RESENHA CRÍTICA SOBRE O LIVRO INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E SEUS USOS NA EDUCAÇÃO

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Outro

Documento 1

A obra, escrito por Roberto Martins, é um belíssimo texto sobre a história das ciências e seus usos na educação. Nele, o autor discorre sobre como o estudo adequado de alguns episódios históricos permite perceber o processo social e gradativo da construção do conhecimento e compreender que a ciência não é o resultado da aplicação de um método científico que permite chegar a verdade, além de discutir também as dificuldades na introdução destes conhecimentos históricos e filosóficos no ensino. Segundo o autor, a história das ciências não pode substituir o ensino comum das ciências, mas pode complementá-lo de várias formas. E sem dúvidas, o estudo adequado de alguns epsodios históricos permite compreender as interrelações entre ciência, tecnologia e sociedade, mostrando ao leitor que a ciência não é uma coisa isolada de todas as outras, mas sim faz parde de um desenvolvimento histórico, de uma cultura, de um mundo humano, sofrendo influências e influenciando por sua vez muitos aspectos da sociedade.

Quanto às relações entre ciência e sociedade, há também posições extremas, no qual de um lado pensa que a ciência é algo totalmente puro, independente do lugar e da época em que se desenvolve; ou, no outro, supõe-se que é um mero discurso ideológico da sociedade onde se desenvolveu, sem nenhum valor objetivo. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA MARTINS, Andrade De Roberto. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. Universidade Federal de Campinas. April 2017.

61 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download