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É peciso fazer rápido até letras. Tem só 1 dia Título do pedido «RELATÓRIO DE ESTÁGIO DAPTADO A PANDEMIA IBRAFABRAS - CURSO LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL».
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Relatório de estágio adaptado a pandemia modelo FABRAS/IBRA
Esse trabalho apresenta reflexões sobre a prática educativa vivenciada durante as atividades teóricas do Estágio Curricular Supervisionado no âmbito escolar no curso de Formação Pedagógica em Letras Espanhol. Em relação aos procedimentos metodológicos, serão utilizados relatórios fundamentados pelos documentos norteadores do Ministério da Educação se tratar de um período de Pandemia da COVID 19 e conforme preconizado na Portaria 544 de junho de 2020 publicada pelo MEC que dispõe sobre a organização do Ensino e seus estágios.
O relatório de estágio simulado surgiu mediante a necessidade de criar alternativas para substituir o estágio tradicional em um momento em que as aulas presenciais foram comprometidas por medidas sanitárias de isolamento social a fim de controlar a propagação do víru
Mostrar todoss Sars-cov-2 causador da pandemia da Covid-19. Embora, atualmente na maioria das regiões do país as atividades presenciais já estejam sendo retomadas, em alguns casos ainda no formato híbrido, fato é que os impactos da pandemia na educação ainda não são totalmente conhecidos e certamente as consequência serão sentidas a longo prazo.
O presente modelo de estágio apresenta abordagens teóricas que permitem reflexões sobre o estágio, o fazer docente, discussão sobre temas relacionados a dinâmicas do ensino oferecendo contribuições na formação acadêmica, haja vista que pesquisar é saber trabalhar os indicadores que emergem durante a coleta de dados, uma vez que todo o processo é importante, não apenas o resultado alcançado.
Este trabalho está estruturado em conformidade com os requisitos apresentados no manual de orientação de estágio – IBRA, composto de relatórios descritivos analíticos sobre temas relacionados às dimensões teóricas- práticas das configurações dos sistemas de ensino e 20 planos de aulas da disciplina Espanhol distribuídos às séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ocultar
4. RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO SOBRE O FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR NA CONCEPÇÃO DO ESTADO, DA ESCOLA E DA FAMÍLIA.
Esse tema parece bem polêmico e amplo a ser debatido em sua dinâmica, pois há várias visões sobre fracasso e sucesso escolar. Além de envolver a escola, a família e a sociedade. Desta forma, apenas breves considerações serão feitas aqui a respeito. Primeiro, é importante entender o conceito histórico de fracasso escolar.
Assim, Bossa (2002 apud Jamar, Garcia e Silva, 2014 p.346), explica que “a noção de fracasso escolar surgiu a partir da escolaridade obrigatória durante o século XIX, em função das mudanças econômicas e estruturais da sociedade. O fracasso escolar era considerado uma resposta insuficiente do aluno a uma exigência ou demanda da escola”.
Aquino (Org.) (199
Mostrar todos7) queixa que as principais relações com o fracasso escolar são atribuídas ao aluno, é comum o sistema relacionar esses problemas com o desleixo, falta de preparo, a falta de apoio familiar, as condições sócio-econômicas, dentre outros. Porém, pouco se questiona os aspectos metodológicos, pedagógicos e estruturais das escolas a fim de melhorar a qualidade do ensino e promover mais oportunidade e acolhimento.
O sistema educacional precisa entender que o aluno é um ser social com cultura, linguagem e valores específicos. Diante de dificuldades de aprendizagem é necessário considerar suas individualidades, particularidades, isto é, o professor e equipe pedagógica definitivamente precisam trabalhar com a diferença promovendo a descoberta de potencialidades de cada aluno para então partir em busca do desenvolvimento de sua aprendizagem, transformando-o em sujeitos críticos, preparados para enfrentar o mundo.
Embora alguns teóricos relacionam uma das causas do fracasso escolar às condições financeiras é importante ressaltar que pobreza não é sinônimo de falta de inteligência, ou seja, a situação econômica é reflexo da má distribuição de renda existente em nosso país. Rever a questão da exclusão social significa revisar nossa postura, reconhecer a construção ideológica presente em nosso discurso, verificar rupturas, incoerências. Ocultar
AQUINO, J. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 1998.
JOMAR, S V; GARCIA, L de A G; SILVA, J S. O fracasso escolar e o processo de ensino-aprendizagem: múltiplos olhares. Disponível em:< http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/openaccess/9788580391664/20.pdf> Acesso em 29/10/ 2021.
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LÜCK, Heloísa. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
MANNHEIM, Karl. The problem of Generations”, in idem, Essays on the S
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