O uso dos jogos digitais como recurso pedagógico no contexto educacional durante a pandemia

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Com escolas fechadas, a educação continua sendo um direito, por essa razão, escola, professores e famílias precisaram encontrar um meio deste direito ser assegurado, sendo então necessário passar a utilizar a tecnologia a favor da educação. Neste novo cenário diversas dificuldades foram encontradas, tanto pelas escolas e professores, quanto aos alunos e familiares. Neste trabalho, foi feita uma pesquisa a respeito das desigualdades e dificuldades encontradas neste novo modelo de ensino, e feito um plano de aula utilizando um jogo online, levando em conta as especificidades de um aluno com deficiência auditiva. DESENVOLVIMENTO No ano de 2020, uma mudança inesperada colocou o rumo da educação em outra realidade, levando a escola a buscar outros meios de ajudar seus alunos a construir o seu conhecimento.

O vírus COVID-19 é uma doença respiratória aguda causada por um novo vírus do tipo corona, que surgiu em 2019 e foi caracterizada pela Organização Mundial da Saúde como uma pandemia. Os professores passam por diversos desafios diariamente, seja dentro de sala de aula, ou em frente ao computador prestando apoio aos alunos. As dificuldades enfrentadas no tipo de ensino remoto vão desde a falta de internet, ou internet lenta, falta de conhecimento a cerca das tecnologias e a desmotivação do professor e alunos. A escola deve oferecer aos professores formação adequada, cursos que os levem a conhecer as tecnologias e como utilizá-las de uma forma que beneficie seus alunos e que seja realmente eficaz no desenvolvimento de todas as potencialidades dos alunos.

Além de todos os desafios ligados a utilização das tecnologias para as aulas remotas, é preciso se pensar também na inclusão dos alunos com necessidades especiais nessas aulas. É um direito dos educandos o acesso a uma educação inclusiva, levando em consideração todas as suas especificidades. As palavras formadas deverão ser escritas no caderno e em seguida será feito o desenho. Durante a aula o professor mostrará aos educandos como cada palavra formada é feita em língua de sinais, e os educandos deverão repetir os movimentos. Após o tempo do jogo ter terminado os alunos precisam contar para o professor como foi sua experiência com o jogo e quantos pontos fez. RECURSOS: Jogo online disponível em: < https://brincandocomarie. com. A inclusão de alunos no modelo de ensino remoto é algo que deve ser levado em conta, utilizando meios que incluam o aluno na sua turma garantindo seus direitos.

REFERÊNCIAS CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A. Campinas, vol. n. Especial, p. out. Jogo online disponível em: < https://brincandocomarie. ufrgs. br/renote/article/view/95722/53814 Acesso em: 16. dez. SANTOS, Fábio Maurício Fonseca; ALVES, André Luiz; PORTO, Cristiane de Magalhães. Educação e Tecnologias: Potencialidades e implicações contemporâneas na aprendizagem.

150 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download