Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Não consigo fazer. Preciso urgente até pedagogia. Tem só 1 dia Título do pedido « ESCOLA E FAMÍLIA A IMPORTÂNCIA DESSA UNIÃO PARA A PRÁTICA COMPLETA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO ».
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
O trabalho fala sobre a inclusão da familia na escola. Possui 20 páginas somente de conteúdo (introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências), não possui elementos pré - textuais (resumo, sumário e etc..). Artigo sem plágio, já verificado no programa copyspyder. Por ser um trabalhado enviado em word favor verificar se as configurações foram mantidas pois há diferença nas versões de cada programa.
É relevante que a família e a escola adotem um trabalho em equipe constituindo critérios e princípios em comum, bem como direcionem seus esforços em relação aos objetivos que pretendem atingir, proporcionando ao aluno uma segurança na aprendizagem. Para que essa ação tenha resultados positivos é necessário que cada um desempenhe seu papel de forma integrada, e dessa maneira direcionar o aluno para um futuro de sucesso e promissor formando cidadãos críticos e aptos a encarar a complexidade de circunstâncias que surgem na sociedade, pois, segundo Marques (2002), quando essa relação não se dá de forma positiva podem gerar fatores determinantes para a má condição da educação no Brasil.
Ultimamente é possível notar com certa frequência a ausência dos pais e responsáveis no processo escolar e educacional dos alunos. O capitalismo, a modernização e a tecnologia têm contribuído muito nesse processo de alienação. As necessidades básicas cotidianas do mundo contemporâneo interferem diretamente na relação dos pais/responsáveis com seus filhos/alunos, onde estes buscam incessantemente conquistar recursos para o sustento familiar, o que distancia a relação entre seus filhos e também entre a escola. Porém esses indivíduos provedores certamente querem atender de forma geral ao seu núcleo e por excesso de tarefas acabam falhando.
De acordo com José Reinaldo Alves de Paula em seu artigo “A Ausência dos Pais na Vida Escolar das Crianças de Ensino Fundamental” publicado em dezembro d
Mostrar todose 2014 relata que:
O mundo capitalista no qual vivemos tem estimulado e consequentemente influenciado diretamente nas relações familiares. A necessidade de se obter o melhor para a família, a troca de valores baseada, construída em torno de uma visão capitalista, infelizmente sugere que “coisas são mais importantes do que pessoas”. Daí a situação frequente onde pais tentam compensar o tempo não gasto com seus filhos através de presentes, passeios etc. Enquanto sabemos muito bem que tudo isso nunca substituirá sua presença que gradativamente vai se tornando rara. (PAULA, 2014)
Sobre o mesmo ponto de vista, Donatelli (2004) descreve que a falta dos pais em grande parte da vida dos filhos faz com que eles compensem essa ausência com bens materiais além de terem dificuldades em contrariar os desejos desmedidos e fora de controle dos filhos. “E os pais, sentindo se culpados por tudo que deu errado e, principalmente, por aquilo que possa a vir a dar, compensam a situação consumindo grande parte do que a indústria cultura e de quinquilharias produz”. Ocultar
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. (1978). Família. Em: ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. (org.). Emas básicos da sociologia, São Paulo: Cultrix.
BARROSO, J. Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola. Cadernos de Organização e Gestão Curricular. Editora: Instituto de Inovação Educacional. 2005.
BOYD, H. W. J.; WETFALL, R. Pesquisa mercadológica: texto e caso. Rio de Janeiro:Fundação Getúlio Vargas, 1964.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9.394 de 20 de dezembro
de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação, Dúvidas mais frequentes sobre educação infantil, janeiro de 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8169-duvidas-mais-frequentes-relacao-educacao-infantil-pdf&Itemid=30192. Acesso em 8 de junho de
Mostrar todos 2021.
BRASIL. Em 10 anos, taxa de divórcios cresce mais de 160% no país. 30 de novembro de 2015. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/11/em-10-anos-taxa-de-divorcios-cresce-mais-de-160-no-pais. Acesso em 8 de junho de 2021.
CHRISTENSON, S. L. & Anderson, A. R. (2002). Commentary: The centrality of the learning context for students’academic enabler skills. School Psychology Review, 31, 378-393.
CORTES. I. R. O código civil tem artigo feminino? Disponível em: http://www.cfemea.org.br/publicacoes/imprimir_artigos_detalhes.asp?IDArtigos=10. Acesso em: 18 julho 2021.
DE CARVALHO, M. E. P., (2000). Family-school relations: a critique of parental involvement in schooling. Mahwah, New Jersey, USA: Lawrence Erlbaum Associates
DONATELLI, D. (2004). Quem me educa: a família e a escola diante da (in) disciplina. São Paulo: ARX
ECA. Estatuto da Criança e do Adolescente Pará. Belém: CEDCA/SETEPS, 2002.
CAMPOS, E. A importância da parceria família e escola. Brasil Escola. Disponível em: http://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/a-importancia-parceria-familia-escola. Acesso em 03 de setembro de 20121.
Escola E Família: Uma Relação De Ajuda Na Formação Do Ser Humano. Disponível em:
http://www.webartigos.com/artigos/escola-e-familia-uma-relacao-de-ajuda-na-formacao-do-ser-humano/3655. Acesso em 7 maio de 2021.
FEVORINI, L. B. O. Envolvimento dos pais na educação escolar dos filhos: um estudo exploratório. Tese de doutorado. São Paulo, 2009. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GRANGEÃO, F. N. O direito de família e o papel da mulher diante das modificações introduzidas pela Constituição Federal de 1988 e o advento do Novo Código Civil - Lei nº 10.406. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVIII, n. 143, dez 2015. Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=16673&revista_caderno=7. Acesso em agosto de 2021.
INEP. Participação dos pais ajuda no desempenho escolar da criança. 2004. Disponível em: http://inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/participacao-dos-pais-ajuda-no-desempenho-escolar-da-crianca/21206. Acesso em: 7 de maio de 2021.
MARTINS, A. Família: Sociedade coloca conceito do fenômeno em disputa.
Disponível em: http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/familia-sociedade-coloca-conceito-do-fenomeno-em-disputa.htm. Acesso em 22 de setembro de 2021.
MAQUES, R. O envolvimento das famílias no processo educativo: resultados de um estudo em cinco países. 2002. Disponível em: http://www.eses.pt/usr/ramiro/Texto.htm. Acesso em 23 de setembro de 2021.
OLIVEIRA, V. B. O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
PARO, V. H. Qualidade do ensino: A contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.
PAULA, J. R. A ausência dos pais na vida escolar das crianças do ensino fundamental. Disponível em: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-ausencia-dos-pais-na-vida-escolar-das-criancas-de-ensino-fundamental. Acessado em 07 de maio de 2021.
PIAGET, J. Para onde vai a educação. José Olympio ed. 15a edição. Rio de Janeiro, 1972/2000.
POLÔNIA, A. C., & Dessen, M. A. (2005). Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, 9(2), 303-312.
REGO, T. C. (2003). Memórias de escola: Cultura escolar e constituição de singularidades. Petrópolis, RJ: Vozes
SOUZA, D. S; NORONHA, M. S; SILVA, K. S. P. Novas configurações familiares. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIX, n. 151, agosto de 2016. Disponível em: http://ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=17678. Acesso em 08 março 2021.
SHOTER, Edward. The Making of the Modern Family. Nova Iorque: Basic Books, 1975.
SZYMANSKI, H. A família como um locus educacional: perspectivas para um trabalho psicoeducacional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos São Paulo: 2000.
VAITSMAN, J. Flexíveis e Plurais: Identidade, casamento e família em circunstâncias pós-moderna. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. Disponível em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/resources/anais/20/1386090342_ARQUIVO_NoemedeMatos.pdf. Acesso em maio de 2021.
VARANI, A.; SILVA, D. C. A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.91, n.229, p. 511-527, set/dez 2010. Acesso em: maio de 2021.
WEBER, L. Eduque com carinho: equilíbrio entre amor e limites. Curitiba: Juruá, 2007.Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!