada de novas empresas. Dessa forma, o capítulo busca apresentar algumas possíveis ameaças que podem surgir durante o negócio e quais seriam suas possíveis estratégias. Apresentam um importante conceito, o da inovação de valor, que é uma estratégia importante para o baixo custo e baixo preço, fazendo com que a empresa consiga atuar nos espaços vazios de mercado, que ainda não tem atuação de concorrentes.

Para que seja capaz de fazer isso, os autores explicam que é preciso primeiro identificar os atributos oferecidos pelos concorrentes e em seguida criar uma nova proposta de valor. Por fim os personagens devem apresentar um plano estratégico para colocar em prática todo o conhecimento visto sobre o pilar sonhar.   No capítulo sobre “Como elaborar um plano de negócio viável” a metodologia que é ensinada pelos autores é a de orçar. Aqui os autores ensinam basicamente a poupar, e inicia dando o exemplo de que pensando em todos os gastos que se tem para se manter e todas as necessidades básicas subtraindo os rendimentos das despesas e se mesmo assim o saldo ainda for positivo, você está pronto para poupar e investir em seu sonho. Caso o gasto seja superior ou igual aos rendimentos, é necessário baixar os gastos para gerar capital financeiro.

É importante que o poupar faça parte da vida do empreendedor para sempre, para que tenha sucesso nos negócios, além de que é importante que o empreendedor pense também em investir, pois isso sempre rende capital. Finalizando essa primeira parte, os autores esperam que a turma seja formada novamente em dois anos, buscando ver se os personagens utilizaram as dicas e aprendizado adquirido nessas reuniões.   Tem início agora a parte dois, com o capítulo “Como cada um concretizou seu plano de negócio”. Dão sugestões de como evitar a falência e de que forma a empresa pode continuar dando certo, evitando certas coisas, principalmente em questões familiares. Pontuam as falhas mais comuns nos negócios, o que foi falado nas experiências dos personagens e ao longo que vão explicando sobre elas, vão fazendo sugestões de como evitá-las.

No capítulo “Como considerar os prós e contras do modelo familiar de empresa”, apresentando o modo como o empreendedor deve agir diante desse modelo empresarial familiar. Ressalta que para se ter sucesso é preciso que “monte um negócio com seu cônjuge somente se vocês dois tiverem interesses comuns e não porque as outras opções falharam. Reconheça que no negócio você estará sempre competindo para sobreviver, mesmo com seu cônjuge. Os autores então além de orientar desde os primeiros passos para a autonomia profissional auxiliam também o leitor é fazer uma importante autoanálise de suas habilidades e aptidões para saber o seu perfil ideal para o ambiente empresarial. Por fim é possível compreender que para empreender é preciso saber o máximo sobre o seu negócio, sobre o público que pretende atingir e sobre o ramo.

Deve se pesquisar bastante sobre o mercado, as oportunidades e fazer sempre a escolha de forma mais consciente possível. Compreendendo então que existem diversas possibilidades, é preciso sonhar e escolher de acordo com o desejo de cada um, dessa forma o sonho abre mais possibilidades e mais ideias para o seu negócio. É preciso ter em mente que esse sonho tem um orçamento e você deve saber o quanto você precisa para conseguir tirar do papel o seu projeto, precisa ter um  planejamento para conseguir dar vida ao seu negócio tendo sempre como base as perguntas “o que”, “como”, “quando” e “a que custo”.

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