Uma análise SWOT do Brasil apontando os principais pontos relativos ao desenvolvimento sócio-econômico

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Economia

Documento 1

Porém muitos fatores importantes foram deixados de lado, os investimentos em infraestrutura e educação, fatores de grande importância para o desenvolvimento socio econômico foram postergados. As políticas econômicas implementadas no início da segunda década, como a expansão e uso indevido dos gastos públicos, a intervenção do Estado no setor privado, e o uso de bancos públicos para financiamento produtivo indireto, mergulharam o Brasil em uma enorme crise fiscal. Dessa forma o objetivo do trabalho é apresenta uma análise Swot do Brasil, fazendo apontamento sobre o desenvolvimento sócio econômico do país. ANÁLISE SWOT O gráfico abaixo mostra os pontos forte e fracos no ambiente interno e as oportunidades e ameaças no ambiente externo, do desenvolvimento econômico do Brasil Figura 1 - Análise Swot do Brasil Fonte: Elaboração própria.

AMBIENTE INTERNO No que se refere a análise do ambiente interno, as força e fraquezas do país são fatores internos que podem ser gerenciados. Segundo do IBGE com base nos dados da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF). O primeiro semestre de 2020 foi marcado com nível de investimento direto de 15,5% do PIB, menor taxa desde 1965. Segundo a mesma pesquisa a falta de confiança no investimento de longo prazo é o fator principal que os investidores levam em consideração ao realocar seus recursos no país. Produtividade Em comparação com outros países, a eficiência do trabalho do Brasil é baixa. No entanto, a situação piorou nos últimos anos. AMBIENTE EXTERNO No que se refere a análise do ambiente externo, as oportunidades e ameaças do país, são fatores que externos no qual não há como influência de forma direta, porém ao identificar é possível gerenciar tais elementos e agir a medida que uma dessas ameaças ou oportunidades seja efetivada.

que podem ser gerenciados. Ou seja, na medida que é identificados esse elemento é possível tomar decisões com intuito de melhorar as fraquezas e fortificar os pontos fortes. OPORTUNIDADES Nesse tópico será abordado as principais oportunidade que pode incentivar o desenvolvimento socioeconômico do país, são eles: Investimento, Produtividade e Tecnologia. Industrialização A Industrialização no Brasil é demasiadamente baixo, tal fator tornasse uma oportunidade para diversas empresas explorarem o mercado de consumo brasileiro, dado o baixo nível de concorrência, assim, além de conquistar um grande parcela de consumidores as indústrias também não terá preocupação quanto a mão de obra e matéria prima, dado que esses dois existe em abundância no nosso país, 3. CONCLUSÃO É possível concluir que para desenvolvimento socioeconômico do país é necessário a implementação de diversas medidas.

O Brasil possui uma gama de recursos naturais com uma das maiores matrizes energéticas do mundo, além de um mercado consumidor comparável aos países desenvolvidos. Porém dado ao baixo nível de escolaridade que gera cada vez mais um gap de produtividade entre o Brasil e os demais países, o baixo nível da infraestrutura nacional seja ela econômica ou social, e o nível cada vez menor de investimento. Tornasse uma barreira para tal desenvolvimento. Assim é necessário políticas que busque a expansão e melhoramento da educação no país, que permita o desenvolvimento de tecnologia para que haja um ganho de produtividade e aumento da renda per capita.  Revista Conjuntura Econômica, v. n. p. PASTORE, Affonso.  Infraestrutura: Eficiência e Ética.

150 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download