Da Informalidade Empresarial para a Formalidade

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Finanças

Documento 1

DESENVOLVIMENTO 5 2. PASSO 01 5 2. PASSO 02 6 2. PASSO 03 9 2. PASSO 04 10 2. PASSO 01 Informalidade é o trabalho não regulamentado e localizado de forma majoritária em setores de baixa produtividade e rentabilidade como a pequena produção familiar, atividades comerciais ambulantes e outras voltadas à subsistência” (LIMA, 2010). Sendo assim, as empresas informais encontrarão algumas dificuldades no decorrer do andamento do negócio, uma vez que, a formalização permite que o empreendedor possua conta bancária, tenha acesso a linhas de crédito, emissão de notas fiscais, isenção de taxas de registro, emissão de alvará pela internet, dentre outros benefícios (SIQUEIRA et al, 2013, p. Uma vez que não se formalizam, perder-se-á esses benefícios e, com isso, haverá dificuldades durante o processo de negociação com fornecedores e clientes além de impossibilitar o crescimento do negócio.

Quando o negócio está consolidado e formalizado, as oportunidades devem ser aproveitadas e, assim, torna-se fundamental o uso de estratégias competitivas. Michael Porter (1980) identificou três possibilidades estratégicas que uma empresa poderia seguir. Desta forma, políticas e estratégias das organizações precisam ser revistos para que haja adaptação ao ambiente em que se fazem presentes, bem como potencializem o seu desempenho. É necessário que haja a gestão do conhecimento dentro das organizações, isso faz com que os colaboradores utilizem as informações em prol do negócio; este tipo de pensamento, quando somado a um planejamento estratégico, permite a manutenção da competitividade e possibilita a perenidade da empresa (Silva et al. Ainda segundo os autores, a teoria contingencial teoriza que as condições do ambiente transformam as atitudes internas da organização.

Tal ideia é reforçada por Morgan (2016) que afirma que a teoria contingencial explana sobre a adequação de uma companhia a um ambiente, pois deve ser reconhecida como um sistema aberto em contínuo relacionamento com o exterior à organização. Diante do exposto, um fator externo é a quantidade de concorrentes que são estão consolidados no mercado, em especial as médias e grandes empresas que possuem grande capacidade estrutural e organizacional frente ao seu público. e a receita operacional bruta (ROB) das empresas, o que permite perceber a proporção na qual as contas contábeis detém sobre o total comercializado pelas empresas. Partindo para análise, é possível perceber que a empresa orgânica possui um valor de receita operacional bruta maior do que a mecanicista, menos devoluções dentro e fora do estado.

Ainda na empresa orgânica, os descontos financeiros entregues a clientes foram maiores de forma estratégica, para manter a boa relação com os consumidores. O custo da mercadoria vendida possui menor proporção em vista da sua ROB, o que indica que a empresa fez compras que possibilitassem maior margem, além de terem o valor de despesas como um todo menor que a mecanicista. Tais fatores são estratégicos, e, influenciam diretamente no resultado auferido pelas empresas. PASSO 04 Segundo Guirado (2008), negociação é um processo de comunicação interativo estabelecido quando duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender seus interesses. Para Freitas (1994), a negociação é uma habilidade cada vez mais importante para gestores, visto que o mundo está mais complexo e repleto de interações a cada dia, ele deve saber negociar para poder avançar na carreira.

Dessa forma, é fundamental a obtenção da habilidade da negociação por parte empreendedor que precisa garantir a sobrevivência do negócio, visto que, em sua rotina diária, a capacidade de influenciar seus clientes a compra do produto/serviço fornecido irá depender, dentre tantos fatores, da habilidade de negociação. PASSO 05 O Simples Nacional é um regime recolhido às microempresas e empresa de pequeno porte. Considera-se microempresa aquela que aufira receita bruta acumulada no ano-calendário, de até R$ 360 mil e pequeno porte aquela que aufira receita bruta acumulada no ano-calendário superior a R$ 360 mil e igual ou inferior a R$ 4,8 milhões. As empresas que possuem o regime tributário como Lucro Presumido optam pela apuração simplificada do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Como o próprio nome já diz, a apuração do lucro baseia-se em uma presunção de porcentagem estabelecida pela Receita Federal, ou seja, independente do resultado líquido obtido pela empresa (lucro ou prejuízo), ela pagará uma porcentagem sobre o seu faturamento, porcentagem esta que, a Receita julga ser o lucro da instituição. Os requisitos para o enquadramento neste regime é um faturamento inferior a R$ 78 milhões e que não opere em alguns ramos específicos, tais como bancos e empresas públicas. As alíquotas de presunção podem variar a depender da atividade exercida pela empresa. Para a maioria das atividades empresariais, aplica-se o percentual de 8% de presunção para o IRPJ, sendo 15% a alíquota sobre o resultado obtido, além de estar sujeito ao adicional de 10% sobre a parcela do lucro presumido que exceder o valor resultante da multiplicação de R$ 20.

de 2013) as econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, sociedades corretoras de títulos, valores mobiliários e câmbio, distribuidoras de títulos e valores mobiliários, empresas de arrendamento mercantil, cooperativas de crédito, empresas de seguros privados e de capitalização e entidades de previdência privada aberta;  III - que tiverem lucros, rendimentos ou ganhos de capital oriundos do exterior; R. Liceu On-line, São Paulo, v. n. p. jan. Totalizando um percentual de 25%. RECEITA, 2015). CONCLUSÃO Através do trabalho realizado foi possível o estudo completo dos primeiros passos para a formalização dos pequenos negócios. Foi possível estudar as dificuldades que as empresas informações encontram ao permanecerem nesse estado e as estratégias necessárias para promover o crescimento após se formalizarem.

Além disso, foram apresentados conceitos e entendimentos da Teoria Contingencial, do processo de negociação, dos impactos da inflação para essas empresas e para as que já estão consolidadas no mercado. Lei nº 9. Disponivel em: http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/leis/L9718compilada. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998. LAUAND, S. Abertura de novas empresas bate recorde no Brasil, 2021. CNN BRASIL. São Paulo: Atlas, 1996. PARENTE, P. H. N. LUCA, M. Competitive strategy: techniques for analizing industries and competitors. The Free Press, New York, 1980. SEBRAE. Planejamento Estratégico, Micro e Pequenas empresas. SEBRAE, 2016. Z. et al. Fatores contingenciais que contribuem para a decisão de modificação do sistema de custeio: estudo de caso em uma indústria moageira.

Revista de Administração da USP, São Paulo, v. n. A. Londrina, 2015.

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