ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA DA FAMILIA NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA

Tipo de documento:Revisão integrativa de literatura

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Palavras chaves: Gravidez na adolescência, atuação do enfermeiro, estratégia saúde da família SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 9 2 JUSTIFICATIVA DO ESTUDO 11 3 OBJETO E OBJETIVOS DO ESTUDO 11 4 METODOLOGIA 12 5 RESULTADOS E DISCURSSÃO 12 5. Atuação do enfermeiro na APS 16 5. O enfermeiro na prevenção de gravidez na adolescência 17 5. Métodos contraceptivos na adolescência 18 CONCLUSÃO. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 22 1 INTRODUÇÃO A adolescência e uma fase da passagem entre a infância e a vida adulta, que ocorre de maneira rápida e profunda, durante essa fase diversos fatores influenciam na constituição da personalidade associadas com mudanças físicas, mentais, emocionais além de envolver a descoberta do novo corpo e sua sexualidade, todas essas transformações psicossociais interferem no convívio familiar e social. É um período que exige muitas intervenções por parte das equipes de saúde e representa um desafio para profissionais por ser uma fase caracterizada por alterações, inquietações, descobertas e desenvolvimento corporal, psicológico e mental.

RIBEIRO, NOGUEIRA, et al,2016). No entanto a gravidez na adolescência, especificamente, se caracteriza pelo baixo nível socioeconômico, baixa escolaridade e pelos problemas familiares. Em vista disso, esse assunto é um grave problema de saúde pública e risco social, no qual estudos apontam que cerca de 16 milhões de adolescentes entre 15 e 19 anos ficam grávidas a cada ano (ALMEIDA, SILVA, et al. O enfermeiro possui um papel essencial no desenvolvimento de habilidades preventivas e educativas com os adolescentes estabelecendo estratégias que visem à prevenção da gravidez na adolescência, criando grupos com propósitos na promoção de saúde e prevenção de gravidez precoce, visando conscientizar os jovens sobre a importância da participação ativa nas ações de educação em saúde.

Desta forma, este trabalho irá destacar a atuação do profissional enfermeiro na prevenção da gravidez na adolescência. OBJETO E OBJETIVOS DO ESTUDO Sendo assim o presente estudo tem objeto analisar os impactos decorrentes na vivência da adolescente na gravidez e criar um plano de prevenção para as adolescentes juntamente com sua família e a estratégia da família Temos como objetivo geral descrever evidências científicas através de revisão integrativa estudos sobre os cuidados de enfermagem prestados a adolescente com gravidez precoce. Como objetivos específicos: analisar as estratégias de prevenção DE gravidez na adolescência e a atuação do enfermeiro em APS. Desta forma, as questões norteadoras estabelecidas no estudo foram: Analisas as principais formas de abordagem do enfermeiro e sua equipe na educação sexual? 4 METODOLOGIA A metodologia utilizada foi a de revisão integrativa de literatura que, para o levantamento dos artigos na literatura, realizou-se uma busca nas bases de bancos nacionais da saúde como a Biblioteca Virtual em Saúde – BVS (Centro LatinoAmericano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Scientific electronic library online (SCiELO).

Google acadêmico. conhecer as principais formas de prevenção da gravidez na adolescência ofertadas pela atenção primária à saúde. A atenção básica tem um papel fundamental no processo de educação em saúde e na preconização de novas formas de ações coletivas e a renovação de práticas promovendo o bem esta CARDOSO. G; REZENDE. L,et al 2021 Atuação do enfermeiro frente ao planejamento familiar: revisão integrativa analisar a produção científica sobre a atuação do enfermeiro frente ao planejamento familiar. A pesquisa possibilitou entender a importância do enfermeiro frente ao planejamento familiar e os desafios enfrentados, evidenciando a necessidade do domínio teórico-científico durante as consultas de enfermagem, para compreender as reais necessidades de cada usuário.

J. O papel dos enfermeiros da estratégia saúde da família nas atividades de prevenção da gravidez na adolescência Descrever o papel dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família nas atividades de prevenção da gravidez na adolescência Informar os adolescentes sobre riscos e prejuízos de uma gravidez precoce, bem como sobre sua prevenção são oportunas como medidas de promoção da saúde desenvolvidas pelos enfermeiros da ES VIERA. B; QUEIROZ. A, et al 2017 A prevencao da gravidez na adolescencia: uma revisao integrativa analisar o  conhecimento científico brasileiro produzido sobre a prevenção da gravidez  das adolescentes a prevenção da  gravidez das adolescentes e investigada em  maternidades, com prevalência  de pesquisas em unidades básicas de saúde RIOS.

A; SENA. O enfermeiro é o profissional que coordena e gerencia todo o processo de assistência a ser desenvolvido em relação ao paciente e tudo que o envolve no contexto em que está inserido. Por isso, a assistência de enfermagem deve ser realizada eficientemente, com comprometimento de quem a desenvolve, garantindo qualidade do cuidado prestado e, principalmente, satisfação do usuário e seus familiares. Nessa perspectiva, o acolhimento na qualidade da assistência de enfermagem na Atenção Básica na ESF evidencia que os membros da equipe de enfermagem sejam capacitados, a fim de prestarem cuidados que permitem identificar as necessidades e vulnerabilidades do usuário. Atuação do enfermeiro na APS O enfermeiro tem avançado no controle das suas atividades previstas tanto no Regulamento do Exercício Profissional como pelo Ministério da Saúde.

Atividades de planejamento, organização, execução e avaliação das ações, consulta de enfermagem, exame físico, diagnóstico de enfermagem e prescrição são efetivamente atribuições que o enfermeiro vem assumindo na ESF(CARDOSO. O papel do enfermeiro é auxiliar o adolescente a tomar decisões conscientes, baseadas em informações claras, levando em consideração a situação que está vivenciando, seus sentimentos e necessidades, de modo que possa desfrutar com autonomia e segurança a sua sexualidade (LEITE, PINTO, et al,2020). Observa-se a importância das estratégias de ações em saúde, que envolvem a promoção e prevenção em relação aos direitos sexuais e reprodutivos, tendo como objetivo a redução dos riscos no qual a população encontra-se exposta, como: a gravidez precoce (SANTOS.

J,2011). O Ministério da Saúde recomenda a realização de algumas estratégias de prevenção da gravidez na adolescência que podem ser realizadas pelos serviços da APS, tais como: Apoiar programas de prevenção da gravidez baseados em evidências, que envolvam múltiplos setores e que visem os grupos mais vulneráveis; Ampliar o acesso de adolescentes aos serviços da APS; Desenvolver ações de envolvimento de meninos adolescentes promovendo grupos de conversa e ambiência nas unidades básicas de saúde;  Disponibilizar métodos contraceptivos para adolescentes maiores de 14 anos que os solicitarem;  Incluir adolescentes e jovens na concepção e implementação de programas de prevenção da gravidez. Métodos contraceptivos na adolescência No Brasil, a Lei no 13. Outros benefícios não contraceptivos incluem proteção contra câncer de endométrio e redução de crises convulsivas e de anemia falciforme (LUBIANCA,2016) A elevada eficácia e a facilidade de uso (uma injeção intramuscular a cada 90 dias) tornam esse método bastante adequado para adolescentes.

Sua mínima diferença entre uso perfeito e uso típico também propicia segurança de uso nessa população, pois depende menos da usuária para alcançar eficácia máxima (LUBIANCA,2016) Minipílula São preparados hormonais contendo somente progestógenos. São indicados para mulheres que não desejam menstruar e, por isso, são administradas continuamente. O índice de Pearl é de 2,5 a 3,7, considerado elevado. São comercializadas no Brasil as seguintes substâncias: noretisterona, linestrenol, desogestrel e levonorgestrel. São os únicos que previnem contra doenças infecciosas (menor proteção contra o HPV). No entanto necessitam de motivação do casal, interferem na dinâmica sexual, precisam de aquisição em farmácias (o que pode constranger a adolescente) e alguns casais reclamam da diminuição da sensibilidade genital.

São métodos contraceptivos excelentes para adolescentes, sobretudo para aquelas com atividade sexual esporádica. Não há efeitos colaterais ou contraindicações (MACHADO,2019). CONCLUSÃO. br)> Acesso em: Acesso em 20 de novembro de 2021. CARDOSO. G; REZENDE. L,et al Atuação do enfermeiro frente ao planejamento familiar: revisão integrativa, Minas gerais, 1-21,2021. Disponível em:< TCC final - ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AO PLANEJAMENTO FAMILIAR REVISÃO INTEGRATIVA. p. e3977, 2020. Disponível em: < Gravidez na adolescência e o desfecho da prematuridade: uma revisão integrativa de literatura | Revista Eletrônica Acervo Saúde (acervomais. com. br). Disponível em :< contracepcao_na_adolescencia. pdf (hebiatriabatistela. com. br)>. Acesso em: 13 de Dezembro de 2021. Curitiba, v. n. p. Disponível em: < 18461-51247-1-PB. pdf> Acesso em: 04 de dezembro de 2021.

MACHADO. R, Anticoncepção na adolescência. São Paulo,v. Disponível em: femina-2019-474-194-212. pdf (bvsalud. Papel do enfermeiro da estratégia de saúde da família na prevenção da gravidez na adolescência. Rio grande do Sul. Disponível em < Papel do enfermeiro da estratégia de saúde da família na prevenção da gravidez na adolescência | Ribeiro | Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (ufsj. edu. br). O papel dos enfermeiros da estratégia saúde da família nas atividades de prevenção da gravidez na adolescência. Minas Gerais, pág. Disponivel em: <Microsoft Word - Josiane G. doc (ufmg. br)>.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download