CALAGEM DO SOLO

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Outro

Documento 1

Ao final da pesquisa foi constatado que a calagem no solo representa um grande benefício para a plantação, contudo é preciso que seja feita de forma adequada. Palavras-Chave: Agricultura. Calagem. Solo. INTRODUÇÃO Há registros na história que aponta que a calagem é uma atividade agrícola que é usada a cerca de três mil anos por meio dos Romanos, prática essa iniciada com os Gregos. Inicialmente era feito somente a colheita de alimentos (frutas, verduras, plantas) como o passar dos anos foi necessário a aquisição de práticas de cultivo para lidar com á terra buscando a obtenção de seus alimentos (MELO, 2020). Segundo Melo (2020) o solo é: O resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido á ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no revelo da terra.

são necessários cerca de 400 anos para se formar 1 cm (um centímetro) de solo (MELO, 2020, p. Para Malavolta (2006), a fertilização baixa encontrada nos solos ácidos, e devida à escassez com bases em trocáveis e a grande quantidade de alumínio e manganês. Figura 1 : Relação entre pH e a disponibilidade dos elementos do solo Fonte: Malavolta (1979). O pH é analisado por meio da escala logaritmo negativo da concentração, na qual varia entre 0 e 14, em que o 7 significa o estado de igualdade. Dessa forma, pH = 4,0 = - log (0,0001), em que, cada alteração numérica (por exemplo, de 4. para 5. retrata um aumento de 10 vezes em relação á contração de íons H+. O calcário por sua vez, ao ser misturado com o solo e com a água, é dissolvível já e o carbonato de cálcio e desagregado.

Os produtos que compõe a solução do calcário quando dissolvidos promovem uma reação com os colóides do solo e, através dessa reação, gera uma elevação do pH, os índices de CA, Mg e a saturação por bases reduzem o AI e o Mn trocáveis no solo (GIESELER, 2013). O processo da calagem possibilita que o solo recebe nutrientes imprescindíveis para uma produção eficaz, independente do que será produzido. Com a calagem “a evolução genética das cultivares é notável, principalmente após a adoção de técnicas de transgenia”, levando a cultivo mais resistente até mesmo a doenças e ataque de pragas, consequentemente a produtividade tende a ser maior (FOWLER, 2020). Figura 2: Aplicação do calcário Fonte: Fowler (2020) 2.

Realização da calagem do solo Para a realização da calagem, são necessárias ações estratégicas para o cultivo e deve ser feito com muito cuidado, somente quando foi efetivamente necessário. Neste contexto, é preciso se atentar a várias etapa que ocorre no decorrer do processo desde o início ate a aplicação efetiva do produto no solo (MEDINA, 2020). È importante ressalta que a calagem pode ser realizada em qualquer período do ano, entretanto, é fundamental que a aplicação do calcário ocorra em um período que anteceda a plantação, respeitado um prazo mínimo de três meses (CANAL RURAL, 2016). Inicialmente e fundamental um planejamento entre outras etapas que são: 1. Amostragem do solo A coleta de amostragem para realização de análise de solo precisa abranger toda a área a ser cultivada.

Dessa forma, geralmente os valores são subdivididos diante de dados que são analisados perante o tipo de calcário bem como seu PRNT. Segundo Medina (2020) os tipos de calcário são apresentados no quadro abaixo: Quadro 1: Tipos de calcário 1) PRNT de 45% a 60% 2) PRNT de 60,1% a 75% 3) PRNT de 75,1% a 90% 4) PRNT acima de 90% Fonte: Medina (2020). È importante ressalta que quando realizado uma supercalagem, isto é, a aplicação de uma dosagem de calcário com teores acima do normal, irá provocar a separação da argila do solo. Consequentemente, ocasionando em um problema aparti do momento que ela atinge poros abaixo da camada de 20 cm, assim gerando seu entupimento (FREITAS, 2019). Definição do tipo de calcário para a calagem A classificação do calcário é analisada perante sua composição química, em especial pelos níveis de óxido de cálcio (CaO) além do óxido de magnésio (MgO).

Agrotecnico. Disponível em: https://www. agrotecnico. com. br/efeitos-da-calagem/. br/digital/bitstream/CNPMF-2010/26589/1/folder-amostragem-solo. pdf. Acesso em: 09 de Set de 2020. CANAL RURAL. Calcário: não basta aplicar, é preciso entender sua importância. globo. com/pr/parana/especial-publicitario/calpar/produtividade-sem fronteiras/noticia/saiba-como-e-a-fertilidade-dos-solos-no-brasil. ghtml. Acesso em: 10 de Set de 2020. EDUARDO. laborgene. com. br/importancia-da-calagem/. Acesso em 10 de Set de 2020. FOWLER, J. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em (Agronomia) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2013. GUIMARÃES, T. M. Preparo profundo e calagem em solos arenoso e argiloso na física e carbono do solo e na produtividade de cana-de-açúcar. f. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. MALAVOLTA, E. Manual de nutrição mineral de plantas.

Piracicaba: Ceres, 2006. MEDINA, J. Meio Norte. Disponível em: https://www. embrapa. br/contandociencia/solos//asset_publisher/1ZCT5VQ5Hj1S/content/o-que-e-e-como-se-forma-o-solo-/1355746?inheritRedirect=false. Acesso em: 09 de Set de 2020. D. ROSSETTO, R. Calagem. Disponível em: https://www. agencia.

200 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download