RESOLUÇÃO PORTFOLIO O caso do restaurante Alho Cebola

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

PASSO 3 10 2. PASSO 4 12 2. PASSO 5 15 3 CONCLUSÃO 18 REFERÊNCIAS 20 1 INTRODUÇÃO O gerenciamento da produção envolve o planejamento, organização, direção e execução das atividades de produção. O objetivo final de qualquer solução de gerenciamento de produção é converter uma coleção de matérias-primas em um produto acabado. A redução de custos em todas as etapas do processo de produção fornece o principal benefício de reduzir os custos gerais de uma empresa. Diante do contexto apresentado, durante o desenvolvimento deste trabalho apresentar ao restaurante Alho & Cebola um relatório da análise e mostrar as novas estratégias de crescimento que devem ser entregues aos gestores. Este trabalho busca apresentar os principais pontos sobre as disciplinas estudadas no semestre e para que isso fosse possível, a metodologia adotada na formulação deste trabalho foi baseada em pesquisas bibliográficas, através de consultas a livros, revistas, pesquisa de manuais, artigos publicados na internet, entre outros para que assim o trabalho pudesse ser realizado.

DESENVOLVIMENTO 2. PASSO 1 Tem-se a definição de fatos, informação e dados: Dados: Fatos e figuras que retratam algo específico, mas que não estão organizados de forma alguma e que não fornecem mais informações sobre padrões, contexto, etc (OZAKI; AVONA, 2016). Informações: para que os dados se tornem informações, eles devem ser contextualizados, categorizados, calculados e condensados ​​(Davenport & Prusak 2000). Para que o KM seja bem-sucedido, é necessário um entendimento profundo do que constitui conhecimento. Agora que definimos limites claros entre conhecimento, informação e dados, é possível dar um passo adiante e examinar as formas em que o conhecimento existe e as diferentes maneiras de acessá-lo, compartilhá-lo e combiná-lo. Logo os principais dados que o restaurante Alho & Cebola precisa buscar são: média de valor de refeições na região, armazenamento do número de vendas da empresa em uma planilha, relatório de caixa, estoque atualizado, etc.

Em relação às informações, deve buscar a média de vendas, principais produtos vendidos e os menos vendidos, controle financeiro de caixa e de estoque. Com base nesses dados, pode-se definir, através do conhecimento geral da gestão do Alho & Cebola, a relação de importância do estoque com a média de vendas e o controle financeiro da empresa, proporcionando uma visão ampla para a gerência na tomada de decisão. A gestão do conhecimento é essencialmente sobre como obter o conhecimento certo para a pessoa certa no momento certo. Isso por si só pode não parecer tão complexo, mas implica um forte vínculo com a estratégia corporativa, a compreensão de onde e de que forma o conhecimento existe, criando processos que abrangem as funções organizacionais e garantindo que as iniciativas sejam aceitas e apoiadas pelos membros da organização.

O gerenciamento de conhecimento também pode incluir a criação de novos conhecimentos ou pode se concentrar apenas no compartilhamento, armazenamento e refinamento de conhecimento. Para uma discussão e definição mais abrangentes, consulte minha definição de gerenciamento de conhecimento (OZAKI; AVONA, 2016). É importante lembrar que a gestão do conhecimento não se trata de gerenciar o conhecimento pelo bem do conhecimento. A maximização do conhecimento explícito proporciona o aproveitamento do conhecimento formal existente e eleva a experiência de resolução de problemas. Os conhecimentos que que a Alho & Cebola pode vir a utilizar no negócio através do tácito e explícito pode ser o compartilhamento do conhecimento, já que se relaciona positivamente com o comprometimento afetivo da equipe e com a realização de tarefas interdependentes, se tornando uma empresa “inteligente” frente a seus concorrentes, garantindo longevidade no mercado.

Nesse contexto tem-se que o modelo de gestão mais apropriado para a Alho & Cebola nesse momento é o modelo Framework de Bukowitz e Williams (1999), esse modelo de GC descreve o processo que define a estratégia de gerenciamento para criar, alienar e aprimorar os ativos de conhecimento. É um modelo que enfatiza os aspectos "por que" e "quando". Os pontos fortes desse modelo estão em seu foco estratégico, que essencialmente coloca a ação de gerenciamento de conhecimento em contexto. As empresas devem ser honestas e transparentes sobre suas atividades financeiras e os dados relatados devem ser precisos e atualizados regularmente (CARVALHO; GUIMARÃES, 2019). Além dos obstáculos regulatórios e de conformidade, a contabilidade financeira ajuda as empresas a otimizar suas operações diárias e identificar os tipos de projetos que podem fornecer oportunidades de crescimento no futuro.

A contabilidade financeira ajuda os gerentes a criar orçamentos, entender a percepção do público, rastrear a eficiência, analisar o desempenho do produto e desenvolver estratégias de curto e longo prazo, entre várias outras decisões auxiliadas por números contábeis (CARVALHO; GUIMARÃES, 2019). A contabilidade financeira também é uma forma de as empresas manterem o controle de suas operações, mas também fornecer um instantâneo de sua saúde financeira. Ao fornecer dados por meio de uma variedade de demonstrações, incluindo o balanço patrimonial e a demonstração de resultados, uma empresa pode dar aos investidores e credores mais poder em suas tomadas de decisão (MARION, 2018). DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA 198. Impostos sobre Vendas 198. RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS 522.

Custo dos Serviços prestados 208. LUCRO BRUTO 313. Receitas Financeiras 20. RESULTADO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E CS 100. Imposto de Renda e Contribuição Social (despesa) 20. RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO (Superávit) 80. Fonte: elaborado pelo autor, (2021) O Quadro 2 apresenta o balanço patrimonial do restaurante Alho & Cebola: Quadro 2 – Balanço Patrimonial Alho & Cebola ATIVO   PASSIVO/PL Circulante 515000     Caixa e Equivalentes de Caixa 100. Realizável a Longo Prazo 350000 Não Circulante 300000 Contas a receber de longo prazo (RLP) 350. Empréstimos e Financiamentos (LP) 230. Investimentos 305. Outras contas a Pagar (LP) 70. Ações em outras Companhias 185.             ATIVO 1. PASSIVO 1. Fonte: elaborado pelo autor, (2021). PASSO 3 O dinheiro é a força vital de uma empresa, e uma empresa precisa gerar caixa suficiente com suas atividades para que possa atender às suas despesas e tenha sobra suficiente para reembolsar os investidores e fazer o negócio crescer.

Embora uma empresa possa falsificar seus ganhos, seu fluxo de caixa fornece uma ideia sobre sua saúde real (RIBEIRO, 2018).  Nesse contexto, foi elaborado no Quadro 3 uma programação de recebimentos e pagamentos para o restaurante Alho & Cebola. Quadro 3 - Programação de recebimentos e pagamentos para o restaurante Alho & Cebola PROGRAMAÇÃO DE RECEBIMENTOS E PAGAMENTOS (R$) - ALHO E CEBOLA MESES ITENS 1 2 3 4 5 6 ORÇAMENTO DE RECEITAS 67000 71000 58000 57000 53000 52000 25% À VISTA 16750 17750 14500 14250 13250 13000 25% APÓS 1 MÊS 16750 17750 14500 14250 13250 50% APÓS 2 MESES 33500 35500 29000 28500 TOTAL DE RECEBIMENTOS 16750 34500 65750 64250 56500 54750 MESES PAGAMENTOS 1 2 3 4 5 6 MDF 6000 7200 7000 5000 5500 5600 50% À VISTA 3000 3600 3500 2500 2750 2800 50% APÓS 1 MÊS 3000 3600 3500 2500 2750 MOD 6500 6500 6800 6800 7500 7500 100% APÓS 1 MÊS 6500 6500 6800 6800 7500 CUSTOS FIXOS 6800 7000 7000 7500 6500 6000 DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 9000 11000 9000 12000 7000 10000 30% A VISTA 2700 3300 2700 3600 2100 3000 70% APÓS 1 MÊS 6300 7700 6300 8400 4900 TOTAL DE PAGAMENTOS 12500 29700 31000 30200 29050 26950 PROGRAMAÇÃO DE RECEBIMENTOS E PAGAMENTOS (R$) - ALHO E CEBOLA TOTAL DE RECEBIMENTOS 16750 34500 65750 64250 56500 54750 TOTAL DE PAGAMENTOS 12500 29700 31000 30200 29050 26950 Fonte: elaborado pelo autor, (2021). PASSO 4 Reter clientes fiéis é um dos maiores desafios que a maioria dos restaurantes enfrenta.

É fácil se concentrar na conquista de novos clientes, o que às vezes pode deixar de lado os clientes existentes felizes. Mesmo se a empresa estiver buscando ativamente a retenção de clientes, pode não estar ciente de algumas das maneiras incríveis como a tecnologia pode ajudá-lo a reter clientes. Use software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) O software de CRM é uma das melhores estratégias de retenção de clientes para restaurantes. O software é projetado para rastrear, monitorar e organizar as informações do cliente, incluindo detalhes de contato, histórico de compras e preferências do consumidor, entre outros. A empresa pode usar essas informações para se envolver com seus clientes, implementar campanhas de marketing e tomar decisões informadas ao planejar seu menu.

Crie um programa de fidelidade do cliente exclusivo Os programas de fidelidade ou recompensas podem ser usados ​​para reconquistar clientes perdidos, mantê-los fiéis e ajudar a impactar futuras decisões de gastos dos clientes. Estudos mostram que os programas de fidelidade podem aumentar o valor da vida do cliente em até 30% ou mais. Ele permite que a empresa se conecte com os clientes em tempo real e oferece a eles um fórum para se conectar com outros clientes também. Certifique-se de identificar os clientes mais leais e enviar-lhes mensagens de agradecimento personalizadas. Para que se sintam ainda mais importantes e apreciados, dê-lhes incentivos e códigos de cupom. Para criar relacionamentos com os clientes e mantê-los fortes, a empresa deve fazer tudo o que puder para envolver os clientes.

Aqui estão cinco maneiras de construir relacionamentos com os clientes e fazer com que eles voltem. Seus clientes esperam ótimos produtos ou serviços de a empresa. A empresa deve continuar a elevar o nível do que sua empresa oferece. Para simplificar, sob promessa e entrega exagerada. Quando a empresa impressiona os clientes, eles sempre voltam. Para exceder as expectativas do cliente, a empresa pode entregar um produto ou serviço mais rápido do que o previsto. A enorme escala do surto e sua pura imprevisibilidade tornam a reação dos executivos um desafio. Na verdade, o surto tem as marcas de uma crise de "escala da paisagem": um evento inesperado ou sequência de eventos de enorme escala e velocidade avassaladora, resultando em um alto grau de incerteza que dá origem à desorientação, uma sensação de controle perdido e forte distúrbio emocional (MARCELINO; REZENDE; MIYAJI, 2020).

Durante uma crise, os líderes devem abandonar a crença de que uma resposta de cima para baixo gerará estabilidade. Em emergências de rotina, a empresa típica pode contar com sua estrutura de comando e controle para gerenciar bem as operações, realizando uma resposta por script. Mas, em crises caracterizadas por incerteza, os líderes enfrentam problemas desconhecidos e mal compreendidos. Isso permite que a rede de equipes compreenda a situação e como lidar com ela por meio de um debate saudável. A mudança estratégica não acontece por si só. Líderes eficazes orientam o processo do início ao fim. Aqui estão as 3 competências-chave que fazem parte da liderança do processo, destacando a importância de uma liderança que consiga lidar com as constantes mudanças que se apresentam no mundo dos negócios e como essa liderança impacta nas ações de seus liderados: Iniciar.

Depois de compreender a necessidade de mudança, os líderes de mudança eficazes começam defendendo a mudança que procuram. Eles também dividiram grandes projetos em pequenas vitórias para obter vitórias antecipadas e ganhar impulso. E eles desenvolveram métricas e sistemas de monitoramento para medir o progresso. Líderes de mudança malsucedidos às vezes começaram a micro gerenciar, ficaram atolados em detalhes de implementação e deixaram de considerar o cenário mais amplo (KOTLER; KELLER, 2006). CONCLUSÃO Foi possível observar que um processo de gerenciamento estratégico ajuda uma organização e sua liderança a pensar e planejar sua existência futura, cumprindo a principal responsabilidade de um conselho de administração. O gerenciamento estratégico define uma direção para a organização e seus funcionários.

São Paulo: Atlas, 2019. FARIA, Priscilla Santos; BORGES, Luciana Guimarães Naves Lemos. Planejamento e inteligência de marketing. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A. p. Disponível em: < https://bit. ly/36ubJ2D >. Acesso em: 03 ago. MARION, José Carlos. São Paulo: Atlas, 2018. Minha Biblioteca) RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade geral. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

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