Abordagens Educacionais Para Surdos

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Nesse artigo o professor CapoVilla inicia trazendo a visão de importantes filósofos a respeito dos surdos, esses filósofos são Aristóteles, Kant e Schopenhauer, de acordo com o professor Capovilla, Aristóteles acreditava que a aprendizagem dependia da audição, por essa razão Aristóteles também acreditava que os cegos eram mais facilmente educáveis do que os surtos. Em relação à Kant, por defender e acreditar que as línguas orais são superiores, ele defendia que os sinais usados pelos surtos eram incapazes de expressar generalidade, ou seja, de expressar conceitos mais abstratos. Já em relação à Schopenhauer, também na linha de Kant, acreditava que as línguas orais são superiores e que por essa razão o raciocínio depende da linguagem oral.

Concluímos com isso que, todos esses pensadores embora tenham vivido em épocas diferentes partilhavam visões muito parecidas a respeito dos surdos, da língua de sinais e da surdez pois, todos eles acreditavam que apenas através da língua oral os surdos seriam capazes de aprender, expressar conceitos abstratos e desenvolver pensamento lógico. Essas ideias ecoaram em um dos métodos existentes na segunda metade do século XVII na Europa, o chamado método alemão de Heinicke, esse método defendia que os surdos não tinham uma língua e que por essa razão o objetivo da educação de surdos era justamente dar a eles o que eles não tinham uma língua, no caso a língua oral. Diante dos fracassos da abordagem da filosofia oralista surge um novo momento na história da educação dos surdos, uma nova filosofia a chamada comunicação total, essa abordagem advogava o uso de todos os meios que possam facilitar a comunicação que não apenas a língua oral, mas também a dos sinais e alguns sistemas artificiais desenvolvidos para ensinar a leitura e escrita para estudantes surdos.

Esses sistemas artificiais também são chamados de códigos manuais. Os códigos manuais são muito parecidos com os sinais metódicos criados pelo l’Epée, eles têm a finalidade de tornar a língua falada mais discernível. Vários desses sistemas foram desenvolvidos durante a vigência da comunicação total, entre eles podemos citar o Seeing Essential English, inglês sinalizado. Durante a vigência da comunicação total houve um saldo positivo, observou-se uma melhora na comunicação entre surdos e ouvintes, porém no que diz respeito às habilidades de leitura e escrita observou-se que elas continuavam insatisfatórias.

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