LE CHEF GATÔ Criação e expansão de uma empresa de doces e chocolates finos

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Outro

Documento 1

DESENVOLVIMENTO 5 2. ETAPA 01: ASPECTOS MERCADOLÓGICOS E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 5 2. ETAPA 02: GESTÃO, VAREJO E NEGOCIAÇÃO 11 2. ETAPA 03: SISTEMAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 13 2. ETAPA 04: PROPOSTA DE CONSULTORIA ESTRATÉGICA COMERCIAL 15 3. Desde então, a empresa tem mantido uma trajetória consistente de crescimento e começa a pavimentar o caminho para um novo ciclo de expansão. Esse novo estágio, no entanto, requererá mudanças fundamentais na forma como a empresa gerencia suas operações e demais processos, sob o risco de não se alcançarem as metas desenhadas para os próximos. O desafio é apresentar a indústria Lê Chef Gatô considerando os aspectos pertinentes às disciplinas de aspectos mercadológicos e estratégia empresarial, gestão, varejo e negociação, sistemas e tecnologia da informação, proposta de consultoria estratégica comercial.

DESENVOLVIMENTO 2. ETAPA 01: ASPECTOS MERCADOLÓGICOS E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 1) A empresa Le Chef Gatô almeja iniciar a produção do Naturé - Coxinha de Pêra: trata-se de um brigadeiro em formato de coxinha, recheado de pêra sem glúten e sem lactose. Em seguida, deve-se considerar o custo de oportunidade, aplicando-se os seguintes racionais: Diante do exposto, tem-se os seguintes cálculos: • Para 30 dias: PME= 10 dias PMP= 10 dias PMR= 30 dias Custo de oportunidade: • Para 60 dias: PME= 10 dias PMP= 10 dias PMR= 60 dias Custo de oportunidade: Perante os cálculos realizados, pode-se inferir que, para pagamentos em 30 dias o valor será de R$ 158,18. Já para pagamentos em 60 dias, o valor será de R$ 152,34 3) O marketing é responsável por manter clientes satisfeitos, bem como garantir que retornem ao estabelecimento para consumir. Para tanto, existem estratégias administrativas que fortalecem estas possibilidades.

Dentre estas estratégias, há os 4P’s do marketing, que, quando aplicado de forma coerente torna-se uma poderosa ferramenta na mão de gestores. Os 4P’s do marketing são produto, preço, praça e promoção. al (2004), o público deve ser definido, a forma com que ocorrerá a publicidade, o custo e mídia, uma vez que existem diferentes possibilidades de divulgação, cada qual com suas particularidades. Exemplo disso são os meios televisivos e outdoors, em que o primeiro é mais moderno. Entretanto, mais moderno que os meios televisivos, são as mídias sociais, que permitem o tráfego de informações e publicidade em redes sociais e de pesquisa a fim de que promoções e divulgações cheguem até o cliente. A diferenciação do produto é uma estratégia de marketing concebida para distinguir os produtos ou serviços de uma empresa da concorrência.

A diferenciação bem-sucedida do produto implica identificar e comunicar as qualidades únicas de um produto ou empresa, ao mesmo tempo que se destacam as diferenças distintas entre esse produto ou empresa e os seus concorrentes. O negócio do processo de comunicação é integrado e a combinação de elementos de marketing é equilibrada com base na implementação de táticas de marketing difíceis e complicadas". O sucesso da comunicação de marketing depende de a combinação destes elementos da mistura promocional para permitir às empresas comunicar eficazmente os benefícios dos seus produtos ou serviços com clientes alvo. Além disso, existem meios de comunicação social em que o tempo e espaço pode ser comprado ou utilizado para entregar a mensagem para a audiência.

Ao escolher uma mistura apropriada de promoção, os profissionais de marketing devem analisar as vantagens e desvantagens dos diferentes elementos para considerar qual deles utilizar, como combinar e como atribuir o orçamento entre eles. Como por Mladen Velev (2001), cada um dos elementos da mistura de comunicações de marketing pode ter formas, e têm um papel diferente no conjunto programa de estímulo ao marketing. Além de, evidenciar, de modo honesto ao cliente, os esforços financeiros, de recursos e mão de obra feitos para que houvesse aquela entrega. Deste modo, o cliente perceberá o valor, sentindo-se grato a efetuar pagamentos pelo que recebeu. A diferenciação da qualidade do serviço pode ser apoiada pela criação de uma cultura que valoriza e recompensa um serviço excepcional ao cliente.

A diferenciação da qualidade do serviço é tipicamente mais desafiante do que a diferenciação do produto, em grande parte porque os serviços são executados por pessoas. Quer seja proativamente a prestar serviços ou a responder a reclamações de clientes, é necessário um desempenho consistente dos funcionários para que a diferenciação de serviços funcione. De modo a protestar contra a situação, solicitação retirada do pagamento da gorjeta do atendente. Para que o haja um bom serviço de atendimento no pós-venda em casos como este, é necessário que funcionários estejam engajados, de modo a atenderem com empatia, fornecendo o que gostariam de receber caso fossem eles na ocasião. ETAPA 03: SISTEMAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO A necessidade do Sistema de Informação (SI) nas empresas surgiu devido ao grande e crescente volume de informações que a organização possui.

Com o Sistema de Informação estruturado a apresentação das informações necessárias e já propiciando uma visão das decisões, a empresa garante um grande diferencial em relação aos concorrentes, e os gestores podem tomar decisões mais rápidas e de fontes seguras. As empresas precisam estar preparadas para lidar com os problemas internos e externos do ambiente em que estão inseridas, para tanto buscam no desenvolvimento de sistemas de informações suporte para a resolução desses problemas. As decisões programadas normalmente oferecem um grau de risco menor do que as decisões não-programadas. A empresa, normalmente, possui um departamento de produção ou divisão de fabricação que se especializa na produção dos bens e serviços produzidos por ela, com isso cada sistema destes, dentro de cada área estratégica, apresenta uma possibilidade de resolução de problemas específicos de cada área.

  A função principal de um sistema de vendas e marketing é fazer com que os consumidores estejam dispostos a pagar o preço pelo qual o produto está sendo ofertado. Os sistemas de informações são usados de diversas formas na área de vendas e marketing. Em nível estratégico, os sistemas de vendas acompanham as tendências do mercado dando suporte à criação de novos produtos e serviços e monitorando os concorrentes. Para chegar a esses níveis, é preciso saber quais são os produtos de maior giro, aqueles que geram a maior parte da receita e levar em consideração o tempo que os fornecedores levam para repor seu estoque quando necessário. Mais uma forma de aumentar a receita da empresa está no seu estoque.

Antes, é preciso ter sempre em mente que produtos estocados representam dinheiro parado. Também foi possível identificar a percepção dos gestores da empresa, o que possibilitou entendimento com a experiência obtida através da observação da prática de integração e valorização dos colaboradores, a fim de gerar valor direto para o cliente. Para tanto, é necessário que cada gerente compreenda o processo de integração de forma diferenciada, ou seja, cada gestor desenvolve a integração de forma peculiar, levando em consideração pressupostos próprios e não da forma sistematizada e estruturada pela empresa. KOTLER, P. ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. Prentice-Hall do Brasil Ltda. Edições, 1998. MEGLIORINI, E. Custos, análise e gestão. ed. São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2012.

Mladen Velev Comunicações de Marketing, 2001 PEREIRA, Maria José Lara de Bretãs; FONSECA, João Gabriel Marques. E. et al. Planejamento de Marketing: Guia de processos e aplicações práticas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.

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