A IMPORTÂNCIA DO USO DE RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS

Tipo de documento:Revisão bibliografica

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Assim, o objetivo geral do presente trabalho busca apresentar por meio de um estudo de caso como a tecnologia influencia o cognitivo dos alunos de series iniciais. Os objetivos específicos buscam apresentar o uso das tecnologias no ensino nas séries iniciais, bem como destacar a influência da tecnologia no cognitivo dos alunos, por fim, elucidar o comportamento cognitivo dos alunos diante das mudanças tecnológicas. Por fim, a presente pesquisa mantem o tema em aberto, ficando proposto que, em um futuro, seja feita uma nova pesquisa com a finalidade de atualizar ou contextualizar os pontos que aqui foram abordados. Também se propõe a realização de um estudo de caso, a fim de contextualizar o que aqui foi estudado na prática. Palavras-chave: Tecnologia; Ensino; Crianças.

COMPORTAMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS DIANTE DAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS 8 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12 REFERÊNCIAS 13 1 INTRODUÇÃO A tecnologia moderna mudou a vida das pessoas de inúmeras maneiras revolucionando a forma como as pessoas trabalham, vivem e se divertem. Ainda na década de 1990, os televisores eram o auge da tecnologia em muitos lares americanos. De acordo com o Census Bureau, apenas 15% das residências tinham um computador pessoal em 1989. Em 2011, esse número havia subido para 75% (BORGES et al. Os computadores e a Internet transformaram a educação. O conteúdo de um aplicativo educacional deve ser apresentado em um contexto informativo, que envolve a criança a participar ativamente e permite a exploração criativa, em vez de um simples aprendizado por repetição. Existem muitos recursos disponíveis na Web hoje para facilitar a escolha e o uso de aplicativos em casa e na sala de aula (TABILE et al.

Dentro deste contexto o presente trabalho buscará responder por meio de um estudo de caso, como a tecnologia influencia o cognitivo dos alunos de series iniciais e quais seus resultados? Assim, o objetivo geral do presente trabalho irá apresentar por meio de um estudo de caso como a tecnologia influencia o cognitivo dos alunos de series iniciais. Os objetivos específicos buscarão apresentar o uso das tecnologias no ensino nas séries iniciais, bem como destacar a influência da tecnologia no cognitivo dos alunos, por fim, elucidar o comportamento cognitivo dos alunos diante das mudanças tecnológicas. Vislumbrando contribuir pra o meio acadêmico, esta pesquisa é justificada mediante sua rica contextualização quanto a temática, acrescentando ou reforçando o conhecimento existente na literatura sobre o assunto aqui abordado Além disso, a pesquisa também se justifica mediante sua apresentação contextual que simplifica a temática, agregando ao seu meio social, onde pessoas mesmo sem conhecimento técnico sobre o assunto poderão compreender e conhecer o cenário apresentando, dessa forma, a população pode ser informada quanto ao que se aborda na presente pesquisa.

Usada para apoiar o ensino e a aprendizagem, a tecnologia infunde nas salas de aula ferramentas digitais de aprendizagem, como computadores e dispositivos portáteis; expande ofertas de cursos, experiências e materiais de aprendizagem apoia a aprendizagem 24 horas por dia, 7 dias por semana, desenvolve habilidades do século 21, aumenta o envolvimento e a motivação dos alunos; e acelera o aprendizado (KENSKI, 2017). A tecnologia também tem o poder de transformar o ensino, introduzindo um novo modelo de ensino conectado. Este modelo conecta professores a seus alunos e a conteúdos, recursos e sistemas profissionais para ajudá-los a melhorar sua própria instrução e personalizar o aprendizado (BACICH et al. Oportunidades de aprendizagem online e o uso de recursos educacionais abertos e outras tecnologias podem aumentar a produtividade educacional ao acelerar a taxa de aprendizagem; reduzindo custos associados a materiais de instrução ou entrega de programa, e melhor utilizar o tempo do professor (TABILE et al.

Quaisquer professores confirmaram que o uso de dispositivos técnicos, como tablets ou quadros brancos, aumentou o envolvimento dos jovens alunos nas aulas em nas salas de aula. Eles estão explorando sua capacidade de criar e se comunicar usando uma variedade de mídias (giz de cera, marcadores de feltro, tintas e outros materiais de arte, blocos, materiais dramáticos, figuras de vida em miniatura) e por meio de movimentos criativos, cantando, dançando e usando seus corpos para representar ideias e experiências. As tecnologias digitais fornecem mais uma saída para eles demonstrarem sua criatividade e aprendizado. As ferramentas de tecnologia e mídia interativa: • Permite que as crianças explorem livremente as telas sensíveis ao toque carregadas com uma ampla variedade de experiências de mídia interativa adequadas ao desenvolvimento, que são bem projetadas e aumentam a sensação de sucesso (CASTELLS, 2017).

• Oferece oportunidades para que as crianças comecem a explorar e se sintam confortáveis ​​usando o mouse e teclado “tradicionais” para usar sites ou procurar respostas em um mecanismo de pesquisa (GOMES, 2016). • Registra histórias infantis sobre seus desenhos ou brincadeiras Entretanto algumas pessoas acreditam que crianças pequenas não precisam de tecnologia, ela pode, na verdade, desempenhar um papel positivo na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças. Esta é uma vantagem que os educadores da primeira infância podem aproveitar ao permitir que todas as crianças desfrutem do processo de aprendizagem. A tecnologia oferece muitas atividades interessantes e inovadoras que atraem crianças de todas as idades (COSCARELLI, 2016). INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO COGNITIVO DOS ALUNOS Conforme o uso da tecnologia aumentou na última década, também aumentou o número de preocupações que recebo dos pais sobre como isso afeta o desenvolvimento das crianças.

De preocupações cognitivas e de aprendizagem a preocupações sociais e emocionais, os pais e profissionais estão certos em questionar o impacto de algo que consome o tempo e a energia de tantas crianças. Embora certamente haja benefícios sociais para o uso de dispositivos digitais e consumo de mídia, surgem preocupações quando o tempo excessivo gasto em dispositivos diminui o tempo gasto se envolvendo e se beneficiando de interações pessoais e atividades necessárias ao desenvolvimento (OLIVEIRA et al. Os alunos que entendem o material imediatamente podem encontrar problemas ou atividades mais difíceis para complementar seus conhecimentos, enquanto aqueles que precisam de mais prática podem usar uma atividade diferente que fornece mais repetição. Em outras palavras, a tecnologia oferece variedade aos alunos de uma maneira que uma aula típica de aula não pode (SILVA et al.

A tecnologia também motiva os alunos a aprender. Eles esperam ter tempo em seus dispositivos para explorar e aprender coisas por meio de sites, vídeos, aplicativos e jogos. Os alunos podem aprender e se divertir ao mesmo tempo, o que os ajuda a se manterem engajados com o material (BENTO et al. Os distritos escolares podem adotar novas tecnologias sabendo que estão fazendo um bom investimento no futuro de seus alunos. Afinal, a tecnologia não vai a lugar nenhum é um recurso poderoso em qualquer sala de aula moderna (GRANDO, 2015). A tecnologia pode ser uma ótima ferramenta para reforçar e, portanto, promover o comportamento positivo dos alunos na sala de aula. Os alunos que podem usar a tecnologia para rastrear seu comportamento na sala de aula mostraram aumento nos comportamentos positivos e diminuição nos comportamentos negativos e suas consequências (BORGES et al.

Existem algumas razões pelas quais essas estratégias de rastreamento e monitoramento são eficazes. Além disso, parece que essa velocidade de leitura não prejudica o desempenho do aluno. Isso confirma que este é realmente um novo modo de leitura seletiva (uma navegação eficaz pode ser aprendida); textos epistêmicos descritivos são os mais adequados para esse tipo de leitura; as habilidades aprendidas nesses sistemas podem aprimorar as habilidades de leitura em geral (SOPELSA et al. Embora as tecnologias digitais não sejam, a priori, intrinsecamente conducentes a novos conceitos pedagógicos, é provável que reforcem os seus efeitos (positivos ou negativos) na aprendizagem. Assim, sem ser a causa, tornam as desigualdades intelectuais ainda mais visíveis e, se não tomar cuidado, agravarão as consequências.

Isso, portanto, nos força a repensar a questão da eficácia do sistema educacional. Por causa disso, muitos pesquisadores temem que o cérebro esteja perdendo sua facilidade de concentração prolongada, como a necessária para ler romances e outros textos longos. Alguns estudos indicam que as principais habilidades necessárias para o pensamento crítico e a aprendizagem de longo prazo estão sendo substituídas por um envolvimento superficial devido à capacidade de atenção dividida (SILVA et al. No entanto, também há muitas pesquisas que mostram os benefícios da tecnologia nas funções cognitivas. Por exemplo, um estudo da Universidade de Princeton descobriu que jogadores de vídeo experientes têm uma capacidade maior de processar dados e tomar decisões em comparação com os não jogadores (OLIVEIRA et al.

Quando usada para auxiliar o aprendizado, a tecnologia pode ser uma ferramenta educacional significativa. Também há evidências de que isso ajuda no reconhecimento de imagens em geral, o que é uma habilidade necessária na comunicação não verbal (TABILE et al. Além de jogos, as crianças também usam computadores para fins de aprendizagem. O software educacional surgiu com o tempo, para exemplos. Os educadores têm feito uso deles para prender crianças que cresceram sem saber nada além de computadores. A maioria dos softwares educacionais permite que as crianças aprendam a identificar as respostas corretas. Com o objetivo de aprender fazendo durante a produção, os jogos sérios e a robótica cognitiva educacional apresentam perspectivas estimulantes porque são situações de produção e não simplesmente de recordação, situações para as quais são coletados vestígios, que se pode repetir para perceber no processo de produzindo e, sobretudo, configurando-se para estar o mais próximo possível das necessidades cognitivas de trabalho do aluno, nessa relação entre esforço mental para fornecer e ajudar a receber para progredir (GOMES, 2016).

Embora as instituições considerem as tecnologias mais recentes para fins educacionais, as descobertas sugerem que as tecnologias estabelecidas podem desempenhar um papel poderoso no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos (CASTELLS, 2017). A pesquisa sobre as consequências da tecnologia digital para a saúde do cérebro está começando a elucidar como esses novos dispositivos e programas podem ajudar e prejudicar o funcionamento do cérebro. Seu uso frequente aumenta os sintomas de TDAH, interfere na inteligência emocional e social, pode levar a comportamentos de dependência, aumenta o isolamento social e interfere no desenvolvimento do cérebro e no sono (SILVA et al. No entanto, programas específicos, videogames e outras ferramentas online podem fornecer exercícios mentais que ativam o circuito neural, melhoram o funcionamento cognitivo, reduzem a ansiedade, aumentam o sono reparador e oferecem outros benefícios à saúde do cérebro (GOMES, 2016).

BENTO, L. BELCHIOR, G. Mídia e educação: o uso das tecnologias em sala de aula. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. Ed. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017. V. GRANDO, R. C. Recursos didáticos na Educação Matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, Vitória, v. n. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. n. p. jan. SILVA, I. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. TABILE, A. F; JACOMETO, M. C. D.

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