A cultura e a casca de banana

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Turismo

Documento 1

As cenas protagonizadas pelos atores se passam em um zoológico onde será representado de forma ficcional diálogos entre um homem e um chimpanzé sobre “evolução das espécies, instinto e inteligência, alma e religião” através da perspectiva dos dois seres. O documentário mostra que apesar da diferença entre o ser humano e o chimpanzé, eles possuem certa proximidade genética e dentro da ficção podem se entender. O chimpanzé inicia expondo sua visão sobre os seres humanos dominarem a tecnologia, mas serem a pior espécie que existe no mundo, acrescenta que o homem se sente superior a todas as espécies, age como se fosse o centro do mundo e por isso tem a concepção que podem dominar qualquer espécie.

Oposto a isto, o homem argumenta sobre sua superioridade segundo a lógica de que quem se encontra dominado em um ambiente controlado é o chimpanzé. Neste dialogo o chimpanzé irá mostrar ao homem que não a razão que explique sua superioridade sobre as outras espécies pois, o ser humano não sabe viver em harmonia com o planeta, não possui o senso de socioambientalíssimo que consiste em dizer que o homem e o meio ambiente são uma só coisa. Entre as consequências das ações humanas, estão as crises climáticas, a extinção de algumas espécies. Estes fatores são específicos da raça humana, a relação de exploração e degradação são postas apenas pelo homem, e estes fatores deixa claro que a espécie humana ao se subjugar como o centro do mundo e querer impor sua superioridade, demostra que suas ações são letais para todas as outras espécies existentes no mundo.

Em um segundo momento a narrativa do documentário mostra que as relações sociais dos seres humanos também são marcadas pela exploração devido a lógica de produção capitalista que visa o lucro acima de tudo. O consumismo, característica das sociedades contemporâneas, é responsável por moldar os valores dos indivíduos instaurando o consumo massivo de mercadorias e serviços que tem por finalidade o enriquecimento de apenas uma parcela da sociedade. O sistema capitalista com suas engrenagens se torna o responsável por criar a necessidade de consumo nos indivíduos, mantendo a base das relações sociais através do que se é consumido, desta maneira as pessoas se tornam o que consomem.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download