Relatório de estágio Anos Iniciais - UNOPAR e Anhanguera

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

ATIVIDADE C. ATIVIDADE D. ATIVIDADE E. ATIVIDADE F. CONSIDERAÇÕES FINAIS. Nesse contexto, segundo a literatura, percebe-se que, cada vez mais, fragmentar as disciplinas em conhecimentos prejudica o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, apesar dessa constatação, é consenso da literatura de que os movimentos interdisciplinares não são efetivados no sistema escolar por suas fragilidades, que ainda não possibilitam o trabalho articulado e colaborativo na escola. Nessa perspectiva, o autor aponta que a prática da interdisciplinaridade não é efetivada na escola, pois os próprios professores tem uma formação inicial com base em uma estrutura disciplinar, mas que nos dias atuais, as disciplinas escolares necessitam cada vez mais umas das outras, para uma melhor compreensão dos estudantes entre a teoria e a prática, formando sujeitos mais críticos e criativos.

De acordo com a leitura, o autor destaca que a interdisciplinaridade ainda é um conceito complexo e utópico, pelas questões supracitadas, mas que é possível pois os conhecimentos estão cada vez mais se relacionando, os processos de ensino-aprendizagem se modificando, onde o ensino tradicional já não cabe mais no ambiente escolar do século XXI. Nesse contexto, ressalta-se que a sociedade de modo geral, está se direcionando para um conhecimento cada vez mais totalizante e unido, o que cabe ser refletido na escola da atualidade, de modo com que os estudantes aprendam de uma forma mais objetiva, atrativa e significativa, relacionando os conhecimentos com a sua realidade. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? A BNCC é o principal documento norteador atual da educação nacional, que rege a Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e todos os projetos pedagógicos escolares devem ser construídos tomando como base este documento.

A partir da leitura realizada, percebe-se que os profissionais que construíram o PPP levaram em consideração as competências gerais da Educação Básica em toda a sua construção, atentando-se nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento nos diferentes níveis de ensino, preocupando-se em proporcionar aos estudantes daquela comunidade escolar, uma educação integral, de qualidade, e levando em consideração as características daquela comunidade. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação? De acordo com a leitura realizada, identificou-se que a escola realiza uma avaliação processual, em todos os níveis de ensino, considerando as especificidades de cada faixa etária e os diferentes tipos de aprendizagem dos estudantes.

No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar. A relação entre a equipe administrativa e pedagógica na escola é fundamental para a garantia da qualidade dos processos educativos na escola. A equipe administrativa deve trabalhar colaborativamente com todos os profissionais da escola, atuando em rede para o melhor atendimento aos alunos. É função da equipe administrativa elaborar um plano de ação, e colocar essas ações em prática colaborativamente, por meio de uma gestão democrática, com muito diálogo e trabalho colaborativo. Além disso, segundo o material disponibilizado, a equipe diretiva também tem a função de acompanhar a evasão, aprovação e reprovação dos estudantes, e nesse contexto, deve elaborar estratégias para realizar o resgate desses alunos e também para superar as dificuldades de aprendizagem, em colaboração com a equipe pedagógica.

Nesse contexto, considera-se que a fragmentação dos conteúdos dificulta o processo de ensino e aprendizagem, e a melhor forma de se oportunizar uma aprendizagem significativa aos estudantes, é partindo de situações concretas da realidade dos educandos, de forma transdisciplinar e colaborativa. ATIVIDADE E – Conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, conforme respectivo estágio De acordo com a situação-problema apresentada para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, alguns aspectos precisam ser considerados para a realização do planejamento das aulas, de modo a utilizar-se de metodologias ativas que contribuam para a transformação do contexto educacional citado, e para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na escola relatada. Nessa perspectiva, para o planejamento das aulas e utilização de metodologias ativas, serão considerados os seguintes fatores da realidade da escola: baixo rendimento, poucos recursos financeiros e tecnológicos e uso ilimitado dos aparelhos celulares sem fins pedagógicos.

Nesse contexto, como possibilidades de aplicação de metodologias ativas nas aulas, dentre outras possibilidades, visualizo a Gamificação, o Ensino Híbrido e a Aprendizagem Baseada em Problemas como metodologias que contribuirão de forma significativa ao longo das aulas no estágio curricular, no contexto da situação-problema. Dessa forma, a abordagem utilizando-se dessas metodologias serão detalhadas a seguir: - GAMIFICAÇÃO As aulas gamificadas serão desenvolvidas de forma mais expressiva, considerando o contexto de uso excessivo dos aparelhos celulares pelos estudantes. Depois de conhecer o que as crianças sabem sobre a estação do ano Primavera, a professora mostrará um vídeo com uma história contada. A história será do livro “A sementinha”. Após ouvir a história, a professora convidará as crianças para semear; onde os estudantes realizarão o plantio de feijões em garrafas pet, onde produzirão seu boneco ecológico.

Por fim, a professora solicitará que para a próxima aula as crianças elementos da natureza e materiais recicláveis, como folhas, sementes e tampinhas de garrafa pet. Recursos Quadro, Giz, Projetor de vídeo, sementes de feijão, garrafas pet cortadas, algodão. M. Temas em Debate. Vol. II. Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2017. Avaliação A avaliação das atividades será realizada considerando a participação e o interesse dos estudantes nas atividades propostas, na interação com seus colegas, assim como a autonomia dos estudantes para participar das atividades. Referências SOARES, I. M. F. S. CONSIDERAÇÕES FINAIS A vivência desse Estágio Curricular do curso de Pedagogia, permitiu a acadêmica reflexões importantes sobre a prática pedagógica do professor no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mesmo com as adversidades do momento de Pandemia de Covid-19, que não possibilitaram a experiência da prática de estágio no ambiente escolar.

A partir das leituras, vídeos e reflexões realizadas, ressalta-se que o trabalho colaborativo na escola, assim como o planejamento adequado considerando o contexto de aprendizagem dos estudantes, são fundamentais para o bom fazer pedagógico nessa etapa de ensino, possibilitando aos estudantes uma aprendizagem significativa, além de uma participação ativa nas aulas. Além disso, salienta-se que a abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais, articulados com a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, foram aspectos enriquecedores desse estágio curricular. REFERÊNCIAS BARDIN, L. Análise de conteúdo. br/ccivil_03/leis/l9394. htm>. Acesso em: 26 de outubro de 2020. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. n. set. dez.

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