Redação A LIDERANÇA DE UMA EQUIPE É UMA AÇÃO QUE PODE SER GERENCIADA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Finanças

Documento 1

“A liderança consiste, em grande parte, em gerar um ponto de referência, contra o qual pode emergir um sentimento de organização e direção”. Desta forma, podemos interpretar o termo liderança como a representação da capacidade de inspirar e influenciar pessoas, sem se importar com o tamanho da equipe – seja composta por apenas dois indivíduos ou por grupos maiores – em prol de um mesmo objetivo. Para Meireles (2017), a liderança é de maior responsabilidade do que as demais funções dentro da organização [. sem a liderança todo o resto está comprometido, para ser um líder é necessário deter conhecimento técnico, psicológico e muito treinamento. Todo problema precisa de uma tomada de decisão da liderança. Líderes de equipes de alto desempenho se comprometem em desenvolver seus agentes, são apoiadores, sabem ouvir e fornecer feedbacks construtivos, confrontam quando preciso, mas também buscam o consenso entre a equipe, e ofertam à equipe autonomia, sabendo quando transferir o poder.

Após contextualização, retornemos a pergunta inicial, a liderança de uma equipe é uma ação que pode ser gerenciada? De fato, será necessário a implementação de uma rotina de comunicação e de uma cultura de feedbacks que se estabeleçam com certa frequência, para que seja possível mensurar os resultados obtidos pela equipe através do direcionamento de sua liderança. Felizmente, a tecnologia se desenvolveu ao ponto de ofertar às empresas softwares e ferramentas de gestão que possibilitam essa mensuração e controle. Deste modo, caso seja detectado que o direcionamento e comportamento de determinado líder já não condiz com o esperado, possivelmente prejudicando o desenvolvimento da equipe, a empresa poderá tomar as devidas medidas para realinhar a liderança daquele grupo de trabalho de acordo com os passos traçados previamente na definição das metas e objetivos da organização.

Por outro lado, uma equipe gerenciada por um líder eficiente, se destaca frente aos desafios, pois seu líder se preocupa em conhecer a fundo cada membro da equipe, mapeando as soft e hard skills da equipe, ele estrutura seu time de modo a promover a colaboração mútua entre os integrantes. Rio de Janeiro: FGV, 2001. CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. Ed. Editora Elsevier Rio de Janeiro, 2004. Ed 12. Editora. McGraw-Hill Education. PASSETO, Neusa Vítola; MESADRI, Fernando Eduardo. Comportamento organizacional: integrando conceitos da administração e psicologia.

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