RELATÓRIO DE ESTÁGIO DAPTADO A PANDEMIA IBRAFABRAS - CURSO LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE O USO DA LINGUAGEM DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO IMPORTANTE DA FORMAÇÃO HUMANA 6 4. RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE O FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO DO ESTADO, DA ESCOLA E DA FAMÍLIA. RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE O PAPEL DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E CURRÍCULO. RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS DO ENSINO E A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS NAS 10 COMPETÊNCIAS DA BNCC 9 7. ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE O COMPORTAMENTO ÉTICO PROFISSIONAL 10 8. No espaço educacional onde os discentes se apropriarão do conhecimento historicamente acumulado, priorizando a prática social a escola não pode estruturar seu trabalho e as relações humanas em bases autoritárias. Somente é amparado o direito do cidadão autônomo quando este usufrui da oportunidade apreender e aprender sua prática social e educativa por meio da socialização.

A democracia é o conceito chave na construção e garantia da cidadania. Democracia e participação são as condições básicas para a gestão eficiente da escola, que têm como princípio básico o treinamento crítico, reflexivo e participativo dos cidadãos pertencentes à comunidade escolar. Podemos observar que os princípios de gestão realmente buscam contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, apreciando a educação completa dos alunos no exercício de sua cidadania. É recomendável ao professor, que em momentos de conflitos com estudantes, manter uma tonalidade amena e tranquila, estratégia que pode ajudar a acalmar os ânimos e a passar as mensagens corretas. Ao abordar e refletir sobre a interação e convivência entre professor e aluno, Paula e Neto (2016) lembram que há dois momentos distintos em que isso acontece no processo de ensino, uma durante a transmissão de conhecimento e a outra na relação pessoal.

Essa convivência acabar por gerar afeto, ou até mesmo o desafeto, o que é usual nas relações humanas. Vale salientar que cabe ao professor e a equipe gestora buscar meios que conduza a uma relação baseada na afetividade, que traga respeito, confiança e admiração, pois, colaboram significativamente para a boa comunicação e a aprendizagem. As virtudes e valores do professor que consegue estabelecer laços afetivos com seus alunos repetem-se e intrincam-se na forma como ele trata o conteúdo e nas habilidades de ensino que desenvolve” (LOPES, 1991, p. Aquino (Org. queixa que as principais relações com o fracasso escolar são atribuídas ao aluno, é comum o sistema relacionar esses problemas com o desleixo, falta de preparo, a falta de apoio familiar, as condições sócio-econômicas, dentre outros.

Porém, pouco se questiona os aspectos metodológicos, pedagógicos e estruturais das escolas a fim de melhorar a qualidade do ensino e promover mais oportunidade e acolhimento. O sistema educacional precisa entender que o aluno é um ser social com cultura, linguagem e valores específicos. Diante de dificuldades de aprendizagem é necessário considerar suas individualidades, particularidades, isto é, o professor e equipe pedagógica definitivamente precisam trabalhar com a diferença promovendo a descoberta de potencialidades de cada aluno para então partir em busca do desenvolvimento de sua aprendizagem, transformando-o em sujeitos críticos, preparados para enfrentar o mundo. Enquanto o currículo é responsável para determinar quais conteúdos serão trabalhados, quais as estratégias metodológicas mais adequadas para o desenvolvimento do que é proposto pela BNCC.

RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OBJETIVOS DO ENSINO E A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS NAS 10 COMPETÊNCIAS DA BNCC É necessário que o profissional da educação compreenda as dimensões do ensino e mais especificamente as temáticas relacionadas a área de formação e/ou especialização. Desta forma, conhecer e desenvolver diferentes estratégias de ensino é algo indispensável na busca do desenvolvimento do ensino pautado na aprendizagem significativa. Ao referir-se às dimensões conceituais compreende-se a reflexão sobre o se deve saber relaciona-se a teoria? Enquanto às dimensões procedimentais objetiva-se responder o seguinte questionamento: O que se deve saber fazer relaciona-se a prática? Enquanto a dimensão atitudinal responde: Como se deve ser, relaciona-se nas questões de ligação entre prática, teoria e o bem social? Nos PCNS (1998) já haviam sido expressas estas dimensões, conforme fragmento a seguir: Os critérios de avaliação apontam as experiências educativas a que os alunos devem ter acesso e que são consideradas essenciais para o seu desenvolvimento e socialização.

Nesse sentido, eles devem refletir de forma equilibrada os diferentes tipos de capacidades e as três dimensões de conteúdos (conceitos, procedimentos e atitudes) e servir para encaminhar a programação e as atividades de ensino e aprendizagem. Desta maneira, considera-se a ética como uma das questões imprescindíveis para sucesso no trabalho, pois através dela que os educadores do mundo todo desempenhem papeis fundamentais pressupondo responsabilidade e compromisso, permitindo assim o diálogo constante na intencionalidade de melhorar a convivência com os alunos e demais profissionais da educação. Referindo-se a este tema, o educador auxilia a trazer segurança, autocrítica e autoconfiança aos alunos, de modo a oferecer uma aula educativa sem que os alunos exacerbem seus limites, respeitando a individualidade de cada um.

Nesse sentido, você acredita que esse tema tem sido abordado como um redirecionamento mental para aqueles que fazem parte da formação dos indivíduos desde o princípio, educar e transformar o pensamento dos profissionais da educação como daqueles que fazem parte do cotidiano social e educacional? E os métodos utilizados, devem considerar as práticas educativas, como meios de formar cidadãos com princípios éticos e morais na sociedade atual? Contribuir com a formação moral e ética dos alunos-cidadãos ainda é um desafio das instituições educacionais. Para obter êxito nesse processo é interessante que o processo educativo seja construído e problematizado com a participação do indivíduo de forma precoce na vida pública. Tal encaminhamento permitirá que os alunos tomem consciência de realidades, de conflitos de interesses individuais e sociais.

Nesse mesmo sentido, Goergen (2005) defende que o sujeito não forma a sua identidade a partir de um impulso subjetivo, mas a partir da relação intersubjetiva com o outro, no meio social no qual vive. Portanto, para o autor, a formação moral do sujeito depende fundamentalmente do contexto com o qual ele se relaciona interativamente. Para o autor, o problema ético não é individual, é a relação do indivíduo com a comunidade. Estamos em um momento de transição de paradigmas, que solicita uma maior abertura por parte daqueles que lidam com a educação, e uma relação de confiança, admiração e respeito são fundamentais para aprendizagem do aluno, sabemos que se há respeito mútuo e admiração no contexto escolar o professor não necessita usar de artifícios como o autoritarismo para punir ou fazer com que o aluno tenha um bom desenvolvimento em sala de aula.

É sabido que uma das maiores dificuldades deparadas por professores e profissionais da educação é justamente a possibilidade de mudar sua forma de pensar. Na escola não é diferente, por esse motivo é necessário manter boas relações com os alunos gerando o crescimento pessoal de ambas as partes. Se faltares harmonia e bom relacionamento no âmbito escolar, todo o processo educativo é prejudicado, pois geram conflitos transformando num ambiente hostil e cheio de problemas. Pode-se dizer que grande parte dos problemas pessoais provêm de sua própria pessoa ou da relação que estabelece com as outras pessoas. Estabelecer boas relações é essencial para obter um bom trabalho formando um ambiente de respeito, fundamental para convivência. Dentro do ambiente escolar, o diálogo e o respeito devem prevalecer por parte de todos que convivem ou relacionam no espaço.

O estagiário, futuro professor, precisa entender que a docência é a base da formação escolar e contribui não só com o desenvolvimento dos alunos, mas com o progresso da sociedade em geral, utilizando o conhecimento e a educação como instrumento. É através do estágio que o acadêmico vivencia parte da prática profissional, nesta etapa, percebe-se a importância de se formar um profissional qualificado, com domínio de conteúdo, e capaz de trabalhar com as diferenças existentes no meio de trabalho, seja este uma sala de aula, uma escola como um todo, ou mesmo a sociedade de forma geral. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AQUINO, J. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997. br. s3-sa-east-1.

amazonaws. com/openaccess/9788580391664/20. pdf> Acesso em 29/10/ 2021. The problem of Generations”, in idem, Essays on the Sociology of Knowledge. introdução e organização: Paul Kecskemeti]. Londres: Routledge & Kegan Paul. RISSATO, J. B. Metodologia: Após a acolhida apresente o tema e os objetivos da aula. Explore os conhecimentos prévios dos alunos perguntando o que eles sabem sobre o verbo “gustar”. Em seguida explique o emprego do verbo gustar. Sugestão de material de apoio disponível em: https://mundoeducacao. uol. É importante não só orientá-los a escutar a canção para completar as lacunas. Peça que prestem atenção na letra para compreender a música. De que ela trata? Pergunte também se alguém tem alguma dúvida sobre o vocabulário – em caso afirmativo, encaminhe a turma a fazer inferências com base no contexto.

Consultar o dicionário só se a primeira estratégia não funcionar. Depois da audição, oriente os alunos a conferir as respostas com os colegas. org. br/conteudo/6739/os-usos-do-verbo-gustar# Acessado em 08/11/2021. Atividade Peça que as crianças completem algumas frases com o verbo gustar. a) A mí me _______________ caminar por la calle. b) A nosotros nos _______________ los caramelos y los refrescos. n) A ellas no les _______________ conjugar los verbos irregulares o) A mi papá le _______________ los frijoles negros. p) ¿A quiénes les _______________ los helados de fresa? q) ¿A quién le _______________ bailar tango? Quando a turma terminar, faça uma correção coletiva, pedindo que os alunos justifiquem suas respostas. Dados de Identificação: • Data: • Disciplina: Espanhol • Turma: 6º ano • Duração: 50 minutos Conteúdo: Verbo gustar – Segunda aula sobre o tema Objetivos: Objetivo geral: Revisar e apresentar mais informações sobre o tema discutido na aula anterior.

Objetivos específicos: Utilizar dos conhecimentos linguísticos espanhol para concordar e discordar ao expressar gostosl; Desenvolvendo habilidades de leitura e escrita Desenvolvimento: Iniciar a aula recaptulando os pontos mais importantes discutidos na aula anterior. Nesta primeira etapa da aula retome a atividade aplicada na aula passada, chame a atenção dos alunos para as expressões que aparecem no início das frases (“a mi” e “a nosotros”, por exemplo). Disponível em: https://novaescola. org. br/conteudo/6739/os-usos-do-verbo-gustar# Acessado em 08/11/2021. Atividade Produção textual Escreva um texto de no mímino 10 e máximo 20 linhas apresentando as coisas de que gostam e de que não gostam. Dados de Identificação: • Data: • Disciplina: Espanhol • Turma: 6º ano • Duração: 50 minutos Conteúdo Profesiones Objetivos: Objetivo geral: Explorar as profissões a fim de aprimorar os conhecimentos línguísticos da língua espanhol.

Neste momento atente-se para solicitar que em eventuais dúvidas o aluno questione, por exemplo, palavras do texo que são desconhecidas, etc. Após a leitura destacar os pontos mais importantes e dúvidas. Logo em seguida solicite que a turma forme duplas e tenham seus cadernos em mãos. Peça o auxílio de dois alunos na distribuição de um dicionário por dupla. Equanto os alunos se organizam a professora prossegue na lousa escrevendo o enunciado da atividade. Fórum de idiomas. Disponível em: https://www. forumdeidiomas. com. br/exercicio-profissoes-em-espanhol-t11209. Motorista C. Cantora 3. Un carnicero te vende los mejores cortes de carne. A. Açougueiro B. Por exemplo: eu,vocês,eles,etc. Eles flexionam-se em singular e plural. Singular 1) Yo (eu) 2) Tú (você, tu)  - (Tratamento informal).

Él  (ele)     Ella (ela)     Usted (senhor,senhora, você) (Tratamento formal) Plural 1) Nosotros/Nosotras (nós) 2) Vosotros/Vosotras (vocês, vós) -(Tratamento informal) 3) Ellos/Ellas (eles/elas)     Ustedes (Senhores/Senhoras / vocês).  (Tratamento formal) Yo soy el mejor jugador(a) de fútbol. Nós vamos fazer compras. Vosotros sois muy perezosos. Vocês são muito preguiçosos. Ustedes son mis mejores alumnos. Vocês são meus melhores aluno Após a certificação e que os alunos compreenderam o conteúdo, aplicar a atividade em anexo. a) Mi prima y (yo – usted)  somos amigas. b) (Ella – Yo) me dijo que saldría a la tarde, por eso le llevaré su vestido de mañana. c) (Nosotros/nosotras )– (Ella) llevaba un bonito vestido azul. d)( Ellos – Él) se puso un smoking negro clásico para la boda.

e) ¿(Yo – Usted) seria tan amable de decirme dónde está el metro? Dados de Identificação: • Data: • Disciplina: Espanhol • Turma: 7º ano • Duração: 50 minutos Conteúdo: Grado parentesco Objetivos: Conhecer como se escreve e pronuncia em LE/Espanhol os graus de parentesco/estado civil para poder utilizá-los em contexto real de comunicação Objetivo geral: Objetivos específicos: Conhecer em LE a sua própria organização/constituição familiar. Referência: Mansani Mara. Como aprendi a fazer planos de aula 04/09/2017. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola. org. Por las mañanas sale a dar un paseo con sus amigas y por las tardes ve la televisión. Mi hermano mayor todavía vive con nosotros, pero comprará una casa para vivir con su novia el próximo mes.

Responda em língua portuguesa de acordo com as informações do texto acima. ¿Cuántos años tiene José? 2. ¿De qué color es el pelo del padre de José? 3. com. br/espanhol/aumentativo-y-diminutivo. htm Entregue cópias do do texto Caperucita roja contada por el lobo. Disponível em: file:///C:/Users/dayno/Downloads/Caperucita%20Roja%20y%20el%20lobo. pdf E solicite que um aluno por vez leia e analise paragráfo por paragráfo a fim de encontrar palavras no aumentativo ou diminutivo. br/espanhol/aumentativo-y-diminutivo. htm. Acesso em 09 de novembro de 2021. Atividade Questão 01 - Os diminutivos hilito, maderilla e osito referem-se a quais palavras? Marque a opção correta: a) hijo, madera e hueso b) hilo, madre e hueso c) hijo, madre e oso d) hilo, madera e oso Resolução:Alternativa d.

Questão 02 - Os aumentativos hombretón, perrazo e cucharón referem-se a quais palavras? Marque a opção correta: a) hombro, perro e cuchara b) hombre, pera e cucaracha c) hombre, perro e cuchara d) hombro, pera e cucaracha Resolução: Alternativa c. Logo depois, pergunte se os alunos conhecem verbos com as três conjugações citadas e apresente alguns exemplos. Explique que os verbos podem dividir em raiz e terminação. No verbo cantar fica assim: Cant - ar Raiz - Terminação É necessário conhecer os pronomes pessoais que são: Yo, tú, vos, usted, él/ella,nosotros/as, vosotros/as, ustedes,ellos/as. Escreva na lousa ou projete no Datashow a tabela com conjugações verbais: Verbo cantar Yo cant o Tú cant as Él, ella, usted cant a Nosotros/as cant amos Vosotros/as cant ais Ellos/ellas/ustedes cant an Após a conjugação do verbo cantar pergunte aos alunos se o verbo em questão é regular ou irregular? Por que é possível afirmar que trata-se de um verbo regular? Espera-se que eles respondam que é um verbo regular e que tal conclusão foi possível mediante a observação da estrutura do verbo em que a raiz cant se mantém regular durante a conjugação em todas as pessoas.

Escrever na lousa ou projetar a imagem, conforme o quadro acima, a conjugação dos verbos comer e escribir. com. br/verbos-regulares-em-espanhol/> Acesso em 09/11/2021. Atividade 1. Conjugue os verbos no "presente de indicativo". a) Yo ___________________ más fuerte que él. Objetivos: Objetivo geral: Reconhecer diferenças do emprego de muy e mucho em contraste com muito. Objetivos específicos: Utilizar a língua espanhola na interpretação e na intervenção em situações reais ao traduzir e ao exprimir-se com clareza; Aprimorar o vocabulário e os conhecimentos linguísticos estruturais do idioma espanhol; Reconhecer o nível semântico por intermédio do contexto e do conhecimento morfossintático e Lexical. Desenvolvimento: Inicie a aula descrevendo um personagem conhecido pelos alunos, pode ser qualquer famoso, usando frases em espanhol, dando preferência ao uso de muy e mucho, como "Ella es muy guapa" e "Ella tiene mucho dinero".

Escreva todas no quadro e peça que observem e derivem a regularidade nos usos. Garanta que que a turma domine o vocabulário. Exponha-o na sala para ser consultado pelo grupo. MUY + adjetivo (muy lindo) MUY + adverbio (muy tarde) MUCHO/A (S) + substantivo (mucho viento) verbo + MUCHO (estudio mucho)   MUCHO + algunos advérbios (mucho más / mucho menos) (mucho antes / mucho después)  MUCHO + algunos adjetivos (mucho menor / mucho peor) (mucho mayor / mucho menor) Na hora da atividade, selecione uma lista de palavras e peça que os estudantes preencham as lacunas com muy, mucho, muchos ou muchas para acompanhar adjetivos, advérbios, substantivos e verbos.   Para finalizar aplique a atividade em anexo e realize a correção coletiva. Recursos didáticos: Material de apoio impresso, lousa, pincel, apagador, caderno e caneta.

Avaliação: • Propósito da avaliação Formativa • Os instrumentos utilizados na avaliação: Atividade escrita Referência: NOVA ESCOLA. Seu equivalente em língua portuguesa seria o pretérito perfeito. Como esse tempo indica ações passadas, ou seja, separadas do presente, é comum que ele venha acompanhado com expressões de tempo, como: ayer (ontem); anoche (ontem à noite); anteayer (antes de ontem); Esclarecer que os marcadores temporais são palavras ou expressões que usamos todos os dias para marcar o momento em que realizamos nossas ações, ou seja, presente, passado e futuro. Marcadores temporais são palavras ou expressões que usamos diariamente para marcar ou ritmo em que realizamos nossas ações, ou seja, presente, passado e futuro. Embora de forma sútil esses marcadores temporais estão sempre presentes em nossa comunicação, seja ela oral ou escrita.

Más ejemplos de marcadores de tiempo: Anoche, anteayer, pronto, después, mientras, tempreano, mañana, hoy, aun, todavia, luego, entonces, aún, entretant. br/preterito-perfeito-espanhol-enem/> Dados de Identificação: • Data: • Disciplina: Espanhol • Turma: 9º ano • Duração: 50 minutos Conteúdo: Futuro compuesto Objetivos: Objetivo geral: Desenvolver e aprimorar o desempenho gramatical em espanhol Objetivos específicos: Adquirir vocabulário em espanhol; Expressar, em espanhol, fatos que acontecerão num futuro próximo. Desenvolvimento: Explique a regra de uso do Futuro Compuesto, lembrando que se forma com o Futuro Simple do verbo auxiliar HABER mais o particípio passado do verbo que conjugamos: Formación del Futuro Compuesto habrás habra habremos habré + PARTICIPIO PASADO habréis habrán Lembrar, inclusive, dos verbos com particípios irregulares: abrir (abierto), cubrir (cubierto), ver (visto), escribir(escrito), descubrir (descubierto), hacer (hecho), poner (puesto), morir (muerto), volver (vuelto), decir (dicho), resolver (resuelto).

Utilizamos o futuro composto para falar de uma ação futura anterior a outra ação futura. É o passado do futuro. Exemplo: Habréis leído el informe antes de escribir la carta. htm> Acesso em 10/11/2021. Atividade Assinale a alternativa correta usando o Futuro Perfecto de Indicativo em espanhol. ¿Por qué Julián no _________________ a cenar? Possíveis Respostas: a) ( ) haberá venido b) ( ) habrá venido c) ( ) habra venino Questão extraída do site Bom Espanhol. Disponível em: https://www. bomespanhol. Recursos didáticos: Texto impresso, materiais de apoio, lousa, pincel, apagador. Avaliação: • Propósito da avaliação Formativa • Os instrumentos utilizados na avaliação: Atividade escrita e observação na participação nas atividades propostas. Referência: LEITE, Carolina Valéria Leon. Tiempos gramaticales. Disponível em: <https://educacao. Objetivos específicos: Saber se há diferença ou semelhança entre a língua Espanhola e a Castelhana; Identificar os países que falam espanhol no mundo.

    Desenvolvimento: Para esta atividade, tenha disponível um mapa-múndi ou uma imagem do planisfério para projetar e prepare cópias do texto disponível em http://etimologias. dechile. net/general/?historia~. Sugestão de leitura em: https://www. Recursos didáticos: Material de apoio impresso, equipamentos multimídia, caderno e caneta. Avaliação: • Propósito da avaliação Formativa • Os instrumentos utilizados na avaliação: Atividade escrita Referência: GONZALEZ, Leonor Solano. Espanhol no mundo. Disponível em: https://www. institutoclaro. Atividade Descritivo da atividade: Proponha como atividade de casa que os alunos pesquisem “O espanhol na América”: formação, características e variantes linguísticas.   Dados de Identificação: • Data: • Disciplina: Espanhol • Turma: 1º ano • Duração: 50 minutos Conteúdo: A função social do gênero resenha Objetivos: Objetivo geral: Conhecer a função social da resenha.

Objetivos específicos: Conhecer a função social da resenha. Analisar a finalidade do gênero resenha e identificar os elementos de sua estrutura; Reunir informações sobre músicas, filmes, livros e videoclipes. Desenvolvimento do tema Faça o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o gênero. O material deve ficar à disposição de todos para ser usado como uma fonte de consulta na produção de uma resenha coletiva em espanhol. Recursos didáticos: Resenhas de canções, filmes, livros e videoclipe Avaliação: • Propósito da avaliação Formativa • Os instrumentos utilizados na avaliação: Atividade em grupo Referência: NOVA ESCOLA. de setembro de 2017. Mural de resenhas críticas. Disponível em: https://novaescola. Oriente-os a completar os espaços em branco com o advérbio adequado (ver quadro abaixo).

Os advérbios que sobrarem poderão ser usados para criar novas frases. Finalmente, os alunos comentam sobre o advérbio utilizado para completar cada frase e discutem possíveis divergências. A seguir, leem as frases criadas. Recursos didáticos: Material de apoio impresso, lousa, pincel, apagador, caderno e caneta. Disponível em: <https://mundoeducacao. uol. com. br/espanhol/los-adverbios. htm> acesso em: 10/11/2021. luego/pronto) d) No sé cómo ayudarte y Alejandra __________ lo sabe. también no/tampoco) e) Faltó a la clase y _________ me dijo por qué. tampoco/siquiera) f) Está tan cansada que ________ llega a casa va a dormir. solo/apenas) g) _________ venga el domingo, el sábado trabajo. a lo mejor/tal vez) h) Es _____ mejor viajar por la mañana que por la tarde. Apresente a versão instrumental.

Porém, nesse momento, não mostre as imagens. Peça que os alunos respondam às questões: - ¿Qué emociones les hizo sentir la canción? - ¿Qué recuerdos les vino a la memoria? - ¿Qué imaginan que tenía en mente el compositor de la canción cuándo la hizo? - ¿De qué lugar puede ser? - ¿Esa melodía les hizo acordar alguna canción brasileña? Convide a turma para conhecer mais uma versão da mesma música, desta vez, um rock instrumental. Depois, solicite que respondam: - ¿Qué diferencias hay entre una versión y otra? - ¿Qué instrumentos musicales escucharon? -¿Cuáles de las dos versiones prefieren? Esses questionamentos iniciais visam fazer o aluno fruir a canção antes de fazer julgamentos precipitados.

Na etapa seguinte, eles terão acesso à letra da canção, mas antes de entregá-la, pergunte ao grupo sobre o provável tema da canção. Se necessário, repita a canção para que os alunos possam ajustar suas respostas ao que ouvem. Organize uma discussão coletiva a respeito da letra: - ¿Cuáles son los personajes? - ¿Cuál es el conflicto? - ¿El texto deja claro quién o por qué fue traicionado? - En tu opinión ¿qué pasó al inca? É esperado que a garotada responda que os personagens são os incas, a deusa inca da terra (Pachamana) e o côndor; que o imperio inca foi traído lutando pela liberdade e que não, o texto não esclarece o motivo. Aplicar mais uma atividade que deverá ser corrigida em sala.

Recursos didáticos: - Computador com acesso à internet e caixas de som. Projetor. Disponível em: <https://novaescola. org. br/conteudo/6577/musica-folclorica-nas-aulas-de-espanhol>. Disponível em: https://novaescola. org. Os filmes devem estar legendados em espanhol. Na sequência exiba o filme escolhido e selecione uma cena do filme para fazer uma transcrição, de preferência a primeira cena. Neste momento deve-se pausar o filme. Distribuir a transcrição para os alunos e pedir que eles façam um texto descritivo narrativo como eles acham que a cena deve continuar. Pode ser no formato romances, contos, fábulas, depoimentos, relatos ou crônicas. Atividade Descritivo da atividade: Os alunos produzirão um texto descritivo narrativo contando como eles acham que a cena do filme escolhido deve continuar Dados de Identificação: • Data: • Disciplina: Espanhol • Turma: 3º ano • Duração: 50 minutos Conteúdo: Carta informal em espanhol Objetivos: Objetivo geral: Ampliar os conhecimento dos alunos sobre a linguagem utilizada para escrever uma carta tradicional e uma mensagem enviada pela Internet.

Objetivos específicos: Ler uma carta informal em espanhol; Exercitar leitura e escrita. Desenvolvimento do tema Após fazer a apresentação da aula, leia uma carta em espanhol, pode ser uma carta endereçada a um colega ou familiar. Antes de ler uma carta para os alunos, contextualize, explicando que a leitura facilita o aprendizado em espanhol. Levante o conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero textual carta. Recursos didáticos: Carta impressa, lousa, pincel, apagador, caderno e caneta. Avaliação: • Propósito da avaliação Formativa Os instrumentos utilizados na avaliação: Produção textual. Referência:. CHIAPPINI, Lígia. Aprender e Ensinar com Textos. Sugestões de autores: Pablo Neruda, Federico García Lorca, Octavio Paz Durante a socialização o professor deverá atentar-se para as principais dificuldades dos alunos, buscar ajuda-los.

Se for algo mais extenso anote para elaborar posteriormente um planejamento específico para atender as necessidades da turma. Na segunda parte da aula os alunos farão a tradução de um poema em espanhol para a língua portuguesa. Recursos didáticos: Textos literários em espanhol, lousa, pincel, apagador, caderno e caneta. Avaliação: • Propósito da avaliação Formativa • Os instrumentos utilizados na avaliação: Observação da participação dos alunos nas atividades propostas assim como, considerar a participação e engajamento para responder as perguntas, facilidade em assimilar o conteúdo. Apresente um pouco da cultura e história de cada país usados nos recortes. Peça para que os alunos elenquem características socioculturais de cada país. ¿Qué tienen en común?" "¿Qué es tan diferente entre ellos?" "¿El idioma influye en alguna características? Caso alunos demostrem pouco conhecimento sobre a cultura dos países cujo jornais foram produzidos, encaminhe -os a sala de informática para pesquisa ou permita que façam pesquisa utilizando os celulares.

Estipule um tempo máximo de 10 minutos para a pesquisa. Volte a discutir o tema solicitando que os alunos socialize as descobertas. Desenvolvimento: Apresente o tema da aula e os objetivos a serem elencados. Na sequência explore os conhecimentos prévios dos alunos através dos seguintes questionamentos: o que é uma fotonovela ? Já leu alguma? Discuta com os alunos quais são as características das novelas mexicanas fazendo uma lista na lousa. Não esqueça de apontar a forte carga emocional existente nas tramas com tragédias e comédias, os personagens, etc. Em seguida proponha que a turma construa uma fotonovela baseada nos "dramalhões mexicanos".  É interessante levar alguns exemplos de fotonovelas e realizar a leitura estabelecendo relações entre texto e imagem, explorando a linguagem e a forma composicional do gênero.

Salvador - Ba Atividade Produção de uma fotonovela.

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