O FUTURO DA ENERGIA ALTERNATIVA FOTOVOLTAICAS

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Zootecnia

Documento 1

Faculdade ____________________________________________ Profª. Faculdade DEDICATÓRIA Dedico este trabalho aos meus familiares que desde o início desta jornada estiveram ao meu lado me apoiando e incentivando. AGRADECIMENTOS Primeiramente agradecerei a Deus, pelos vários momentos de felicidade em minha vida, pela saúde, fé, coragem e pela minha família perfeita. Agradeço também ao meu orientador, pela sua dedicação e paciência dispostas na realização deste estudo. A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original. O objetivo deste artigo é fornecer a você uma visão geral concisa da produção de energia solar fotovoltaica no Brasil. Apresentação de uma visão concisa do sistema de geração de eletricidade a partir da radiação solar e apresentação de conceitos relacionados com a produção de eletricidade a partir de painéis fotovoltaicos.

Durante o encontro, diferentes tipos de fontes renováveis ​​de energia, como a eólica e a solar, são constantemente reabastecidas e nunca se esgotam. Dado que o fim dos recursos naturais se aproxima em consequência do colapso ecológico moderno, o uso de energias renováveis ​​tornou-se um dos grandes desafios do novo século. Por meio deste estudo bibliográfico, ele busca compreender e explicar a importância das energias renováveis ​​e seus efeitos. postage. Brazil has great potential to take advantage of photovoltaic solar energy, as its entire territory has good levels of solar radiation throughout the year. Initially, this system provided sustainable energy to meet the population's needs. The purpose of this article is to provide you with a concise overview of photovoltaic solar energy production in Brazil.

Presentation of a concise vision of the electricity generation system from solar radiation and presentation of concepts related to the production of electricity from photovoltaic panels. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. ANÁLISE DO INVESTIMENTO E A VIABILIDADE ECONÔMICO FINANCEIRA. EFEITO FOTOVOLTAICO. A CÉLULA FOTOVOLTAICA. ENERGIA RENOVÁVEL. Mais alguns experimentos seguiram este episódio, mas a primeira célula solar foi posteriormente revelada na reunião anual da Academia Nacional de Ciências em Washington. O fato foi anunciado à imprensa em 25 de abril de 1954 em uma conferência. No ano seguinte, uma célula de silício foi usada pela primeira vez como fonte de energia na rede telefônica de Americus, Geórgia. Era inimaginável que, anos depois, essa descoberta científica seria fundamental para tentar atender às necessidades de energia do nosso planeta de forma limpa e sustentável.

IST, 2004). Para o governo federal, a participação da energia hidrelétrica na matriz energética do país será reduzida para menos da metade nos próximos dez anos. Isso abre espaço para outras fontes de energia limpa e sustentável, como a energia solar. Segundo estimativas, o uso da energia solar quadruplicaria e aumentaria de 2% para 8%, melhorando a economia das residências e indústrias (SOBRE GLOBO, 2020). A demanda por esses sistemas é cada vez maior após a publicação da Resolução nº. de 2012 e resolução normativa nº. Com o progresso da produção de consumo em alto nível no mundo, apareceu nas últimas décadas uma apreensão muito enorme com os assuntos voltado ao meio ambiente. as energias renováveis surgem como opção para diminuir as consequências do colapso ambiental, contudo não tem a competência de suprir inteiramente a demanda atual de energia.

O alvo deste estudo e pesquisa está voltado no entendimento do emprego da energia acarretada de recursos renováveis nas empresas e indústrias no brasil, avaliando os lucros e os conflitos do emprego da energia. O consumo das energias renováveis nas indústrias é um ato de total estratégica que necessita de um plano com objetivo de ter uma responsabilidade ambiental, bem como um amplo conhecimento relacionado aos recursos administrados. RODRIGUES, 2006). Ser promissor pelos seguintes motivos: A radiação solar incidente sobre a Terra é suficiente para a necessária produção de energia; ainda é energia; não gera poluição do ar; O maior desafio na popularização das tecnologias de energias renováveis ​​está relacionado ao desenvolvimento de materiais mais eficientes para converter a energia solar em eletricidade e à disseminação de novas tecnologias a partir dessas fontes.

O maior obstáculo para a conversão da energia solar em eletricidade através dos painéis fotovoltaicos é o alto custo de produção dos componentes e equipamentos, que embora tenham a vantagem de não necessitarem de manutenções frequentes, seu investimento inicial é alto (ZANESCO et al. OBJETIVOS 1. Objetivo geral Exibir uma visão precisa sobre o sistema de geração de energia elétrica através de radiação solar. Objetivos específicos • Expor as vantagens e desvantagens destes sistemas de energia alternativa; 2. Embora seja uma energia cara, em comparação com a energia convencional, espera-se que, em linha com a evolução da investigação científica nesta área, tenha sido desenvolvida de forma a que os custos sejam reduzidos e o seu preço em breve seja competitivo, e suas aplicações irão se expandir significativamente (BOMESIEL, 2013).

A energia solar é a conversão da radiação solar em eletricidade, graças à tecnologia de painéis solares com células fotovoltaicas. A energia gerada pode ser utilizada diretamente no aquecimento de água ou na forma de eletricidade em residências e indústrias (ANELL 2002, apud MELIN; CAMIOTO, 2019, p. A evolução da tecnologia proporcionou um grande aumento no consumo de energia após a revolução industrial, o que resultou em melhoria da qualidade de vida nos países em desenvolvimento (GOLDEMBERG; VILLANUEVA, 2003 apud MELIN; CAMIOTO, 2019). Para Santos (2009, p. O Brasil recebe radiação solar suficiente para atender toda a demanda do país somente desta fonte. No entanto, devido ao investimento inicial, isso não incentivou o público a instalar sistemas solares fotovoltaicos. Nesse sentido, está em discussão a importância dos incentivos governamentais para o crescimento efetivo da produção de energia solar fotovoltaica no Brasil.

Atualmente, a matriz energética global é baseada em combustíveis derivados do petróleo, que se caracterizam por um alto fator energético, mas ao mesmo tempo geram significativa degradação ambiental em sua exploração e aproveitamento. As fontes renováveis ​​têm a vantagem de produzir energia sem causar danos significativos ao meio ambiente. Suas janelas são feitas com tecnologia fotovoltaica, que consiste em uma janela translúcida de vidro duplo com painéis fotovoltaicos orgânicos encerrados entre duas placas de vidro. Os vidros têm 3 mm de espessura e são separados por uma camada de ar de 12 mm. A célula fotovoltaica está localizada no interior do painel externo. Um sistema de energia solar é a instalação de painéis com células fotovoltaicas normalmente realizada em telhados e fachadas de casas, edifícios.

Eles estão procurando o melhor local solar para capturar a radiação solar e convertê-la em eletricidade para uso nos locais de instalação. Converte em energia a fonte de energia renovável mais abundante do planeta, sem gerar resíduos, sem queimar combustíveis fósseis. Isso contribui para a proteção da biosfera e da camada de ozônio. Segundo o mesmo autor, o sistema solar fotovoltaico está cada vez mais sendo incorporado em novos projetos de construção. Portanto, é considerada uma alternativa para os consumidores que desejam economizar nos gastos com energia elétrica. É também uma alternativa para consumidores que buscam incentivos para preservar o ecossistema por meio de fontes limpas e renováveis. Esta análise financeira do projecto estima o impacto que a sua implementação terá na situação actual da empresa e do mercado.

” (FONTENELE; VASCONCELOS, 2006 e GRANJA, 2018, p. Ross (2002) enfatiza que um investimento é lucrativo quando gera retorno financeiro para o investidor, e que sua lucratividade é superior ao seu investimento. O retorno sobre o capital investido está totalmente relacionado ao risco que vem com ele, destacando o risco como uma medida variável de incerteza sobre os resultados que você entrega. Ainda, segundo os autores, o risco está diretamente relacionado à incerteza dos investimentos e, com base nessa premissa, tomar decisões inteligentes que garantam o desenvolvimento da empresa (GROPPELLI, NIKBAKHT 2012 apud POSSETI 2019, p. As grandes empresas usam esse método para avaliar seus projetos menores, enquanto as pequenas empresas o usam para seus projetos maiores. Graças a essa análise, pode-se concluir que quanto maior o período de payback, maior a incerteza e o risco associados ao aumento do capital investido, ou seja, quanto menor o tempo, maior o retorno do investimento (GITMAN, 2010 apud POSSETI, 2019, p.

O valor presente líquido (VPL) é um indicador que possibilita a viabilidade econômico-financeira de um projeto a ser realizado no longo prazo, ou seja, pode ser entendido como uma mais-valia apresentada pelo projeto em relação à melhor oportunidade de investimento (BUARQUE , 1984 apud GRANJA 2018, p. Ao considerar explicitamente o valor do dinheiro no tempo, o Valor Presente Líquido (VPL) é considerado uma técnica avançada para análise de investimento. Esse tipo de técnica, de uma forma ou de outra, desconta o fluxo de caixa de uma empresa a uma determinada taxa. Padoveze (2009) enfatiza que o resultado, lucro ou retorno do investimento devem ser analisados ​​utilizando os mesmos conceitos de análise de rentabilidade do ROI (Return on Investment). O retorno sobre o investimento é calculado como uma porcentagem do retorno sobre o valor investido e essa porcentagem é normalmente calculada ao longo de um ano.

Também é possível aplicar os critérios Residual ROI ou Residual Profit, que tratam apenas o lucro que excede o custo mínimo de capital para a empresa como retorno do investimento. O retorno sobre o capital investido está totalmente relacionado ao risco que vem com ele, destacando o risco como uma medida variável de incerteza sobre os resultados que você entrega. Ainda, segundo os autores, o risco está diretamente relacionado à incerteza dos investimentos e, com base nessa premissa, tomar decisões inteligentes que garantam o desenvolvimento da empresa (GROPPELLI, NIKBAKHT 2012 apud POSSETI 2019, p. Ele também pode optar por instalar mais placas no mesmo sistema para compensar a perda de vinte por cento da produção. Abaixo, na Tabela 1, você pode ver uma comparação das vantagens e desvantagens de um sistema solar fotovoltaico.

Quadro 1 – Vantagens e desvantagens da instalação de energia solar fotovoltaica. VANTAGENS DESVANTAGENS A energia solar não polui durante seu uso; Baixa eficiência; Não existe emissão de CO2; Custos elevados; A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso; Dependência climática; Não requer nenhum tipo de adaptação; Necessita de um sistema de backup ou de armazenamento; Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território. Requer luz solar a maior parte do período de laboração; Fonte: Guimarães (2016, p. apud DASSI et al. De acordo com o mesmo autor, o fato de o uso da energia solar fotovoltaica ainda exigir um alto custo inicial e seu retorno de longo prazo sobre o investimento continua a resistir a grande parte do público em investir neles.

EFEITO FOTOVOLTAICO O efeito fotovoltaico pode ser observado em elementos chamados semicondutores. Pode ser definido como um elemento que transfere energia de forma mais eficiente do que os isoladores, mas menos eficaz do que os condutores. O fator que determina essa característica é a banda de valência (ou valência). Seus átomos têm quatro elétrons que se combinam com elétrons adjacentes para formar uma rede. Se cinco átomos de ligação de elétrons, como o fósforo (P), forem adicionados, a rede terá mais um elétron. Este par de átomos apresenta uma ligação sensível, portanto, uma pequena quantidade de energia pode movê-lo para a área condutiva, conforme mostrado na Figura 2. Portanto, o fósforo é denominado dopante doador de elétrons e dopante P ou impureza P (KONER, 1993).

Figura 2: Estrutura cristalina do silício quando inserido fósforo. Se a junção PB for submetida a fótons com energia superior à faixa proibida, haverá a geração de pares de lacunas. Se esse fenômeno ocorrer onde o campo elétrico não for zero, as partículas serão aceleradas, resultando em uma corrente de bypass em a junção lado-PN. Este movimento de carga causará uma diferença de potencial, que é chamada de efeito fotoelétrico. Se as duas pontas do elemento de silício forem conectadas com fios, será gerado um ciclo de elétrons, que é a base das células fotovoltaicas. A Figura 4 mostra como ocorre o efeito fotovoltaico no interior da célula fotovoltaica (VILELA, 2001). Essas energias são opções do qual não degradam a natureza, e dentre as quais podemos mencionar a energia solar , dentre outras essas energias vem auferindo uma grande visibilidade.

O aperfeiçoamento intenso do setor energético, o tem tornado intensamente concorrente. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a indústria de energia renovável já acende mais empregos que as de combustíveis tradicionais e poluentes. Por conseguinte, existe um incentivo à inovação, pesquisa, e invenção de novas tecnologias. EFEITO FOTOVOLTAICO O efeito fotovoltaico pode ser observado em elementos chamados semicondutores. o uso em pequena escala de energia limpa para geração de energia é considerado uma opção, dividido em várias etapas. No Brasil, ainda falta esse tipo de energia limpa, e esse assunto precisa ser estudado com mais profundidade (OLIVEIRA, 2002). O emprego da Energia nas Indústrias Brasileiras O Brasil tem um dos grandes potenciais energéticos do mundo, com volta de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, mais de 07 mil quilômetros de litoral e condições climáticas extremamente favoráveis.

ANEEL, 2002). O país tem sido um modelo mundial no emprego de energias renováveis. Considerando que o sistema solar como um reator de fusão fornece à Terra uma capacidade de energia diária notavelmente elevada e incomparável de qualquer outro sistema de energia, é a principal e necessária fonte de energia para quase todas as fontes de energia. Um sistema comumente usado por humanos (MACEDO, 2006). Atualmente, existem muitos estudos sobre a melhoria dos sistemas de energia solar, principalmente com foco na energia fotovoltaica, que visa fornecer energia para comunidades isoladas da rede ou reduzir o consumo de energia de pico em áreas de pico durante os períodos de negócios (TIBA; FRAIDENRAICH; BARBOSA, 2001). Essas pesquisas são promovidas por órgãos federais, por meio de investimentos técnicos, científicos e financeiros como MME, Eletrobrás / CEPEL e algumas universidades, com auxílio de instituições estrangeiras, com mais destaque para a Agência Alemã de Cooperação Técnica - GTZ e a Enegy Renovável Nacional Labotoy.

Renovável) - NREL dos Estados Unidos da América (EUA). Esse fato confere ao Brasil uma vantagem sobre os países industrializados no que se refere ao uso da energia fotovoltaica (TIBA; FRAIDENRAICH; BARBOSA, 2001). Porém, embora o Brasil tenha enorme potencial para aproveitar esse tipo de energia, o baixo rendimento das tecnologias na conversão da energia solar em elétrica e os investimentos iniciais de alto valor são os principais obstáculos ao uso doméstico (PINHO et al. O Brasil é um país da América do Sul onde a pesquisa e a tecnologia para geração de energia fotovoltaica estão mais avançadas, embora apresente vários obstáculos para a geração de energia fotovoltaica. Ser pioneira na produção de células fotovoltaicas para comercialização, por meio do silício monocristalino, indo além da montagem primária de painéis solares (MARINI; ROSSI, 2003).

Como resultado da crise mundial do petróleo em 1973, foi criada a primeira indústria nacional de módulos fotovoltaicos sediada em São Paulo chamada Fone-Mat, empresa que atuava no setor de telecomunicações, montava seus módulos a partir de células fotovoltaicas de outra empresa, a internacional empresa Solarex e destinada a satisfazer as necessidades do mercado de telecomunicações neste período (MARINI; ROSSI, 2003) No terceiro mês de 1980, a Heliodinâmica instalou sua sede em Vargem Grande Paulista, produzia inicialmente coletores solares de placa plana para uso no setor residencial e fabril, em dois anos passou a produzir placas e folhas cilíndricas de silício monocristalino. Em 1999, o governo federal lançou o programa Luz no Campo para levar eletricidade a um milhão de residências nas áreas rurais do país por meio da extensão da rede elétrica existente, a maioria das quais na região Nordeste.

Porém, a entidade não governamental Winrock interveio e conseguiu incluir um componente de eletrificação fotovoltaica para residências baianas por US $ 10. KONER, 1993). Este programa de eletrificação de aldeias com energia fotovoltaica foi o resultado de um processo iniciado na década de 1980, nos primórdios do uso fotovoltaico. Desde então, essa parte do mercado nacional tem sido desafiada por inúmeras empresas, desde nacionais como a Heliodinâmica até internacionais como Siemens, Solarex, Novo Mundo Power e Golden Photon (VILELA, 2001). Em São Paulo, o empreendimento foi aplicado em 11 centros comunitários de estações de tecnologia e foi criado o projeto ECOWATT, que prevê a eletrificação de 120 residências no Vale Ribeira. No Paraná, a iniciativa Lig Luz Solar vem sendo desenvolvida para atender grupos de turistas e pescadores, e também é possível realizar diversos testes com essa tecnologia, como central de carregamento de baterias, indústria de lascas de gelo e freezer fotovoltaico (KONER, 1993).

Muitos projetos de pesquisa para melhorar partes do sistema fotovoltaico, como controladores de energia e baterias eletroquímicas, em projetos de pesquisa em nível universitário, federal e estadual. Algumas dessas instituições também projetaram laboratórios de demonstração que simulavam casas solares como mecanismo de aprendizagem para disseminar a tecnologia. Existem diversos cursos de pós-graduação em energia que incluem em seu currículo atividades práticas no desenvolvimento de projetos utilizando energia fotovoltaica com ênfase em comunidades rurais (SOARES; VIEIRA; GALDINO, 2010). A placa de substituição tem uma vida útil de mais de 25 anos e não requer manutenção extensa. A instalação do sistema é relativamente simples e não consome nenhum tipo de combustível. A vantagem mais relevante é que a luz solar é gratuita para todos os habitantes do planeta e é um recurso rico do planeta (PINHO et al.

MATERIAL E MÉTODOS Foi realizado um método, com base na revisão de literatura nacional e internacional, utilizando os bancos de dados MEDLINE e SCIELO, abordando os descritores relacionados ao tema sobre a importância da energia alternativa das células fotovoltaicas. Do qual através das informações obtidas, foi possível compreender as informações como orientações. Ao contrário da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras são geralmente grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se fossem uma imagem real de toda a população pesquisada. A pesquisa quantitativa se concentra na objetividade. FONSECA, 2002, p. Um estudo de caso pode ser caracterizado como o estudo de uma entidade bem definida, como um programa, instituição, sistema educacional, pessoa ou unidade social.

De acordo com Gerhardt e Silveira (2009), a pesquisa qualitativa tem preocupação com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, com foco na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. Segundo os autores, essa modalidade tem como escopo o universo de significados, motivos, aspirações, valores, entre outros, o que compreende um aspecto não tangível da pesquisa. Algumas das características dessa modalidade de pesquisa consistem na objetivação do fenômeno, hierarquização das ações de descrever, compreender, explicar, precisão das relações entre o global e o local em determinado fenômeno, observância das diferenças entre o mundo social e o mundo natural, entre outros métodos. A pesquisa será qualitativa, bibliográfica e Fonseca aduz (2002) que, a pesquisa é realizada por meio de uma busca de estudos teóricos que já foram analisados e publicados, seja por meios eletrônicos ou escritos, tais como: artigos científicos, livros, entre outros.

CONCLUSÃO Com esse trabalho buscou exibir uma explanação do panorama sobre a utilização da energia no Brasil e sua importância buscando superar os desafios na procura por sustentabilidade e desenvolvimento. Todas essas questões fazem com que o homem busque formas cada vez menos agressivas a natureza, na construção civil os empreendimentos buscam o que chamamos de tripé fundamental: ambiental, financeiro e social. Embora os incentivos governamentais para o desenvolvimento de energias alternativas ainda sejam escassos a geração de energia através de paneis fotovoltaicos atende ao tripé fundamental. Nesta pesquisa foi realizada uma breve explanação sobe o desenvolvimento das células solares, no mundo e no Brasil, sendo esse equipamento fundamental para a geração de energia elétrica fotovoltaica, descreveu-se ainda suas vantagens e desvantagens.

Dentre as atuas fontes de energia disponíveis a energia solar apresenta um bom potencial quando comparado a energia provenientes de combustíveis fosseis ou de origem nuclear. Por permitir a possibilidade de ser gerada no ponto de utilização não e preciso grandes investimentos em sistemas de transmissão e o Brasil possui uma boa incidência solar em grande parte do seu território durante todo o ano. epe. gov. br>. acesso em 26 de novembro de 2021. RODRIGUES, RANIERE DOS SANTOS. Lavras: UFLA / FAEPE, 2001. ATHANASIA, A. L. The economics of photovoltaic stand-alone residential households: a case study for various European and Mediterranean locations. Solar Energy & Solar Cells, n. Conservação de energia: Eficiência energética de instalações e equipamentos. Procel. Itajubá, MG, Editora da EFEI, 2001. FONSECA, J.

J. K. A review on the diversity of photovoltaic water pumping systems. RERIC International energy journal, v. n. LAMARCA JUNIOR, M. p. MELIN, Monise Fernanda Maciel; CAMIOTO, Flávia de Castro. A importância de incentivos governamentais para aumentar o uso de energia solar. In: Revista GEPROS Gestão da Produção, Operações e Sistemas. v. A. Suprimento de eletricidade por meio de painel fotovoltaico: Programa computacional para dimensionamento. São Paulo, Brasil: V CLAGTEF – Congresso Latino-Americano de Geração e Transmissão de Energia Elétrica, 2003. MATAVELLI, A. C. Geração Distribuída de Eletricidade: inserção de edificações fotovoltaicas conectadas à rede no estado de São Paulo. São Paulo, 2002. PEREIRA, A. C. Geração de Energia para Condomínio Utilizando Sistema Fotovoltaico Autônomo – Estudo de Caso em Edifício Residencial com Seis Pavimentos, 2010.

S; BLASQUES, L. C. Sistemas híbridos – Soluções energéticas para a Amazônia. ed. Basilia, Basil: Miniestério de Minas e Energia, 2008. pdf?se quence=3&isAllowed=y>. Acesso em: 26 novembro. RIBEIRO, C. H. M. T. Comparação do Custo entre Energia Solar Fotovoltaica e Fontes Convencionais, 2006. f. Artigo do V CBPE : Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, dentro do tema Políticas públicas para a Energia: Desafios para o próximo quadriênio. SANTOS, Ísis Portolan dos. SOARES, G. F. W. VIEIRA, L. S. M. LIMA, A. A. N. Avaliação Técnico-Econômica da Aplicação de Sistemas Fotovoltaicos Individuais e de Centrais com Minirredsr na Eletrificação Rural. Caracterização, simulação e dimensionamento de sistemas fotovoltaicos de abastecimento de água. Recife, Brasil: Tese de Doutorado, Departamento de Energia Nuclear, Universidade Federal de Pernambuco, 2010.

GUIMARÃES, Daiane Costa. O impacto da aplicabilidade de tecnologia de placa fotovoltaica voltada para residência familiar usando prospecção tecnológica. f. ed. São Paulo: Atlas, 2006. GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. ed. Org. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. LAKATOS, E. M. Lisboa: Pactor, 2010. KOCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica. Petrópolis: Vozes, 2003, p.

250 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download