PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Título nível 4 – Seção quaternária 1 2. Título nível 5 – Seção quinária 1 3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 1 3. EXEMPLO DE GRÁFICO 1 3. EXEMPLO DE FIGURA 1 3. EXEMPLO DE QUADRO 1 3. Este trabalho busca apresentar os principais pontos sobre as disciplinas estudadas no semestre e para que isso fosse possível, a metodologia adotada na formulação deste trabalho foi baseada em pesquisas bibliográficas, através de consultas a livros, revistas, pesquisa de manuais, artigos publicados na internet, entre outros para que assim o trabalho pudesse ser realizado. DESENVOLVIMENTO A educação infantil no Brasil está passando por mudanças drásticas e, ao longo do tempo, as políticas educacionais, o conhecimento, a legislação, a estrutura institucional e os parâmetros de funcionamento estão impulsionando as mudanças e a implementação de políticas públicas e planos voltados para a assistência à infância Os direitos da criança são regulados de acordo com modelos científicos e institucionais e produzem uma infância administrada, conforme as melhores expectativas para elas ou como melhor prepará-las para a vida em sociedade, visando a uma formação para a vida social A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta a aprendizagem básica que todo aluno (seja uma escola pública ou privada) deve desenvolver.

O BNCC é uma ferramenta que ajuda a melhorar a qualidade e a equidade, garantindo que toda criança e jovem brasileiro tenha o mesmo direito de aprender, não importa onde estude, além disso, a base orientará cursos em todos os estados e municípios brasileiros. O BNCC permite a promoção de uma maior continuidade e clareza de elementos-chave para garantir a aprendizagem dos alunos nestas fases, tais como: Recursos didáticos; Avaliações externas; Treinamento de professor; Projetos Pedagógicos; Currículo redes entre as escolas (BRASIL, 2018). O currículo é uma parte importante da prática escolar porque orienta a prática de ensino que deve ser transmitida pelos professores para que sejam descobertas habilidades que os alunos precisam desenvolver. Os professores atualmente têm que lidar com alunos que estão imersos no mundo da tecnologia e são muito informativos.

Os nativos digitais, pessoas que gostam naturalmente das facilidades e dos desafios do mundo tecnológico, nem sempre conseguem focar nos antigos métodos de ensino e sentir-se motivados. Portanto, é muito importante considerar estratégias de ensino inovadoras que possam acompanhar a nova geração de jovens sem perder a motivação. O Guia Curricular do BNCC mostra o impacto dinâmico das mudanças que permeiam a cultura contemporânea, fato que ocorre por meio da invenção do dispositivo de produção da verdade, ou seja, o conhecimento e a verdade são guiados e sustentados por crenças, costumes e interesses, e pelo discurso organizacional na produção. As estratégias e táticas que geram subjetividade nas crianças, e a experiência escolar que gira em torno do conhecimento, contribuem para a construção da identidade de nossos alunos nas relações sociais.

Portanto, o conteúdo é processado por meio da experiência, motivação, pesquisa, descoberta e ajuda dos professores e incentivo ao auto-estudo. A tendência progressiva do ensino propõe a mudança social, questionando as relações e utilizando a educação como ferramenta de mudança social. As tendências pedagógicas progressistas subdividem-se em: pedagogia progressista libertária, pedagogia progressista libertadora e pedagogia progressista crítico-social dos conteúdos (GUEDES, 2016). Libertária: A maneira como um aluno ensina pode melhorar sua compreensão da realidade de sua vida. Isso cria um senso de consciência política e a necessidade de mudar a realidade. Quando um aluno fez uma afirmação errada em algum momento, ou até mesmo errou uma pergunta durante a avaliação, deve-se tentar entender a lógica que ele usou e suas idéias.

Essa abordagem mostra ao aluno que ele cometeu um erro, mas não o reduz, pelo contrário, faz com que ele se sinta importante e que tenha um forte entendimento de qualquer conteúdo. Os professores da Escola Machado de Assis, precisam compreender as mudanças sociais, os momentos históricos atuais e como isso afeta a prática docente. Libâneo e Saviani são grandes pensadores e estudiosos da prática docente, objetivando a qualidade do ensino e a autonomia dos alunos na busca do conhecimento, neste caso os professores atuam como mediadores. Nesse sentido, eles observam várias tendências a partir de suas próprias pesquisas e aprendizagens para que os professores possam refletir sobre seus métodos em sala de aula, e até mesmo destacar os resultados que alunos, escolas e sociedade podem obter se seguirem determinada tendência.

Argumento: Debate com base em fatos, dados e informações confiáveis, buscando formular e defender idéias que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável nos níveis local, regional e global. Autoconsciência e autocuidado: Compreenda-se, valorize-se e cuide da própria saúde física e mental, compreenda-se na diversidade do ser humano, reconheça as emoções de você e dos outros, tenha capacidade de autocrítica e processamento. Empatia e cooperação: Use a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, respeite-se e promova o respeito pelos outros e pelos direitos humanos, acolha e valorize a diversidade. Responsabilidade e cidadania: Tomar decisões com base nos princípios da ética, democracia, tolerância, sustentabilidade e solidariedade com base em ações individuais e coletivas de autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

CONCLUSÃO Todos esses requisitos estão no documento BNCC, indicando que se trata de um programa educacional que promove a integridade humana. Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. n. mar 2021. BRASIL, Ministério da Educação. pro. br/tendencias-pedagogicas/>. LEI de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9. de 1996. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas, 2017. Indagações sobre currículo: currículo e desenvolvimento humano. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. MEC. Base nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum. SANTOS, Raquel Elisabete de Oliveira. Pedagogia histórico crítica: que pedagogia é essa? Horizontes, v.

n. p. mai. p. jan. jun.

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