Metodologia Ciêntifica

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Em “Convite à Filosofia” unidade 7 de “As Ciências”, Marilena Chauí irá dizer que os fenômenos observáveis não podem ser lidos como “verdade”, pois estes estão imersos as certezas cotidianas presentes em uma sociedade. Estas certezas por sua vez, são transmitidas de geração em geração e, em alguns casos, podem ser transformadas em crenças religiosas que tendem a se apresentar como uma doutrina inquestionável. Segundo Chauí, será atribuído aos especialistas a tarefa de verificar através da ciência estes fenômenos. Chauí destaca que o pensamento cientifico da cultura ocidental faz o uso da razão para compreender a realidade. A lógica seria responsável por reger o pensamento cientifico contemporâneo, este é moldado a partir da construção de um objeto que será submetido a analise, síntese e interpretação.

É de responsabilidade das ciências enxergar as certezas como problemas e obstáculos que precisam ser explicados, desta maneira as características da atitude científica se distinguem das características do senso comum. Chauí descreve o saber científico como objetivo, homogêneo e generalizador. Estes “não reúnem nem generalizam por semelhanças aparentes, mas distinguem os que parecem iguais, desde que obedeçam a estruturas diferentes”, apresentam explicações racionais e verdadeiras para os fatos opondo-se ao magico e misterioso, permitindo que o conhecimento liberte do medo. As explicações científicas são construídas através do trabalho de investigação científica dos fatos que irá adotar métodos e ferramentas para sua compreensão, o conhecimento é aberto para mudanças, não instituindo verdades absolutas.

A diferença do senso comum para a ciência segundo Chauí é de que o senso comum é formado por concepções infundadas da realidade, com opiniões baseadas em “verdades” pré-estabelecidas, por preconceitos estabelecidos, e por tradições arraigadas, já a ciência se debruça sobre a racionalidade se utilizando de métodos de pesquisa baseados em regras, normas e procedimentos para elaborar teorias científicas com a objetividade de descrever e explicar algo claro sobre a realidade. O objeto de estudo só se torna uma questão sociológica quando este for desconstruído e reconstruído a partir de uma ótica cientifica, a pesquisa se apresenta de forma infinita, dando espaço para novas concepções e visões sobre fenômenos sociais. Ainda sobre o abjeto de estudo, Cyril Lemieux em “Problematizar” segundo capítulo de “A pesquisa sociológica”, apontará que um próximo passo para estruturar o objeto de estudo é problematizar questões de maneira sociológica.

Ao escolher um tema de pesquisa é preciso diferenciar um problema social que está posto na sociedade e afeta uma grande parte de população, de um problema sociológico. Para Lemieux é preciso que o cientista consiga transformar os problemas sociais em problemas sociológicos, sendo importante construir “boas” questões, tornar problemático o mundo social. O ato de problematizar o que está posto como normal e produzir enigmas faz o pesquisador sair do problema social e passar para um problema sociológico. É dever do sociólogo construir seu próprio modo de ver o mundo pautado na ciência, se desvinculando das representações sociais As representações sociais tendem a se parecer naturais, é comum aos indivíduos naturalizarem questões do mundo que estão inseridos, estas representações comuns devem ser criticadas pelos sociólogos, pois não existe naturalidade na sociedade.

As representações são produtos de uma determinada época e de uma determinada região, desta maneira, os problemas sociais não podem ser vistos como algo natural. Os conceitos prontos não podem ser utilizados como verdades, a estes cabe a investigação e a desconstrução uma vez que outras ciências também poderão ser senso comum. Seguindo o pensamento de Lenoir é preciso que o sociólogo se atente para não considerar os conceitos como algo resolvido, mas sim como algo a ser explicado. As representações sociais se tornam autônomas e naturais e por isso há a necessidade de averiguar a história destas, analisando a forma como surgiram e por quais transformações socais foram responsáveis.

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