RESOLUÇÃO PORTFOLIO Trabalho e competências profissionais do Assistente Social na contemporneidade

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Estatística

Documento 1

INTERFACES ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS, SERVIÇO SOCIAL E TERCEIRO SETOR 5 2. ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UM PASSO IMPORTANTE 8 3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11 1 INTRODUÇÃO As transformações ocorridas na política e economia no Brasil no final do século XX causaram um grande impacto na organização sindical. Dessa forma, inúmeras profissões foram atingidas, necessitando reconceituar sua atuação. Dentre elas, encontra-se o Serviço Social que, desde suas primeiras tentativas de regulamentação, esteve presente nos movimentos sociais. No entanto, com o agravamento da questão social gerada pela consolidação do neoliberalismo na década de 90 e a consequente reconfiguração do mundo, o campo profissional do Assistente Social é afetado, o que gera mudanças na forma de atuação na contemporaneidade.

Já em relação às condições de trabalho, a corrente neoliberal implementada não afetou apenas ao modelo da empresa, como também teve impactos na relação entre os trabalhadores, pois "introduziram mecanismos de concorrência entre os trabalhadores e os responsabilizando pelas situações em que se encontravam no mercado de trabalho". KREIN, 2013, p. É nesse contexto que as reconfigurações laborais, geradas pelo neoliberalismo, elucidam-se. De forma sucinta, houve inovação nos equipamentos, ou seja, a inserção de novas tecnologias e, dessa forma, empresas configuraram nas formas de organização, como o just in time. A partir disso, ocorreu a implantação de novos métodos de organização e gestão do trabalho, na medida em que métodos “participativos” e de envolvimento do trabalhador com a empresa passaram a ser valorizados.

enfatiza que: "O assistente social pode ser afetado pela insegurança do emprego, precárias formas de contratação, intensificação do trabalho, baixos salários, pressão pelo aumento da produtividade e de resultados imediatos, ausência de horizontes profissionais de mais longo prazo, falta de perspectivas de progressão e ascensão". Por fim, é importante ressaltar que a maior parte dos profissionais de Serviço Social estão no setor público: 78,16% atuam em organizações de natureza estatal (CFESS/Cress, 2005). Essa realidade é outro fator de agravamento, pois, em uma sociedade neoliberal, o setor público recebe poucos investimentos. Em síntese, o trabalho realizado pelo assistente social, na contemporaneidade é fundamental para a sociedade, pois ele se baseia nas transformações que esta perpassa. No entanto, as próprias modificações, a níveis político, econômico e social, prejudicam o desenvolvimento desse profissionalismo.

Conforme KREIN (2013) o Estado Brasileiro que antes se preocupava com o desenvolvimento econômico em um nível social - voltado para o benefício do coletivo, tanto da produção quanto na distribuição -, passou a salientar o atendimento das necessidades de acumulação do capital. A partir disso, há uma mudança na mobilização das lutas sociais, em razão da mercantilização das políticas sociais, tendo em vista que há transferência do setor público para o privado. Considerando o viés capitalista neoliberal, as empresas não cooperam com os movimentos dos trabalhadores, mas, como forma de evitá-los, mantém programas assistencialistas, atendem, mesmo precariamente, às necessidades prementes das classes subalternas (CARDOSO; LOPES, 2009). Devido a essas alterações de viés político e econômico, o espaço conquistado pelo assistente social no período anterior, o qual foi explicitado anteriormente, não se consolidou na década de 90, principalmente nas organizações da classe trabalhadora enquanto segmento do terceiro setor.

Já no que se diz respeito ao século XXI, os impactos dessa política são percebidos até os dias atuais na atuação do assistente social. pode ser considerada como um grande passo, pois a atuação profissional do assistente social, no âmbito educacional, é voltada para a garantia do acesso à educação escolarizada. Dessa forma, ao garantir a entrada de assistentes sociais na nas escolas, amplia-se as condições de acesso e de permanência da população estudantil, seja qual for a faixa etária, por meio da mediação realizada pelo Assistente Social com os programas governamentais do país. Apesar da ênfase nesse papel, é imprescindível afirmar que a atuação do assistente social, no cenário educacional, não se limita apenas ao estudante de forma individual.

Na intervenção social, além do sujeito em si, também deve haver ações junto às famílias, aos professores e professoras, aos demais trabalhadores e trabalhadoras da educação, aos gestores e gestoras dos estabelecimentos públicos e privados, aos/às profissionais e às redes que compõem as demais políticas sociais, às instâncias de controle social e aos movimentos sociais (CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL, 2013). Isso significa que a atuação do assistente social tem caráter coletivo, na medida em que busca compreender a situação de forma holística, trabalhando as questões educacionais com as pessoas ao redor do estudante. De acordo com as definições abordadas, tais como as novas dinâmicas no setor trabalhista, como a introdução de novos modelos de produção, nota-se a corrente neoliberal implementada não afetou apenas ao modelo da empresa, como também teve impactos na relação entre os trabalhadores, pois "introduziram mecanismos de concorrência entre os trabalhadores e os responsabilizando pelas situações em que se encontravam no mercado de trabalho" (KREIN, 2013, p.

Em relação ao segundo tópico, que buscou apresentar os desafios que permeiam o exercício da profissão do assistente social na contemporaneidade, foi perceptível que as condições atuais do capitalismo contemporâneo causam danos a certas classes trabalhadores, no que diz respeito aos amplos contingentes de trabalhadores precarizados, pauperizados, desprotegidos de direitos e desprovidos de organização coletiva, o que pode atingir o assistente social. No que tange ao terceiro tópico, acerca das interfaces entre o Serviço Social, os movimentos sociais e a luta trabalhista, notou-se, por meio da contextualização do o trabalho realizado pelo Serviço Social nos sindicatos, que este baseava-se na "articulação com os movimentos sociais populares da classe trabalhadora, incentivando os processos organizativos e apoiando as suas lutas e reivindicações; mas, também, em instituições de organização autônoma da classe trabalhadora, como os sindicatos, por exemplo" (CARDOSO; LOPES, 2009, p.

Após essas discussões, foi estabelecida a importância do papel do Serviço Social nas escolas, atuação esta que se tornou garantida, de forma obrigatória, apenas em 2019. Foi visto que, devido a legislação ser recente, essa atuação ainda permeia muitos desafios. Brasília: Cfess/Abepss, UnB, p. Disponível em: <http://www. cressrn. org. br/files/arquivos/7td9938a021b2W55LR0Y. pdf>. Acesso em: 15 ago. KREIN, J. D. As transformações no mundo do trabalho e as tendências das relações de trabalho na primeira década do século XXI no Brasil.

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