PROJETO SOCIAL DE PORTUGUES ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de documento:Proposta de Pesquisa

Área de estudo:Turismo

Documento 1

como requisito para a sua conclusão. Professor (a): Aluno: CIDADE-ESTADO 2022 Introdução A temática deste projeto surgiu a partir das observações com turmas de Ensino Fundamental de escolas públicas. Foi observado nas aulas forte presença de estereótipos sobre o que é considerado “aceitável” para uma menina e para um menino. Entretanto, era perceptível a presença de uma diversidade dentro da sala de aula, mesmo que muitas vezes os próprios alunos não percebessem. O Ensino Fundamental, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e escrita. O contato com a literatura na escola é mais efetivo nos anos iniciais do Ensino Fundamental quando a cobrança pela leitura é feita de forma mais suave e não há necessária obrigação de leitura de determinado autor por valorização canônica.

Acreditamos que a temática a ser trabalhados, sinais de pontuação, será um tema pertinente, visto que grande parte dos alunos ainda encontra dificuldades tanto na leitura quanto na escrita. Sabemos que a pontuação pode causar diferentes interpretações, ela se torna conhecimento essencial tanto para àqueles que estão em processo de aprendizado quanto para a vida em sociedade. Para tanto, buscamos apresentar aos discentes atividades e textos que estejam em sintonia com o seu mundo, ou seja, nossas intervenções pretendem-se fazer dinâmicas e próximas da realidade dos alunos. Metodologia Os encaminhamentos metodológicos seguem de acordo com a construção de uma sequência de atividades que contribuem para um enriquecimento cultural de todos os presentes, afinal, através de intervenções artísticas da performática, o estágio transcorre com momentos de reflexão que perpassam por questionamentos da postura social de cada indivíduo, promovendo mudança nesta postura, valorização pessoal de acordo com as potencialidades de cada um, debate, reflexões, e ações a serem executadas que culminam na melhoria dos resultados de todo aproveitamento escolar.

É preciso estar atento à clientela, perceber suas habilidades e dificuldades, permitir que os alunos se sintam a vontade para participar do processo de ensino e aprendizagem de maneira consciente e ativa. Durante o estágio de observação foi constatado que o livro didático se constitui para os sistemas educacionais observado materiais únicos e dogmáticos, tornando a educação engessada. É pertinente dizer que há profissionais que trabalham o livro didático de maneira alternativa e não conservadora, que procura desconstruir ideologias e guiar seus alunos para caminhos de sentidos possíveis, porém mesmo assim é necessário que eles estejam atentos, a que Lajolo (2000, p. propõe: “[. muitos livros didáticos contêm erros graves de conteúdo, que reforçam ideologias conservadoras, que subestimam a inteligência de seu leitor/usuário, que alienam o professor de sua tarefa docente” No que tange a execução das aulas percebi a motivação dos discentes, o interesse pelas aulas, que foram bastante produtivas.

São Paulo: Parábola Editorial, 2003. ALMEIDA FILHO, J. C. P. Análise de abordagem como procedimento fundador de auto-conhecimento e mudança para o professor de língua estrangeira. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. ed. São Paulo: Cortez, 2005. BASTOS, Neusa Barbosa (org).  Porto Alegre: Ed. Vozes, 1998.

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