Comparação da eficácia de extrato salino alcoólico e aquoso e frações salinas da Arribidaea chica sobre Candida albicans Escherichia coli e Salmonel

Tipo de documento:Pré-projeto

Área de estudo:Farmácia

Documento 1

Justificativa ---------------------------------------------------------------------------------------- 5 3. Objetivos ----------------------------------------------------------------------------------------- 6 3. Objetivos gerais ----------------------------------------------------------------------------- 6 3. Objetivos específicos ----------------------------------------------------------------------- 6 4. Metodologia --------------------------------------------------------------------------------------- 7 4. Cronograma de atividades --------------------------------------------------------------------- 11 7. Referências bibliográficas --------------------------------------------------------------------- 12 1. INTRODUÇÃO Arrabidaea chica é uma planta nativa das regiões tropicais, principalmente na América do Sul e na África ( Revilla, 2008). Esta planta é conhecida por diversos nomes ao longo das regiões em que ela é conhecida como: cipó-pau, cipó-cruz, crajiru, carapiranga entre outros ( Corrêa, 1984). A planta apresenta diversas aplicações que foram descoberta ao longos dos anos e aplicadas em diversas regiões, onde funciona desde anti-inflamatório, agente adstringente, remédio para cólica intestinal, diarreia sanguinolenta, anemia e leucemia na medicina tradicional ( Castro da Costa e Araujo Lima, 1989). No mesmo estudo ainda é possível observar a aplicação desse extrato alcoólico sobre uma variedade de micro-organismos e percebe-se que os metabolitos secundários citados acima, atuam inibindo o crescimento dos micro-organismos, onde os principais micro-organismos testados foram :.

Além dos benefícios citados anteriormente, em um estudo realizado por Mefioleti, L. em 2013, no artigo “Evaluation of the toxicity and antimicrobial activity of hydroethanolic extract of Arrabidae achica (Humb. Bonpl. B. OBJETIVOS 3. Objetivo Geral Testar a eficácia dos diferentes extratos (alino, alcoólico e aquoso) e frações salinas sobre diferentes micro-organismos e permitir comparar a eficiência desses tratamentos. Objetivos específicos • Analisar a eficácia do extrato salino da Arrabidaea chica sobre variados grupos de micro-organismos. • Analisar a eficácia do extrato alcoólico da Arrabidaea chica sobre variados grupos de micro-organismos. • Analisar a eficácia do extrato aquoso da Arrabidaea chica sobre variados grupos de micro-organismos. Livio Figueiredo disponibilizou o inoculo de Candida albicans e a Dra. Raphaela Barreto o inoculo de Escherichia coli. Cultivo de de Candida albicans O cultivo de Candida albicans se dará com base no protocolo de Urtado, E.

R. G. será dissolvido os 100 g do pó de Arrabidaea chica em 1000ml de água destilada, mantendo-se a proporção de 1:10, para extração de compostos hidrossolúveis , obtendo-se 10% de cada estrutura vegetal de caráter hidrossolúvel. Onde essa mistura foi mantida em frascos fechados por 24 horas para essa extração. Preparação do extrato salino e frações salinas O protocolo estabelecido foi segundo o protocolo de Gadelha et al. em 2009, onde para formação do extrato serão dissolvidos as 100g do pó obtido a partir da folha da Arrabidaea chica em 400 ml solução NaCl a 0,1 M e tampão fosfato de sódio com pH 7,4. Onde serão colocados em agitação por 16 horas para a homogeneização, após homogeneização será realizado processo de centrifugação a 4000g por 20 minutos, onde retirou-se o sobrenadante, deixando apenas o corpo de fundo que será utilizado para a formação das frações.

Na qual será realizada a contagem das unidades formadoras de colônias (UFC) para comparação com o cultivo na presença dos extratos. Para a aplicação que seria nosso grupo tratamento serão cultivados em 3 placas petri (120mm x 20mm) para a Escherichia coli e outras 3 para a Candida albicans, onde segue-se o protocolo segundo Ferreira, F. A. G. et al. Caso seja não-paramétrico serão empregados os testes U de Mann Whitney (p<0. e a correlação de Spearman, para a comparação entre os grupos. RESULTADOS ESPERADOS A partir da aplicação dos variados extratos prevê-se que o extrato alcoólico apresenta melhores resultados que os demais. Uma vez que os metabólitos secundários que são extraídos a partir desse tipo de extrato, são bastante caracterizados pela capacidade antifúngica e antimicrobiana, dessa forma apresentam características inibitórias que já comprovadas.

O extrato salino apresentará um bom rendimento uma vez que a partir desse protocolo é possível extrair taninos concentrados e lectinas, onde compostos desses grupos podem apresentar características inibitórias que são marcantes, além disso é possível a partir da fração salina determinar as condições salinas que permitiriam maior extração proteica, acreditando que a maioria dos inibidores possuem característica proteica, permitiria ainda uma maior efetividade. Quingnard, E. Viera, J. M. S. Silva, J. Brunherotto, R. VENDRAMIM, J. D. Bioatividade de extratos aquosos de Melia azedarach L. sobre o desenvolvimento de Tuta absoluta (Meyrick)(Lepidoptera: Gelechiidae) em tomateiro. Robinson, R. The colouring matters of Carajura. Journal of the Chemical Society (London), 3015 – 3041. Corrêa MP 1984. Dicionário das plantas úteis do Brasil e das exóticas cultivadas.

Evaluation of the toxicity and antimicrobial activity of hydroethanolic extract of Arrabidaea chica (Humb. Bonpl. B. Verl.  Journal of ethnopharmacology, v. R. Nuclear oxidation in flavones and related compounds. Proceedings of the Indian Academy of Science A 38, 77–83. Revilla, J. Plantas úteis da bacia amazônica. A flavone from leaves of Arrabidaea chica f. cuprea. Phytochemistry 1995;38:1299-300. Urtado, E. R. EPNG 2013.

600 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download