CORREÇÃO DA MIOPIA ATRAVÉS LENTES DE CONTATO

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Porque o material utilizado e o processo de fabricação das lentes de contato conferem a elas diferentes propriedades. Essas diferentes propriedades das lentes de contato impactam na correção da visão. Por isso o optometrista deve estar atento a potencialidade das lentes de contato que utiliza no seu trabalho. Palavras-Chave: Miopia, Correção da visão, Lentes de Contato. ABSTRACT Myopia is a vision problem that makes it difficult to see objects that are far away from the individual. Por isso, compreender o potencial de utilização de lentes de contato para a correção da miopia é importante. Este trabalho, desenvolvido para o Curso Técnico em Óptica e Optometria, tem como objetivo verificar se as lentes de contato são uma opção para a correção da miopia, sem, contudo, pretender esgotar o tema.

MÉTODOS O trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica, elaborado a partir de artigos e livros publicados sobre o assunto. RESULTADOS E DISCUSSÕES ERROS REFRACIONAIS Miopia, hipermetropia e astigmatismo são erros refracionais, ou seja, patologias que acarretam dificuldade de enxergar. Para que a visão seja clara, a retina precisa receber a imagem de forma apropriada. MAIA, 2018) A correção dos erros refracionais é realizada por meio da utilização de lentes que ajustam a imagem, permitindo que ela seja apropriada pelo olho humano de forma límpida. Para corrigir a miopia, deve-se utilizar lentes divergentes (esféricas negativas) para permitir que a retina receba a imagem no ponto adequado, nem antes, nem depois. A hipermetropia é corrigida por lentes convergentes (esféricas positivas), e o astigmatismo, é corrigido por lentes cilíndricas.

MAIA, 2018) A utilização de lentes convergentes, divergentes ou cilíndricas, conforme o erro refracional diagnosticado, permitirá que a imagem seja formada no local apropriado, ou seja, na retina, com ponto focal único. ASPECTOS GERAIS SOBRE A CORREÇÃO ÓPTICA DA MIOPIA O indivíduo acometido com miopia possui dificuldade de enxergar objetos que estão longe do campo de visão e sua compensação se dá por meio da utilização de lentes divergentes que corrigem a formação da imagem na retina. A maioria das lentes progressivas adotam em sua fabricação a convergência de 2,5 mm para os dois olhos. Se esse for o valor da convergência do paciente, ele estará usando essa lente de maneira ideal, coincidindo seus eixos visuais de perto com o centro da área de perto das lentes.

Caso contrário, com diferenças maiores ou menores que 2,5 mm, o eixo visual de perto não passa pelo centro da área de perto da lente e a pessoa irá utilizar as laterais dessa área, que tem pior qualidade óptica, causando uma visão de perto, que oscila entre nitidez e pequena turvação. Kara-Junior et. al, 2020) Nesses casos, o oftalmologista deve acrescentar na distância naso-pupilar de longe a diferença da convergência padrão adotada na fabricação das lentes progressivas e o optometrista deve atentar-se para que a cruz de montagem de longe não fique sobre a pupila, mas mais temporal ou mais nasal, dependendo se a diferença for maior ou menor que 2,5 mm. A qualidade óptica da LC depende do desenho e da regularidade da construção das superfícies anterior e posterior da lente, assim como da homogeneidade do índice de refração do material utilizado na sua fabricação.

A grande variedade de LC gelatinosas (LCG) disponível no mercado resulta de diferentes desenhos, materiais e métodos de fabricação. Diferenças no processo de manufatura produzem LCG com propriedades ópticas distintas(2-5). Daí a necessidade da realização de pesquisas para avaliar o desempenho óptico dessas lentes. Com base no estudo de Dacoll et. CONCLUSÃO A miopia é um tipo de erro refracional, no qual a imagem se forma antes da retina causando problemas na visão para longe. O objetivo da correção óptica do olho míope é fazer com que a imagem se forme exatamente na retina. Para isso, utiliza-se lentes divergentes. Estudos demonstram que, tão importante quanto definir o grau de correção, é conhecer a necessidade visual do indivíduo. Porque o tipo de correção recomendada deve levar em conta se o indivíduo necessita alternar, por exemplo, entre a visão para perto e longe ou se utiliza o computador em boa parte do seu dia.

KARA-JUNIOR, Newton; SAFADY, Marcus; KARA-JOSÉ, Newton. Insatisfação com as lentes corretoras oculares. Revista Brasileia de Oftalmologia. Disponível em: <https://www. scielo.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download