Respostas de Exercícios sobre a teoria de Tobin a Keynes

Tipo de documento:Crítica Literária

Área de estudo:Saúde coletiva

Documento 1

Desse modo, incomodando-o à maneira como as taxas e juros são afetadas pelas expectativas de inflação. Outrossim, estreitará a observação que entre moeda e outros ativos é tido pelos monetaristas como pequeno, ou seja, a elasticidade da demanda por moeda à taxa de juros é baixa, tornando-se assim o nível de renda que deve se alterar para impactar a demanda por moeda. Essa breve discrição, decorre das opiniões de Tobin, a respeito da demanda elaborada por Keynes. Segundo Tobin, a formação das expectativas em Keynes se daria em relação a taxa considerada normal pelos agentes. A consequência disto é que o agente individual manteria uma carteira composta somente por títulos ou somente por moeda. Stiglitz incorpora na análise dos mercados financeiros aspectos relacionados à assimetria de informação, como o risco moral e a seleção adversa.

Explique os dois conceitos e como eles podem causar racionamento de crédito. R – Stiglitz foi um dos criadores da teoria dos mercados com informações assimétricas, para relacionar de uma forma coerente ambos os conceitos. Deve-se observar o modo que foram atribuídos no meio econômico. Primeiramente o mercado financeiro tem alinha interesses. Ele também definiu que uma hiperinflação “começa no mês em que o aumento dos preços ultrapassa 50% e termina no mês antes que o aumento dos preços caia abaixo desse valor e que assim permaneça durante pelo menos um ano”. Governos, segundo Cagan, recorrem à emissão de moeda rapidamente quando são incapazes de conter a expansão das despesas orçamentárias e aumentam a tomada de empréstimos junto ao público.

Seguindo a Teoria Monetária no modelo de Keynes, caso o banco central deseje fazer uma política monetária contracionista, quais os instrumentos para executar a política, qual a direção das mesmas, e o que acontece com juros e oferta monetária? E no caso de uma política monetária expansionista? R – A política monetária afeta os preços da economia por meio da decisão entre consumo e investimento das famílias e empresas da taxa de câmbio do preço dos ativos do crédito e das expectativas. Caso o banco central decida-se agir de uma forma expansionista, haverá um aumento nas taxas de compras sociais, invadindo a inflação e prejudicando o dia a dia da sociedade. Ou seja, Política Monetária Expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda em circulação no país e reduz as taxas de juros com o objetivo de melhorar o desempenho da economia por meio do aumento do poder de compra para incentivar o consumo.

Já no longo prazo seria neutra. Faça uma análise utilizando o gráfico da curva de Phillips, nessa versão, para confirmar este argumento. R – A versão de Friedman e Phelps incorpora as expectativas adaptativas. Ao analisar a curva de Phillips, observa-se que ao longo prazo um desemprego será movido pela inflação, pois uma política monetária não possui meios possíveis para manter uma sociedade em pé por um tempo relativo. Para a teoria Novo-Clássica a política monetária é ineficaz para alterar variáveis reais. O terceiro instrumento utilizado para medir o grau de independência é um questionário sobre os objetivos do Banco Central e sua relação com o governo, que é enviado a especialistas de cada país. Sobre este critério, o autor parece demonstrar maior confiança, embora o índice que elaborou seja uma média das três medidas apresentadas.

61 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download