Portfólio - Startup de Consultoria

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Metodologia Ágil 5 2. Modelo de Maturidade 7 3. TAREFA 2 10 3. Sistemas centralizados 10 3. Sistemas distribuídos 12 3. No entanto, inicialização tornou-se um termo popular na década de 1990 e no início dos anos 2000, com marcas como Microsoft ou Apple crescendo em um ritmo mais rápido do que nunca. Startups não são como quaisquer outras pequenas empresas em um aspecto crucial: não é suficiente para uma startup ficar estagnada e gerar renda estável. Em vez disso, os fundadores e equipes de startups têm como objetivo uma coisa, e apenas uma coisa: crescimento. A Startup Consultoria de Tecnologia Computacional foi contratada para realizar uma consultoria para a empresa de roupas T-Shirt. É diante desse cenário que as tarefas constantes neste trabalho foram desenvolvidas. Aplicar os princípios do Agile aos processos de negócios internos de uma empresa é muito mais simples do que parece.

Você não planeja ou projeta uma iteração de um produto com antecedência na Metodologia Ágil. Em vez disso, o processo evolui em ciclos iterativos e auto nutritivos. Você trabalha em períodos curtos, chamados de sprints, que geralmente duram entre duas e três semanas, e cada membro da equipe precisa completar um conjunto de tarefas atribuídas a eles. No final de cada sprint, você envia as entregas correspondentes. Seus processos funcionam com total transparência utilizando a metodologia Scrum (por meio de Sprints ou organização de entregas de trabalho a cada duas semanas). As equipes que usam o Agile realizam reuniões diárias para analisar o estado de suas tarefas. Eles discutem o progresso que fizeram e o que está em sua lista de tarefas a fazer.

O cliente tem acesso total a essa metodologia de trabalho e, portanto, pode medir a conversão que cada ação está tendo. Eles revisam todas as entregas em detalhes e sinalizam quais melhorias devem acontecer. • Modelo Berkeley. • Disponibilidade Vamos escolher o CMM para aplicar na empresa de roupas. O CMM foi desenvolvido para descrever as fases dos processos de desenvolvimento de software, e o modelo foi posteriormente atualizado para Capability Maturity Model Integration em 2000 (CMMI Project Team, 2002) de uma maneira melhor. O Capability Maturity Model descreve cinco níveis evolutivos nos quais uma organização gerencia seus processos. As cinco etapas do CMM são as seguintes: • Inicial - os processos são improvisados, caóticos, raramente definidos. TAREFA 2 1 2 2. Sistemas centralizados Começamos com sistemas centralizados porque são os mais intuitivos e fáceis de entender e definir.

Sistemas centralizados são sistemas que usam arquitetura cliente / servidor em que um ou mais nós clientes são conectados diretamente a um servidor central. Este é o tipo de sistema mais comumente usados em muitas organizações em que o cliente envia uma solicitação ao servidor da empresa e recebe a resposta. Um exemplo de sistema centralizado é a Wikipedia. • Servidor. • Link de comunicação (cabos, wi-fi, etc. Arquitetura de Sistema Centralizado: Cliente-Servidor. O nó central que atende os outros nós no sistema é o nó servidor e todos os outros nós são os nós clientes. Limitações do Sistema Centralizado: Não é possível escalar verticalmente após um determinado limite - Após um limite, mesmo se você aumentar os recursos de hardware e software do nó do servidor, o desempenho não aumentará significativamente, levando a uma relação custo/benefício.

Sem degradação natural do sistema - falha abrupta de todo o sistema Menor possibilidade de backup de dados. Se o nó do servidor falhar e não houver backup, você perde os dados imediatamente Manutenção de servidor difícil - há apenas um nó de servidor e, por motivos de disponibilidade, é ineficiente e pouco profissional interromper o servidor para manutenção. Portanto, as atualizações devem ser feitas rapidamente (atualizações rápidas), o que é difícil e o sistema pode falhar. Sistemas distribuídos Em sistemas descentralizados, cada nó toma sua própria decisão. O comportamento final do sistema é o agregado das decisões dos nós individuais. Arquitetura do Sistema Distribuído: • Ponto a ponto - todos os nós são pares e trabalham para um objetivo comum • Cliente-servidor - alguns nós se tornaram nós servidores para a função de coordenador, árbitro, etc.

Limitações do sistema distribuído: É difícil projetar e depurar algoritmos para o sistema. Esses algoritmos são difíceis devido à ausência de um relógio comum; portanto, nenhuma ordenação temporal de comandos / logs pode ocorrer. Os nós podem ter diferentes latências que devem ser mantidas em mente ao projetar tais algoritmos. A complexidade aumenta com o aumento do número de nós. Ao mesmo tempo, as organizações precisam que esses diferentes hardwares e softwares trabalhem juntos para tornar os processos digitais mais eficientes. O problema é como fazer com que funcionem harmoniosamente quando não foram construídos para funcionar juntos? É aqui que entra o middleware. Normalmente, existem dois níveis em qualquer dispositivo. O primeiro é o operacional, que é o software de baixo nível cuja função principal é gerenciar os recursos do dispositivo e controlar as funções básicas do dispositivo.

O segundo nível são os aplicativos que devem ser executados no sistema operacional. O termo middleware é um pouco vago, pois não se refere a um tipo específico de software.  Em vez disso, refere-se a qualquer software que fica entre e vincula dois aplicativos separados. Se uma empresa depende muito de dados, pode-se considerar a implementação de middleware para que possa integrar os dados em vários aplicativos e sistemas. A integração torna o fluxo de dados entre os vários aplicativos muito mais fácil e permite que sua empresa se concentre em outros aspectos importantes do seu negócio, já que não precisa mais perder tempo em processos manuais. Alguns dos benefícios a serem obtidos com a implementação de middleware incluem: Melhor Agilidade Hoje, as empresas precisam fornecer serviços aos clientes em várias plataformas, incluindo na nuvem, no celular e por meio de plataformas de aplicativos tradicionais.

Inovação Rápida O cenário de negócios atual tornou-se muito competitivo. As empresas precisam reduzir drasticamente seus ciclos de desenvolvimento de produtos para que possam trazer produtos e serviços novos e inovadores ao mercado antes de seus concorrentes.  A implementação da tecnologia de middleware torna o processo de inovação muito mais fácil e rápido. Produtos e serviços podem ser lançados no mercado com muito mais rapidez, sem aumento nos custos de desenvolvimento. Por exemplo, uma rede de hotéis usou a tecnologia de middleware da Oracle para fornecer aos usuários informações em tempo real sobre a disponibilidade de quartos e tarifas diretamente no Google Maps. A tecnologia de middleware pode tornar o gerenciamento de informações muito mais fácil, fornecendo uma estrutura na qual um sistema de gerenciamento de informações pode ser projetado, construído e implantado.

Abaixo estão alguns exemplos de 3 middleware comumente usados ​​por empresas: Plataforma do aplicativo Red Hat JBoss Enterprise Esta é uma tecnologia de middleware poderosa e versátil desenvolvida pela Red Hat Software. Esse middleware tem uma base arquitetônica sólida, com requisitos de memória muito baixos e tempos de inicialização muito rápidos. O Red Hat JBoss Enterprise Application Platform também oferece integração com ferramentas DevOps como Arquillian, Jenkins e Maven. O middleware vem com um “centro de migração” que torna muito fácil mover os aplicativos existentes para esta plataforma. Uma das maiores vantagens do IBM WebSphere é que ele pode ser integrado a outros produtos IBM baseados em nuvem, como o serviço de banco de dados dashDB SQL e inteligência artificial Watson.

Uma assinatura de um ano do IBM WebSphere, incluindo suporte, custará cerca de US$ 14. por soquete de uso limitado. TAREFA 3 2 3 3. Conceitos fundamentais de WEB e a sua importância A Internet é uma rede global de bilhões de computadores e outros dispositivos eletrônicos.  Em vez disso, vamos examinar algumas das coisas mais importantes que você deve saber. É importante perceber que a Internet é uma rede global de cabos físicos, que podem incluir fios telefônicos de cobre, cabos de TV e cabos de fibra óptica.  Mesmo as conexões sem fio como Wi-Fi e 3G/4G contam com esses cabos físicos para acessar a Internet. Quando você visita um site, seu computador envia uma solicitação por esses fios a um servidor.  Um servidor é onde os sites são armazenados e funciona de maneira muito semelhante ao disco rígido do seu computador.

 Você já deve saber como os links funcionam, mesmo que nunca tenha pensado muito sobre eles antes.   Links são usados ​​para navegar na web.  Quando você clica em um link, geralmente ele o leva a uma página da web diferente.  Você também pode notar que o cursor muda para um ícone de mão sempre que você passa o mouse sobre um link. HTML5 e CSS3 HTML5 é a versão mais recente do Hypertext Markup Language, o código que descreve as páginas da web. Alguns dos módulos são mostrados abaixo: • Seletores • Box Model • Fundos • Valores de imagem e conteúdo substituído • Efeitos de texto • Transformações 2D • Transformações 3D • Animações • Layout de múltiplas colunas • Interface de usuário 5. TAREFA 4 Uma das primeiras escolhas que tive de fazer ao entrar no desenvolvimento de aplicativos Android foi qual linguagem de programação escolher.

Depois disso, era uma questão de onde obter informações sobre o idioma que escolhi. Então, realmente, começando com o idioma escolhido. Existe uma infinidade de ferramentas de desenvolvimento de aplicativos móveis para criar seu aplicativo favorito.  Isso interpreta o código escrito e depois o compila para que a CPU o compreenda. O Android Studio tem muitos tutoriais e documentação.  Ele também dá acesso às maiores bibliotecas em linguagens de programação junto com o código gratuito.  Facilita a vida dos programadores, oferecendo como: • Um designer visual; • Sugestões enquanto você trabalha; • Recursos poderosos e avançados; • Acesso ao armazenamento em nuvem. Xamarin Xamarin é a ferramenta de desenvolvimento de aplicativo móvel preferida para aplicativos nativos.  Ele permite escrever e implantar aplicativos móveis nativos para iOS e Android a partir de uma única base de código.

Características: • Acelere a curva de aprendizado usando habilidades para desenvolver aplicativos móveis nativos • Crie aplicativos móveis verdadeiramente nativos com JavaScript.  Use habilidades da web, como Angular e CSS • Centenas de plug-ins NativeScript estão disponíveis para capacitar aplicativos móveis nativos • A equipe NativeScript oferece três implementações completas de aplicativos do mundo real 4. Linguagens de Programação A escolha da linguagem mais adequado dependerá do tipo de aplicativo Android que você está desenvolvendo. Por exemplo, se estiver desenvolvendo um aplicativo Android que fosse uma aventura 3D ou um jogo de tiro em primeira pessoa, Unity e C # seria uma boa escolha de linguagem de programação. Java depende de máquina virtual.  Isso significa que ele não compila para código de processador nativo.

 A máquina virtual entende o formato de bytecode Java.  A máquina virtual é capaz de interpretar o bytecode, o conjunto de instruções, e então executa o programa. Existem dois tipos distintos de compilação de dados usados ​​por máquinas virtuais, Just-in-time e ahead-of-time, sendo o último mais rápido.   B4A é BASIC 4 Android.  O nome diz tudo.  É BÁSICO, mas para aplicativos Android. Novamente, ele vem com prós e contras: Os prós • BASIC 4 Android permite o desenvolvimento de aplicativos Android; • É uma boa maneira de começar a codificar; • Aplicativos poderosos podem ser desenvolvidos usando BASIC 4 Android; • A comunidade apoia. Os contras • O Basic não oferece suporte ao Android Studio; • BASIC 4 Android não é a escolha mais popular para a codificação de aplicativos Android; • Isso não é adequado para o desenvolvimento de aplicativos Android de ponta; • É muito difícil desenvolver aplicativos com as especificações de “Material Design”; • Seu uso não é gratuito.

 C # também é uma excelente escolha para aprender a codificar. Corona/LUA Corona está entre as opções mais simples para desenvolver aplicativos Android, oferecendo boa potência e controle. A codificação em Corona é LUA.  É mais fácil de usar do que Java, pois é usado com o Corona SDK. Existem alguns benefícios em usar o Corona SDK para desenvolver aplicativos Android.  Isso é usado para escrever o código.  Tal como acontece com outras linguagens de programação, existem prós e contras em usar Corona/LUA. Os prós • Oferece uma introdução fácil à codificação; • É uma linguagem de programação muito rápida de usar; • Suporte para todas as bibliotecas nativas, o que significa a capacidade de publicar em várias plataformas; • Capacidade de executar código usando um emulador sem compilar.

Os contras • É necessário um editor de texto para inserir o código; recomenda-se o Notepad ++; • A linguagem precisa de algumas habilidades de codificação para ser usada; • É limitado em comparação com algumas das outras linguagens de programação; • Recursos como compras no aplicativo ou uso da API do Android significam que os usuários precisam pagar uma taxa. Ter que baixar um editor de texto adicional é um pouco cansativo.   Kotlin possui um plugin IDE que funciona perfeitamente.  Inclui vários recursos oferecidos em Java.  Outra semelhança que ele compartilha com o Java é o tempo de compilação.  Em alguns casos, descobri que compilar em Kotlin é mais rápido do que em Java. O Android Studio e o Kotlin se integram perfeitamente.  Em 2020, uma das consequências da pandemia COVID-19 foi um aumento dramático da demanda por certas categorias de aplicativos móveis.

 O número de downloads de Zoom, Google's Meet, Microsoft's Teams disparou e, em algum ponto, a capitalização do Zoom ultrapassou o de Boing.  Os aplicativos móveis que ajudavam as pessoas a se adaptarem e a lidar com a doença se tornaram extremamente populares e - para atender à demanda em rápido crescimento - as empresas tiveram que investir pesado no desenvolvimento desses aplicativos para aumentar sua capacidade e trazer novos recursos. Este ano de 2021, porque a pandemia ainda está aqui, é completamente justificado para aplicativos móveis de videoconferência, entrega, educação remota e streaming de mídia para continuar a dominar o cenário móvel.  Ao mesmo tempo, como várias vacinas são administradas a milhões de pessoas em todo o mundo, devemos esperar que a dependência dessas plataformas diminua, mas no momento a demanda ainda é muito alta.

No entanto, é crucial para uma startup identificar qual é sua solução inovadora ou sua história de ciclo de vida de startup e capitalizar sobre isso. Há uma razão pela qual os pitch decks tendem a ter um formato que cobre tudo, desde o problema à solução e composição da equipe - esses tópicos são, afinal, o que ajuda qualquer investidor a identificar “uma boa startup”. Neste estudo vimos várias possibilidades que a empresa pode adotar o que vai deixa-la mais tecnológica e funcional, com mais eficácia e rapidez nos desenvolvimentos dos processos de trabalho. Hoje em dia as empresas necessitam acompanhar todos os avanços tecnológicos porque as tecnologias será o futuro de todas empresa. É preciso ir acompanhando, adaptando e realizando novas descobertas nesse ramo da tecnologia para assim poder acompanhar e continuar no mercado competidor.

srv. br/o-que-e-uma-startup. Acesso em: 10 fev. VIBE.  Consultoria para startups.

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