Produzo Trabalhos Acadêmicos

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Contudo em princípio criaram-se barreiras entre professores e alunos, acarretando numa problemática questão onde os desafios com esses recursos resultam na má distribuição de conteúdo aos alunos. Com isso, parte dos professores foram obrigados a reelaborarem suas formas de ensino para que a prática educativa não viesse a sofrer um processo de paralisação. Essas mudanças na educação ocasionadas pela pandemia, fizeram com que surgissem desigualdades relacionadas ao ensino remoto como por exemplo, a falta de recursos tecnológico que, na maioria não afetam somente os alunos, mas também, os professores. Em relação aos professores, os mesmos tendem a conciliar sua vida profissional com a sua rotina caseira, ou seja, eles necessitam manter uma relação onde ambas não possam afetar suas relações com o espaço escolar.

Neste sentido, devemos levar em consideração a importância do ensino remoto para dar continuidade ao processo de ensino e, ao mesmo tempo o amortecimento nos atrasos que poderiam ser causados com o fechamento das escolas durante a pandemia. Tendo a necessidade de os professores passarem por uma capacitação, principalmente aqueles arraigados nos métodos tradicionais, porque esse foi um grande desafio encontrado neste período, pois muitos não conseguiam elaborar aulas mediante equipamentos digitais e promover um ensino eficaz. Ainda na mesma linha, foi observado as dificuldades que os pais tiveram por não estarem preparados, tiveram que se tornar pais e professores, porque tinham que orientar seus filhos, tarefa essa que antes era só do professor. Mas ao mesmo tempo que levou alguns pais ao desespero, criou uma relação mais estreita entre a família e a escola, o que antes era bastante difícil estabelecer, principalmente em escolas públicas.

Desta forma, foi possível avaliar o papel de cada atuante nesse processo de ensino, em meio a pandemia, e identificar as várias possibilidades que este momento histórico trouxe para o ambiente escolar, sendo este um dos setores fundamentais para a concretização de cidadão reflexivos e conscientes. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA O sistema educacional passou por mudanças significativas, em decorrência da pandemia que iniciou em março de 2020 no Brasil, algo que fez o mundo todo criar novos hábitos, tanto para se proteger do covid-19 quanto para continuar a ter uma vida apesar das limitações estipuladas em forma de lei. Andrade e Souza (2016) afirmam que o modelo tradicional se encontra defasado, pois diante das mudanças que o mundo contemporâneo proporciona o perfil do aluno é diferente.

Este aluno não é mais ouvinte passivo devido a facilidade de acesso à informação que as tecnologias digitais da informação e comunicação hoje existente. A família tem papel primordial neste sistema de ensino, principalmente na educação infantil e fundamental, sendo que as crianças vão precisar do apoio dos pais para se adequarem também a este ensino remoto, ao qual não estavam habituadas, entretanto o cenário que se vê no Brasil e em outros países, mesmo que desenvolvidos é a falta de tempo que os pais tem em conduzir os filhos no estudo, assim se faz necessário que a escola trabalhe em conjunto com a família, dando as orientações e auxiliando esses pais nessa adequação do estudo dos filhos.

No sentido de contribuir para minimização das eventuais perdas para as crianças, sugere-se que as escolas possam desenvolver alguns materiais de orientações aos pais ou responsáveis com atividades educativas de caráter eminentemente lúdico, recreativo, criativo e interativo, para realizarem com as crianças em casa, enquanto durar o período de emergência, garantindo, assim, atendimento essencial às crianças pequenas e evitando retrocessos cognitivos, corporais (ou físicos) e socioemocionais. BRASIL, 2020) Outra possibilidade trazida por esse ensino remoto foi a capacitação dos professores, sendo que estes ainda permaneciam com atitudes bastante arcaicas pra a era em que se encontram, essas práticas de capacitação de professores são de extrema importância, pois, elas facilitam o aperfeiçoamento do professor com os recursos tecnológicos usados como ferramentas metodológicas em salas de aula.

” (MORALES, 2020). Com tudo isso, a questão ensino-aprendizagem vem sendo perdida devido à essas situações de carência econômica, que mesmo na necessidade não é atendida pelo governo. VIVÊNCIA DO ESTÁGIO Na disciplina “Estágio Curricular Obrigatório II”, foi escolhido o programa de extensão Formação e capacitação docente e o projeto sobre O planejamento de aula para plataformas de educação online, sendo escolhido, o ensino de Língua Portuguesa. Neste sentido, o trabalho de pesquisa foi elaborado mediante conhecimentos obtidos a partir de teóricos renomados da área, por meio de livros, curta metragens, e-books e artigos cintíficos. Em meio a este estudo foi possível analisar as possibilidades e desafios enfrentados por professores, pais e alunos, que tiveram que se atualizar mediante o cenário da pandemia que se alastrou pelo mundo todo, realizando grandes mudanças de costumes e tradições.

Por meio das pesquisas a respeito das possibilidades e desafios encontrados no ensino híbrido, encontrei bastante trabalhos concluídos a respeito desta temática, algo que comprova que a pandemia foi sim um propulsor na mudança do sitema educacional, e provocou revolta mas também inovações que o país já precisava a muito tempo. O papel de pesquisador é muito importante neste contexto educacional, uma vez que a partir das pesquisas é possível confirmar as ideias e alavancar a busca por ainda mais conhecimentos. Nesta pesquisa pude sentir a confiança que a vida de pesquisador gera em uma pessoa, quanto mais se aprende sobre determinado assunto, mais se quer aprender. A academia me possibilitou abrir as fronteiras e descobrir que nem tudo já foi dito, há muito mais coisas para se dizer, basta ter incentivo e força de vontade.

E o mais fascinante disto tudo é que utilizando somente ferramentas tecnológicas, dentre as mais importantes a internet, foi possível constatar todos os fatos contados a partir de teóricos que pesquisaram a fundo todos esses fatos. Seção Ensino Básico. Disponível em: https://desafiosdaeducacao. grupoa. com. br/estudantes-baixa-renda-quarentena/. pdf>. Acesso em: 5 jun. Campanha Nacional Pelo Direito À Educação. Motivos Para Não Substituir a Educação Presencial Pela Educação a Distância (EaD) Durante a Pandemia. Disponível em. KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. ª ed. Campinas: 8ª Ed. Papirus, (2010). Desafios da Educação, 17 abr. Disponível em: https://desafiosdaeducacao. grupoa. com. br/escolas-rurais-na-quarentena/. NOME: IOLANDA SOUSA SILVA CURSO: LETRAS- LÍNGUA PORTUGUESA SEMESTRE: 2021. DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III AS TECNOLOGIAS PRESENTES NA DISSEMINAÇÃO DA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA.

• Utilizar as ferramentas tecnológicas para a educação em tempos de pandemia; • Ressaltar algumas ferramentas tecnológicas utilizadas nesse momento de isolamento social e que vêm ajudando professores e alunos durante as aulas remotas; TEXTO - Olá, me chamo Iolanda, sou acadêmica do curso de Letras – Língua portuguesa , na Uniasselvi. ELEMENTOS NA TELA Slide 1: Apresentação do Acadêmico (a). Nessa videoaula, contemplaremos a importância das Slide 2 e 3: Introdução ao assunto a ser abordado na ferramentas tecnológicas na educação, durante o vídeo aula. • Armazenamento de arquivos nas nuvens. Além de economizar o espaço do equipamento tecnológico, o Google Drive permite o compartilhamento de arquivos pela internet para os alunos. Por exemplo, após carregar o arquivo para a “nuvem” da internet, o docente pode criar um link compartilhável.

Até 15 Gb de memória o Google Drive é gratuito. Excelente ferramenta de criação de arquivos de recuperação.

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