Portfólio A importância do lúdico na Educação Infantil

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Nesse contexto, o presente trabalho terá como objetivo discutir a importância do lúdico na educação infantil, pois nessa fase de aprendizagem as crianças estão desenvolvendo suas potencialidades e habilidades que serão carregadas por toda sua trajetória educacional. Dessa forma, o professor tem papel de mediador, que incentiva o aprendizado de forma dinâmica, participativa e lúdica, de modo que as crianças aprendem brincando. O referido trabalho também apresentará uma sequência didática com uma proposta lúdica destinada a crianças na faixa etária de quatro anos. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇAO INFANTIL É essencial que o professor de educação infantil ofereça ambientes lúdicos, capazes de desenvolver diversas habilidades das crianças, durante o processo de ensino aprendizagem.

Observa-se que a ferramenta mais útil neste sentido são os jogos e brincadeiras. Crescemos ouvindo de nossos professores para deixar as brincadeiras para hora do recreio. Ao brincar a criança está potencializando a aprendizagem e com ela adquirindo o conhecimento. Por certo, a brincadeira vai além de ser somente entretenimento no ambiente escolar, ela vem para contribuir com a aprendizagem da criança de forma significativa, tornando assim o ensino integral nesse processo, atuando no aspecto físico, social, cultural, afetivo e cognitivo. As brincadeiras podem ser desenvolvidas por meio de apresentações teatrais, onde as crianças conseguem integrar-se, socializar, representar e si conhecer. Também conseguimos trabalhar o lúdico através de danças e recreações dirigidas, onde as crianças devem seguir comandos e aprendem a respeitar a vez, tanto dela quanto do colega.

Faz-se necessário assim entender a relação entre educar e cuidar, onde a Educação Infantil necessita ser compreendida não só como uma instância de aprendizagem que instrui ou um lugar apenas de guarda e proteção, mas uma construção entre o cuidar, brincar e interagir. Considerando o exposto, ressalta-se que a brincadeira deve ser realizada por meio de objetos concretos, onde seja possível que a criança toque e sinta os objetos como meios de experiências e sentimentos. Um dos objetivos do brinquedo é dar à criança um substituto dos objetos reais, para que possa manipulá-los. Dessa forma, de acordo com Fantacholi (2011, p. Na educação de modo geral, e principalmente na Educação Infantil o brincar é um potente veículo de aprendizagem experiencial, visto que permite, através do lúdico, vivenciar a aprendizagem como processo social.

O brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento sucede por meio de trocas mútuas que acontecem durante toda existência. Desta forma, o brincar proporciona o desenvolvimento de habilidades essenciais como a atenção, a memória, a imitação, a fantasia, além de ampliar áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, socialização e capacidade criadora. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Tema: Aprendendo de forma lúdica Tempo previsto: 3 aulas Faixa etária: 4 anos de idade Apresentação da sequência: Serão realizadas três propostas de aulas onde serão trabalhados os diversos aspectos da ludicidade para crianças de 4 anos de idade, as quais serão instrumentos para o melhor desenvolvimento do aprendizado infantil.

PLANO DE AULA 1 Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Campos de experiência Desenvolvimento Recursos Avaliação (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. Corpo, gestos e movimentos. História: O Menino e a Bola Atividade 2. Contar quantos animais aparecem na história e desenhar os animais da historinha. Atividade 3. Bola na parede e brincadeiras com a sombra no pátio da escola imitando um animal. Bolas e animais impressos. CONSIDERAÇÕES FINAIS No presente trabalho, foi possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre, assim como foi possível conhecer um pouco mais sobre a importância da ludicidade na Educação Infantil, como ferramenta fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento de crianças nessa fase da vida.

A estratégia da ludicidade como elemento chave, capaz de auxiliar no complexo processo de ensino e aprendizagem, torna-se fundamental, pois discute o aprender e o ensinar. No entanto, o aprender com sentido, com significado, na construção da vivência, de interação com o objeto a ser aprendido. Sendo assim, percebe-se que a metodologia do professor é essencial para impulsionar a aprendizagem de maneira significativa, de acordo com os achados deste trabalho. Dessa forma, os assuntos abordados neste trabalho possibilitaram reflexões importantes sobre a importância de se trabalhar a ludicidade na Educação Infantil como “carro chefe” da aprendizagem de crianças nessa fase da vida, pois o lúdico possibilita vários aprimoramentos em diversos âmbitos do desenvolvimento. LEI Nº 9. DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Brasília, DF: 1996. Disponível em: http://www. gov. br/. Acesso em: 03 de junho de 2021. CARMO, C. P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática docente. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. MORAES, G. S.

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