QUALIDADE DO CUIDADO E SEGURANÇA DO PACIENTE

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Turismo

Documento 1

Com base nesse referencial os atributos foram ganhando forma e passando a enfocar também na segurança, foco no paciente, efetividade, oportunidade, eficiência e equidade. Quando se pensa no que intervir é preciso elencar também as principais problemáticas que são utilização inadequada; subutilização, falta de assistência; sobreutilização nos casos em que o cuidado tem mais chance de dano que de resolutividade. Wennber classificou o cuidado que deve ser prestado em três categorias, o cuidado efetivo, que seria aquele onde as evidências cientificas comprovam que esse é o melhor tratamento possível; o cuidado sensível as preferências do paciente, no caso de haver mais de uma alternativa; cuidado sensível à oferta, que se refere a disponibilidade de equipamentos, leitos e trabalhadores da área (PAIM, ALMEIDA-FILHO, 2014).

Uma vez entendendo a base teórica para a segurança do paciente é preciso entender os erros no cuidado que põem essa segurança em questão. Os erros na área da saúde são mais suscetíveis de ocorrer na medida em que seus processos são complexos, logo mais sujeitos a erro fazendo com que o foco deva sair dos profissionais e ir para a organização do sistema. Para o monitoramento da qualidade o prontuário do paciente é a principal fonte de informação sobre as características do paciente (PAIM, ALMEIDA-FILHO, 2014). Apesar dessa mobilização no sentido de reduzir riscos aos pacientes estar ganhando cada vez mais relevância por ser ter se tornado um problema de saúde pública a pandemia do Coronavírus potencializou esses riscos demandando dos serviços e dos profissionais uma mudança imediata nos processos de trabalho.

Além das medidas protetivas, estratégias foram adotadas pelas organizações de saúde para o enfrentamento da pandemia devido a necessidade de cuidados intensivos que representam também maior exposição aos profissionais diante do alto nível de transmissibilidade do vírus. A demanda aumentou abruptamente sobrecarregando o sistema requerendo uma gestão do risco para fornecer os cuidados efetivos e seguros resguardando a segurança dos profissionais. CALDAS et al, 2020). gov. br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca. pdf>. BRASIL, Sousa, P. Qualidade e segurança do paciente: implicações e resiliência no contexto da pandemia de covid-19. In: Pinto-Jr, E. Aragão, E. Barral-Netto, M. Construção de conhecimento no curso da pandemia de COVID-19: aspectos biomédicos, clínico-assistenciais, epidemiológicos e sociais.

Vol. S. Almeida-Filho, N. Cap. p.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download