RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM Educação Física - Licenciatura

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

ATIVIDADE B – Conhecer o Regimento Escolar e sua utilidade no âmbito da gestão escolar, com destaque para a atuação da equipe diretiva (Diretor, Coordenador Pedagógico) 6 2. ATIVIDADE C – Conhecer a Atuação da Equipe Diretiva 7 2. ATIVIDADE D – Elaborar Plano de Ação 8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9 REFERÊNCIAS 10 1. INTRODUÇÃO O Estágio como elemento fundamental na formação dos estudantes de graduação em Educação Física permite ao aluno conhecer o funcionamento do contexto e dos aspectos da área como futuro profissional, permitindo desse modo, que o discente tenha maior contato com o mundo do trabalho o qual será inserido. Nessa perspectiva, o presente relatório de estágio tem como objetivo realizar o compilado das informações mais relevantes sobre tudo que se insere na Educação Física.

p. mar. E-ISSN:1519-9029. Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto, preenchendo de 1,5 a 2 páginas, analisando as principais ideias apontadas pelos autores e o principais aspectos a serem destacados no segmento no qual você realiza o estágio. O Processo de gestão escolar e a democratização da escola no que tange ao ensino e aprendizagem, abrange um amplo conjunto de desafios e possibilidades da construção coletiva que fornece base para a redemocratização do ensino educacional do Brasil. No entanto, é importante ressaltar que não importa o tipo de regime de tempo que a escola adota, pois ela sempre será regida pelos mesmos parâmetros e diretrizes estabelecidas no Projeto Político Pedagógico (PPP), que é confeccionado pela Secretaria de Educação minunciosa e cuidadosamente detalhado pois é o documento que norteia todas as ações de dentro da escola tanto pedagógicas como administrativas.

Dentro disso, o regimento escolar é elaborado para que possa ser descrito todas as competências de cada pessoa, setor e segmento. Ou seja, o regimento determina a função de cada pessoa na unidade de ensino. Assim, a Gestão Escolar retrai os sujeitos da escola no seu envolvimento na prática educativa que inclui toda a escola. Tendo ela a função de integrar os setores da escola e a comunidade escolar como um todo. Conforme descrito, o regimento serve para dar consistência e aplicabilidade aos princípios e normas instituídos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e serve como ferramenta para aplicação das normas comuns de ensino no Brasil. Essa relação possui determinação legal, servindo o BNCC como norma que delineia validade ao regimento e ao PPP, que tem por função dar direção aos gestores, nos quais devem se fundamentar em todo e qualquer processo dentro da escola.

Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar? A escola como ambiente de socialização e o meio mais viável para a construção do indivíduo civilizado, é responsável conjuntamente a outras instâncias por contribuir para a formação de crianças, jovens e adolescentes para a inserção na sociedade e possivelmente para o mundo do trabalho. Dessa forma, o pedagogo como ente colaborativo do meio escolar, é de modo geral, responsável pela organização dos processos e trabalhos educativos no espaço escolar. Nessa vertente, é atribuído a equipe pedagógica o papel de coordenar, organizar e implementar todas as diretrizes estabelecidas pelo plano de trabalho do corpo docente da instituição de ensino, que ficam claramente delimitadas no Projeto Político Pedagógico e no regime da gestão escolar.

A escola precisa cumprir as regras do sistema educacional vigente enquanto toda a equipe trabalha em harmonia. Devendo o diretor acompanhar de perto o projeto pedagógico e a evolução dos alunos e dos professores. Partido disso, o uso exclusivo das normas e diretrizes estabelecidas no Projeto Político Pedagógico, a equipe diretiva envolvida poderá reinventar os modelos de ensino utilizando metodologias mais ativas. Devendo a coordenação, conhecer e compreender os documentos e regimes da escola, assim como também a realidade na qual ela está inserida podendo orientar o professor a trabalhar com os alunos de forma a passar o conhecimento da melhor maneira possível, ou seja, de uma forma mais didática e compreensível. Dadas as suas vivências e experiências individuais e coletivas.

Com base nesses estudos, é interessante que o corpo docente crie planos de aula voltados a dinamizar os conteúdos e envolver cada aluno em todas as questões abordadas. Por meio de debates, jogos, dinâmicas interativas, e até mesmo música. Sempre com o objetivo de desenvolver a interação dos alunos, o raciocínio, pensamentos, ideologias e principalmente seu desenvolvimento intelectual. É importante ainda que, os professores busquem ministrar suas aulas sempre com humor e alegria excelente para dar estimulo aos alunos no que se refere ao processo de aprendizagem do conteúdo apresentado. É interessante frisar que, com o modelo de ensino remoto, ou seja a distância, é possível que os alunos maximizem ainda mais o aprendizado por meio de maior acessibilidade aos meios de comunicação. REFERÊNCIAS.

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