Gestão Escolar e Motivação Docente

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

A metodologia utilizada constitui em uma pesquisa teórica através da análise de conceitos e debates de diversos descritores a respeito da gestão escolar e motivação docente, através de um levantamento bibliográfico coletados em livros, artigos científicos, revistas, teses e outros meios de cunho científico. Em suma, pode se dizer que a motivação é importante em momentos decisivos, em que a tensão e a ansiedade atuam fortemente. Palavras chave: Gestão. Motivação. Professores. Gestão da Educação significa a “tomada de decisões” sobre que se ensina, como se ensina, a partir de que finalidades, a quem se destina e com que objetivos os que implicam em compromisso. A gestão é administração, é tomada de decisões, é organização, direção.

Relaciona-se com atividade de impulsionar uma organização a atingir seus objetivos, cumprir função, desempenhar seu papel. A gestão da educação é responsável por garantir a qualidade da educação entendida como processo de mediação no seio da prática social global, por se constituir no único mecanismo de humanização e de formação de cidadãos. A gestão escolar é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo, basicamente, os aspectos gerenciais e técnico-administrativos. Dentro do contexto de formação docente, a formação inicial é um processo de habilitação para a docência, no qual encontram-se marcas da instituição formadora, estando impressos os objetivos e as habilidades aos quais o profissional deve lançar mão durante sua prática profissional.

Todavia, a docência se estabelece a partir de três importantes elementos que devem ser entendidos e aplicados para que o professor seja parte do equacionamento das questões próprias da educação. São eles: a profissionalidade, a profissionalização e o profissionalismo. Para o autor, a profissionalização acontece após a formação inicial, com a entrada do docente na escola, para a socialização profissional a partir das práxis, permitindo o aprofundamento da instrumentalidade adquirida durante o processo de formação. Deste modo, é no momento de pôr em prática tudo o que foi aprendido durante a graduação que o indivíduo vai dando forma ao ser professor. Além disso, expressar aquilo que se valoriza é altamente eficaz no sentido de estimular o educador a progredir e envolver-se, constantemente, com as questões educacionais.

Em síntese, a motivação é um aspecto individual e interno do comportamento humano, porém, muitos são convergentes na ideia de que existe uma relação entre o meio de atuação do indivíduo e seu comportamento, uma vez que o meio ambiente também exerce sua influência, exigindo um processo de acomodação mútua e a interação entre a pessoa e o meio ambiente é considerada corno bidirecional, isto é caracterizada por reciprocidade. ANALISE DOS RESULTOS Esta seção, inicialmente, traz um panorama das escolas, com a formação de sua gestão e o perfil dos sujeitos de pesquisa que, na intenção de facilitar a compreensão do tema. A partir do embasamento teórico proporcionado com a leitura do referencial bibliográfico de diversos autores acerca de gestão educacional e que serve de norte para a análise dos dados obtidos.

O debate em torno do conceito reflete uma disputa mais ampla sobre o controle das escolas e do processo educacional, está presente em 100% dos autores pesquisados. A motivação é importante em momentos decisivos, em que a tensão e a ansiedade atuam fortemente. Em suma, a motivação atua como uma injeção na veia, que entra na circulação imediatamente. Ou seja, ela é um estímulo que deve ser executado dodos os dias pelos gestores escolares para proporcionar um bom êxito no rendimento e aproveitamento escolar, pois professores motivados e incentivados trabalham melhor. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AGUILAR, Marcelo Antônio. Motivação humana nas organizações: análise crítica do comportamento humano no contexto das teorias e técnicas motivacionais aplicadas em organizações. LINHARES. C. Gestão Participativa no ambiente escolar.

Revista Eletrônica Lato Sensu - Ano 3, n. março de 2008. Gestão educacional e organização do trabalho pedagógico. Curitiba: IESDE, 2006. LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e prática. Ação Integrada: Administração, Supervisão e Orientação Educacional. ed. Petrópolis: Vozes,2002. LÜCK, H. LÜCK, H. ufsm. br/handle/1/611>. Acesso em: 18/ dez/2021. MARCHESI, Álvaro. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. br/handle/1/611>. Acesso em: 19/Dez/2021. SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. ed. Revista Conteúdo, Capivari, v. n. jul. dez. Disponível em: Acesso em: 12 jun. org. br/index. php/conteudo/article/viewFile/21/23%3C>. Acesso em: 18 jun.

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