RESOLUÇÃO PORTFOLIO Portfólio A importância da ludicidade na Educação Infantil

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Através das brincadeiras, as crianças aprendem a conviver em grupo, a respeitar e a compreender melhor as suas capacidades personalização, as crianças expressam sua criatividade por meio de jogos. A ludicidade deve ser implementada desde cedo para formar a base do desenvolvimento infantil. Esta função pertence a todos os educadores, mas é um jogo e Jogos divertidos em educação física permitem que os alunos aprendam mais livremente. É importante ressaltar o trabalho do professor, os conhecimentos que ele deve possuir na realização de atividades diversificadas, que levem aos alunos a alegria de aprender. Este trabalho busca apresentar os principais pontos sobre as disciplinas estudadas no semestre e para que isso fosse possível, a metodologia adotada na formulação deste trabalho foi baseada em pesquisas bibliográficas, através de consultas a livros, revistas, pesquisa de manuais, artigos publicados na internet, entre outros para que assim o trabalho pudesse ser realizado.

Atividades lúdicas são aquelas que permitem que as crianças aprendam e desenvolvam suas habilidades por meio de jogos, usando sua imaginação e fantasias. Esta é uma característica típica do mundo infantil, brincar é uma atividade gratuita, para que um jogo seja considerado divertido, a criança deve optar por participar ou não. Ela (HUIZINGA, 1996; BROUGÈRE 2010). A prática lúdica na educação infantil busca romper com o modelo escolar tradicional: no modelo escolar tradicional, os professores são os disseminadores dos conteúdos e os alunos os receptores dos conhecimentos. Brincar na educação inclui interação entre professores e alunos, cooperação entre alunos e incentivo à criatividade das crianças. A educação não é apenas transmitir informações ou apenas mostrar um caminho, mas de uma forma mais ampla, ajuda a compreender a si mesma e a sociedade.

Mostra-lhes várias formas ou ferramentas para que possam escolher o seu próprio caminho. Até que escolham um caminho que se adapte a seus valores, suas visões de mundo e o ambiente desfavorável que todos irão encontrar. Nessa perspectiva, de acordo com a Estrutura Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998) Os professores são mediadores entre as crianças e os objetos de conhecimento, organizando e proporcionando espaços e situações de aprendizagem, articulando os recursos e habilidades emocionais, emocionais, sociais e cognitivos de cada criança com seus conhecimentos prévios e conteúdos relacionados a diferentes áreas do conhecimento. Considerando que a brincadeira deve ocupar o espaço central na educação infantil, entendo que o professor é a pessoa básica para atingir esse objetivo, ele cria o espaço, fornece os materiais e compartilha as brincadeiras das crianças.

Utilização da água no nosso dia a dia e o uso consciente. Importância da preservação da água, filtragem e meio ambiente. Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento CCampos de Experiência Desenvolvimento Recursos Avaliação - Reconhecer a importância da água para os seres vivos; L- Linguagem oral: uso da linguagem oral para comunicar-se (elaboração de perguntas). Linguagem escrita: registro da importância da água por meio de desenho. Plano 1 Atividade 1: Em uma roda de conversa, perguntar sobre a importância da água para sobrevivência. Atividade 1: Em circulo, converse com os alunos sobre a poluição da água e como era a água do mar na história, como era a poluição, como o lixo vai para o mar e o que acontece com o lixo depois.

Atividade 2: Para a realização da experiência corte as garrafas pet ao meio e aproveite a parte superior para fazer o funil. d- Duas garrafas descartáveis cortadas ao meio - - 2 funis feitos da parte de cima da garrafa pet; -- filtro de papel, areia, carvão; - Em uma garrafa, água turva para ser filtrada; - - Comparar a água limpa e suja, observando se o resultado obtido foi favorável. CONCLUSÃO A importância do brincar na educação infantil vai muito além de facilitar o processo de ensino. Desde a Idade Média, as atividades lúdicas têm sido importantes para a humanidade, quando os jogos eram uma forma de entretenimento. REFERÊNCIAS BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Acesso em: 09 jul. CARMO, Carliani Portela da; VEIGA, Elaine Cristina Freitas; CINTRA, Rosana Carla Gonçalves Gomes; LIMA, Sarah da Silvia Corrêa. A ludicidade na Educação Infantil: Aprendizagem e Desenvolvimento. In XIII Educere - Congresso Nacional de Educação. Curitiba, PR: 2017. Revista Educação Pública, v. no 48, 15 de dezembro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica. cecierj. edu. São Paulo: Martins Fontes, 2007. WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

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