NOVAS TECNOLOGIAS NO APOIO E ATENÇÃO AOS CUIDADOS DA SAÚDE

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

As tecnologias em saúde estão presentes desde a prevenção de doenças até o tratamento e recuperação da saúde das pessoas. A utilização correta das tecnologias em saúde e a atualização constante das informações sobre elas são imprescindíveis para um maior benefício para os pacientes e também para os seus cuidadores e familiares. Tecnologias como robótica, realidade virtual , e jogos voltados aos tratamentos e recuperação e de grande importância a tecnologia aplicada à saúde engloba todos os dispositivos, produtos, técnicas e mecanismos de gestão que viabilizam a prevenção de doenças e reabilitação das pessoas, melhorando sua qualidade de vida. Palavras-chave: Tecnologias , Realidade virtual, Robótica , Qualidade de Vida. INTRODUÇÃO Podemos definir a tecnologia da saúde como todas as soluções desenvolvidas a partir da combinação entre essas duas grandes áreas.

A cirurgia robótica encaminha-se como uma nova revolução da cirurgia moderna, por associar todos os benefícios da cirurgia minimamente invasiva, com a vantagem da estabilidade da imagem, aliada ao recurso da terceira dimensão (3D), diminuição dos tremores das mãos dos cirurgiões e a mobilidade da instrumentação intracorpórea, principalmente em campos operatórios de espaços mais restritos(2). Alguns estudos demonstram que a cirurgia robótica oferece vantagens em comparação com a laparoscopia, destacando-se incisões e cicatrizes menores, menor perda sanguínea, diminuição da dor e do uso de medicação, recuperação com maior rapidez, diminuição do risco de infecção e tempo de internação reduzido, com possível alta no mesmo dia. A principal desvantagem dessa tecnologia é o custo demasiadamente elevado(3).

As principais publicações sobre cirurgias robóticas concentram se na área médica com enfoque na técnica cirúrgica, havendo uma carência de estudos com o foco na enfermagem e seu papel frente ao atendimento do paciente que é submetido à cirurgia com essa nova tecnologia. Nos Estados Unidos a tecnologia robótica encontra-se bem desenvolvida, desde o início do século XXI, onde existem mais de 1. No contexto acadêmico, o benefício da Realidade Virtual (RV) é expressiva, pois aumenta a capacidade de aprendizagem do aluno. Segundo Montero (2003) “o conhecimento é construído buscando a informação e explorando um dado como se de fato ele existisse, o que traz maior motivação ao estudante. ” O aluno consegue em seu período teórico realizar exercícios práticos, possibilitando explorar melhor o conteúdo.

Com atividades criadas em ambientes digitais, é possível simular procedimentos médicos, como cirurgias aumentando o nível de imersão do aluno. Ajudando no treinamento e compreensão para quando for preciso realizar o procedimento em pessoas reais. Finalmente, as ciências e as inovações tecnológicas devem ser conduzidas de modo a priorizar a solução dos graves problemas estruturais e globais da humanidade, num compromisso efetivo de contribuir, de forma significativa, para uma sociedade mais digna, justa, solidária e sustentável para com a saúde e qualidade de vida das pessoas. REFERÊNCIAS 1. Ulmer B. Best practices for minimally invasive procedures. AORN J [Internet]. Available from: http:// dx. doi. org/10. s00464-014-3916-9 3. Darzi SA, Munz Y. J Nurs UFPE [Internet] 2013 [cited 2018 May 19];10(7):6288-93.

Available from: https://doi. org/10. v7i10a12268p6288-6293-2013 12. Madureira DMF. MONTERO, Edna; ZANCHETT, Dinamar. Realidade Virtual e a medicina. Disponível em: http://www. scielo. br/scielo.  Revista Brasileira de Enfermagem, v. p. CAIANA, Tayane Leoncio; NOGUEIRA, Dhyego de Lima; LIMA, Ana Carollyne Dantas de. A realidade virtual e seu uso como recurso terapêutico ocupacional: revisão integrativa. Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, v. STRIMBU, Ion.  Robótica em medicina dentária. Tese de Doutorado. SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo et al. Cirurgia robótica: aspectos bioéticos. In: Anais da VI Escola Regional de Computação aplicada à Saúde. SBC, 2018. CAVEIRO, Diogo Barbosa.  Opinião dos alunos e docentes da Faculdade de Ciências da Saúde sobre a introdução de óculos de realidade virtual e holograma na prática e ensino da Medicina.

Tese de Doutorado. SciELO-Editora FIOCRUZ, 2018.

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