INOVAÇÕES EM GESTÃO DE PESSOAS NA SUCCESS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

Aberta um pouco antes da eclosão da pandemia, no final de 2018, tem se preocupado com as necessidades dos colaboradores da empresa, que somando contam 130 funcionários. Juntamente com o Recursos Humanos da empresa, foram revistos novos conceitos e tendências e contratado uma equipe de consultores externos afim de auxiliá-los na tomada de decisão. DESENVOLVIMENTO DESAFIO 1 De acordo com a portaria 671, de 08 de novembro de 2021 do governo federal brasileiro, temos nos artigos 75 e 76 o disposto a seguir: Art. No caso de opção de anotação do horário de trabalho em registro eletrônico, é obrigatório o uso de um dos seguintes tipos de sistema de registro eletrônico de ponto: I - sistema de registro eletrônico de ponto convencional: composto pelo registrador eletrônico de ponto convencional - REP-C e pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto; II - sistema de registro eletrônico de ponto alternativo: composto pelo registrador eletrônico de ponto alternativo - REP-A e pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto; III - sistema de registro eletrônico de ponto via programa: composto pelo registrador eletrônico de ponto via programa - REP-P, pelos coletores de marcações, pelo armazenamento de registro de ponto e pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto.

Parágrafo único. As nuances expostas, como o registro de ponto em sistema, porém não sincronizado com o governo, seja durante a semana útil, ou no sábado expõem a necessidade de recomendar à empresa cliente da consultaria de RH a tomar as medidas cabíveis, de modo a regularizar a sua situação frente ao governo federal, na figura do ministério do trabalho, entregando todas as informações trabalhistas; neste caso, da marcação de ponto. DESAFIO 2 Sabendo que as pessoas e empresas mudam com frequência, faz-se necessário que haja qualidade de vida no trabalho (QVT) de maneira dinâmica, bem como os seus métodos e ferramentas aplicados, pois atua nos fatores tecnológicos, físicos e sociopsicológicos, afetando o bem-estar do colaborador, bem como a cultura da firma (Fernandes, 1996).

Desta forma pode-se inferir que o QVT, é uma busca pela tentativa de alinhar as expectativas das empresas para com as expectativas do empregado. Isto é feito através de ferramentas de mensuração, sendo relevante pontuar que, de acordo com Campos (1992) só se pode gerir o que se pode medir, para que assim uma área seja melhorada; isto deve ser feito de forma sistemática através de ferramentas chave para os gestores de pessoas, como a pesquisa de clima e avaliação de desempenho. Através destes materiais, é possível obter o ponto de vista de até 360º, ou seja, as percepções do colaborador sobre a empresa, empresa sobre o colaborador mensurados através de números coletados gerados pelos próprios colaboradores, como ocorre na avaliação de desempenho. Para tanto, estruturou-se o quadro 1: Quadro 1 – Cronograma de ações QVT Fonte: Elaborado pelo autor (202).

A semana das avaliações será composta por eventos para engajar os 130 funcionários da empresa chamando a atenção para a importância do evento. Haverá palestras, dinâmicas e questionários abordando a empresa e os colaboradores, bem como os interesses de ambas as partes. Sabendo que no momento há uma pandemia, as gincanas e palestras ocorrerão a partir da divisão de equipes para que o limite máximo aceitável de pessoas em um mesmo espaço seja respeitado. Para cumprimento da etapa de conscientização fez-se um banner conforme ilustrado na figura 1: Figura 1 – Conscientização da pesquisa de clima Fonte: Elaborado pelo autor. ANÁLISE DOS RESULTADOS Esta fase da pesquisa compreendeu a análise dos dados coletados e a emissão do relatório conclusivo.

O relatório foi elaborado de forma detalhada com a apresentação dos resultados de cada variável através de gráficos e comentários referentes à interpretação pertinente a cada critério. Para a aplicação dos questionários optou-se por adotar a chamada Escala Likert como parâmetro de resposta dos entrevistados. A escala Likert é um tipo de escala de resposta psicométrica usada habitualmente em questionários. Ao responderem a um questionário baseado nesta escala, os perguntados especificam seu nível de concordância com uma afirmação. O treinamento voltado para o e-RH é necessário para que os colaboradores estejam capacitados a executar as atividades rotineiras de maneira automatizada, eliminando desperdícios de tempo e produtividade. Já no que tange ao BI será realizado para que os colaboradores possam utilizar os dados extraídos do e-RH a fim de elaborar dashboards para avaliação de desempenho e follow up de metas do setor de recursos humanos.

Foi realizado um planejamento com todo o detalhamento acerca dos treinamentos dos colaboradores: Tabela 1 – Planejamento dos treinamentos. Tema Procedimento Local e-RH Para o ensino do e-RH aos funcionários determinados será realizado um curso com um profissional especializado no programa, de modo que todos tenham acesso a materiais de apoios, aulas teóricas para evidenciar o porquê do uso da plataforma e como se dá o uso de maneira prática. Logo, haverá uso no computador e avaliação posterior para validar a aptidão do colaborador. Sendo assim, por meio do cumprimento do cronograma será possível desenvolver os funcionários trazendo benefícios e novos conhecimentos para dentro da empresa. DESAFIO 4 O recrutamento interno consiste tipicamente em uma ou mais das seguintes abordagens: • Anúncio de emprego interno. • Nomeação por gerente.

• Base de dados de conhecimentos, aptidões e capacidades. • Planeamento da sucessão. • Planejamento sucessório: As organizações podem utilizar estratégias de planeamento da sucessão não só para identificar os potenciais talentos na organização, mas também para estabelecer planos de desenvolvimento para ajudar a preparar indivíduos para papéis promocionais. Conforme Fidelis (2016), as vantagens, reforçando o citado por Napoli (2014) seriam: • A identificação de potenciais talentos que já estão na organização, • Identificar oportunidades para engajar a atual equipe, • Auxiliar os colaboradores em sua evolução profissional. As desvantagens de um recrutamento interno seriam: • Criar ressentimento entre empregados e gestores • Deixe uma lacuna na sua força de trabalho existente • Limite a sua lista de candidatos DESAFIO 5 O excesso de horas de trabalho ou a espera de ordens para a realização desse trabalho, quando praticadas além da jornada normal estipulada em contrato, são conhecidos como horas extras.

Por ultrapassarem o limite legalmente ajustado, deve ser garantida a remuneração superior ao valor da hora normal de trabalho, no mínimo em 50%. O trabalho porventura realizado aos domingos e feriados terá o percentual mínimo equivalente a 100% da hora normal de trabalho (BRASIL, 1988, art. CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO, 2020. Disponível em: <http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/decreto-lei/del5452. Gestão de pessoas. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. CHIAVANETO, Idalberto; Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. rev. e atual. São Paulo: Érica, 2016. Likert, R. A technique for the measurement of attitudes.

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