A EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA E ADOLESCENTE PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, 2022. RESUMO No ensino fundamental a Educação Física escolar pode ser a primeira relação do aluno com o esporte e atividades motoras, tornando-se também, uma fase de aprendizagem e desenvolvimento de suas competências e do conhecimento do corpo. O trabalho teve como objetivo analisar a importância da educação física no meio escolar no desenvolvimento motor do aluno. Atividade física é bem conhecida pelos seus benefícios produzidos à saúde, mas pouco se fala sobre seus resultados sobre o desempenho motor, e especialmente sobre a aprendizagem infantil. JUSTIFICATIVA 5 1. SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA 5 1. PROBLEMATIZAÇÃO 5 1. OBJETIVOS 5 2 REVISÃO DE LITERATURA 6 3 DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA) 9 4 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA 9 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9 6 REFERÊNCIAS 10 1 INTRODUÇÃO A Educação Física escolar é importante para o crescimento da motricidade dos estudantes.

Caetano et al. A prática da educação motora tem influência no desenvolvimento de crianças com necessidades escolares, como problema de atenção, leitura, escrita, cálculo e socialização. PROBLEMATIZAÇÃO Qual a importância da educação física durante o processo de desenvolvimento motor da criança e adolescente? 1. OBJETIVOS Como objetivo geral esse estudo teve como finalidade analisar a importância da educação física no meio escolar no desenvolvimento motor do aluno. Objetivos específicos: • Comparar o desenvolvimento motor das crianças que praticam atividade física com as que não praticam; • Comparar os efeitos da atividade física escolar oferecida no ensino fundamental e no médio; 2 REVISÃO DE LITERATURA O termo atividade física, baseado na literatura, consegue ser determinado, como qualquer atividade que tenha um processo energético além das condições de descanso, conseguindo serem exemplificada por jogos, lutas, danças, esportes, exercícios físicos, práticas laborais e deslocamentos.

É entendida também como brincadeira, usando brinquedos e jogos, pois é um momento em que a criança apresenta sua função cognitiva, social e intelectual. Pesquisas demonstram que o desenvolvimento motor “representa um aspecto do processo desenvolvimentista total” e está ligado, de forma inter-relacionada, aos campos intelectuais e afetivos acerca do comportamento humano, tornando-se influenciado por diferentes condições. A partir dos anos 70 o campo de análise do desenvolvimento motor ganha sua legitimidade por processo dos profissionais de educação física, analisando, a partir de então, as áreas da fisiologia do exercício, biomecânica, estudo e controle motor. Uma quantidade de análises, baseadas em princípios, foi feita na década de 1980 até 1990, com desenvolvimentistas de varias áreas, confrontando-se com especialistas de desenvolvimento motor (GALLAHUE, OZMUN, 2005).

Para se acumular experiências em muitas situações e atingir um desenvolvimento motor completo, torna-se importante que o aluno esteja inserido em diversos meios e na prática de diversas atividades (ROSA et al. aspecto que dispõe o desenvolvimento do repertório motor da criança. Favorecendo com esta ideia, Oliveira (1997) estabelece que é por meio das experiências de aprendizagem, que a criança forma seu sistema corporal e desenvolve seu conjunto psicomotor, adquirindo segurança e autonomia. A prática de atividade física deve ser um hábito presente em pessoas de todas as idades, inclusive nas crianças, pois faz parte do crescimento humano, e muitos benefícios começam com sua prática na fase da infância. De acordo com observações, toda sequência fundamental do desenvolvimento motor está fundamentada no crescimento do cérebro, uma vez que a mudança desenvolvida na capacidade motora de uma pessoa, desencadeada pela relação desse sujeito com o ambiente em que está estabelecido e com a tarefa em que ele esteja aplicado.

O desenvolvimento motor do aluno, levando em consideração se o mesmo pratica alguma atividade física, é previsto. Condições como restrições impostas no ambiente, idade, e até pelo organismo, podem ajudar para o sedentarismo e falta no desenvolvimento motor (GALLAHUE; OZMUN, 2005). B. Impacto da atividade física e esportes sobre o crescimento e puberdade de crianças e adolescentes.  Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, 2008.   BONAMIGO et al. Como ajudar a criança no seu desenvolvimento. Disponível em: http://www. diaadiaeducacao. pr. gov. br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/monografia/Influencia%E2%80%91da%E2%80%91atividade%E2%80%91fisica. OZMUN, J. C.  Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos.  São Paulo: Phorte, 2001 GALLAHUE, David L. OZMUN, John C. Características de crescimento e desenvolvimento.

In L. R. Silva (Ed. Desempenho esportivo: Treinamento com crianças e adolescentes (2ª ed). Disponível em http://www. wgate. com. br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/neuro/desenv_motor_octavio. htm. Bras. Cineantropom. Desempenho Hum. Florianópolis, v. n.

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