RESOLUÇÃO PORTFOLIO A base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Título nível 4 – Seção quaternária 1 2. Título nível 5 – Seção quinária 1 3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 1 3. EXEMPLO DE GRÁFICO 1 3. EXEMPLO DE FIGURA 1 3. EXEMPLO DE QUADRO 1 3. Portanto, é um documento importante para promover a igualdade do sistema educacional, a formação global da colaboração e a construção de uma sociedade mais justa, democrática e tolerante. O BNCC tem como objetivo nortear os rumos dos governos estaduais e municipais brasileiros sob essas perspectivas, e programar o disposto no artigo 9º da “Lei de Diretrizes e Bases da Educação” (LDB), aprovada em 1996 (BRASIL, 2018). A base possui 10 competências gerais que operam como um "comandante". Essas habilidades devem ser desenvolvidas pelos alunos em todos os anos da educação básica, portanto, além daquelas que serão incluídas no currículo local, também permeiam cada componente curricular, habilidades e aprendizagem básica especificados no documento BNCC.

Para a construção de uma base curricular comum nacional, entende-se por competência a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para atender às necessidades do dia a dia, do exercício do cidadão e do mundo do trabalho. Responsabilidade e cidadania: Com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, ações individuais e coletivas, as decisões são tomadas com base nos princípios da ética, democracia, tolerância, sustentabilidade e solidariedade. A prática pedagógica eficaz é o resultado de métodos teóricos muito ricos e o resultado da pesquisa gradual e da aplicação de certos conceitos na vida diária dos educadores. Curiosamente, os educadores só podem realmente ensinar depois de terem adquirido o conhecimento necessário e passado para os alunos.

A pesquisa e a fundação de várias teorias educacionais e de desenvolvimento permitem que as pessoas entendam e divulguem o conteúdo por meio de métodos e técnicas para o aprendizado do aluno (GUEDES, 2016). Embora não haja uma sem a outra, é importante ressaltar que a separação entre teoria e prática é necessária. Possui características pedagógicas e políticas. É dividido em três tendências: Libertadora: O papel da educação é conscientizar para transformar a realidade, e o conteúdo é extraído da sociedade e da prática cotidiana dos alunos. O conteúdo pré-selecionado é considerado uma invasão cultural. A característica dessa metodologia é a problematização da experiência social no grupo de discussão. A relação professor-aluno é considerada uma relação horizontal porque ambos se tornam parte do comportamento educacional.

Os alunos participam de sua experiência e os professores participam de suas visões da realidade. O processo educativo sempre foi objeto de discussão, estimulando seu desenvolvimento de diversas formas, principalmente na utilização de métodos de ensino. Portanto, a nova forma educacional é desenvolvida de acordo com o conceito de aprender fazendo, ou seja, instruindo os alunos a se tornarem protagonistas da aprendizagem. Portanto, é importante que o professor compreenda as tendências do ensino, devendo orientar seu trabalho de forma a proporcionar aos alunos um ensino mais estruturado, significativo e interessante. Isso porque a escola deve ser um local atraente que possa atender plenamente as necessidades dos cursos principais. Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo.

Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. n. mar 2021. BRASIL, Ministério da Educação. pro. br/tendencias-pedagogicas/>. LEI de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9. de 1996. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas, 2017. Indagações sobre currículo: currículo e desenvolvimento humano. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. MEC. Base nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum. SANTOS, Raquel Elisabete de Oliveira. Pedagogia histórico crítica: que pedagogia é essa? Horizontes, v. n. p. mai. p. jan. jun.

59 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download