TRABALHO A IMPORTANCIA DA GESTÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E SEUS REFLEXOS NOS RESULTADOS DAS EMPRESAS

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS A empresa possui estratégia no que diz respeito a muitos campos que ela está presente, com custos não pode ser diferente. “A Gestão de Custos e o Controle de Custos sempre fizeram parte da rotina das empresas. A redução de custos é considerada crucial para manter o lucro nas empresas e segurar o preço baixo para competir com o mercado. ” (BENDLIN et al. p. ” (ARAUJO, 1995, p. GESTÃO DA QUALIDADE 2. CONCEITUANDO QUALIDADE A qualidade tem sido uma preocupação constante para as empresas, não é recente, isso data desde a época da Revolução Industrial, pois é um fator importantíssimo que pode diminuir ou somar o potencial de um produto no mercado. Ao longo do tempo o que variou, são as formas de conceituar a palavra qualidade, diversificando os enfoques dados à sua abordagem.

No começo, a qualidade era apenas objeto de cuidado da área produtiva por meio do setor de controle da produção. A visão de longo prazo, a definição de estratégias, os custos, todos esses atributos cabem a gerência da organização. Ela é responsável pela determinação de objetivos e pela adoção das medidas necessárias que irão auxiliar no alcance destes objetivos. Se a empresa optar por adotar um programa de qualidade, os gestores devem estabelecer um sistema para evitar o aparecimento de falhas e desperdícios durante todo o processo produtivo. A ISO 8402 que define quais são os termos fundamentais utilizados no programa de qualidade, afirma que a Gestão da Qualidade inclui o controle da qualidade e a garantia da qualidade, bem como, adicionalmente, os conceitos de política da qualidade, planejamento da qualidade e melhoria da qualidade.

Ainda expõe que a Gestão da Qualidade Total acrescenta a esses conceitos uma estratégia de longo prazo. Aqui se inclui os custos gerados por problemas ocorridos após a entrega do produto ao cliente, ou seja, os associados às devoluções, reclamações. Ex: multas, refaturamento, retrabalho, etc. Diante do exposto, podemos ratificar a relevância da gestão da qualidade e dos custos da qualidade para a organização e para os administradores. Pois deve-se ao fato de que dessa forma, busca-se atender a vários objetivos ou questões das empresas, abaixo estão listadas algumas. Conhecer na realidade o quanto a empresa está perdendo pela falta de qualidade. EXEMPLO PRÁTICO Fundada em 1935, a Toyota desenvolveu um sistema de produção que objetiva o aumento da eficácia e eficiência, produtividade, redução, eliminação de desperdícios, tendo base na qualidade.

Esse sistema teve seu início na década de 1950, quando em uma visita aos EUA, Eiji Toyoda e Taiichi Ohno observaram que o sistema Ford tinha problemas com desperdícios de recursos. Tendo isso em vista, seu sistema continha como princípios mais importantes a eliminação de desperdícios e a fabricação com qualidade. O princípio da eliminação de desperdícios tinha o objetivo de reduzir ao máximo todas as atividades que não acrescentam valor ao produto. O princípio da fabricação com qualidade tem como objetivo uma produção sem defeitos. BENDLIN, Luciano. et al. Caracterizando a gestão estratégica de custos na busca de vantagem competitiva. Bento Gonçalves: XIX Congresso Brasileiro de Custos, 2012. ROBLES JR. toyota. com. br.

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