RESOLUÇÃO PORTFOLIO Nova Saponaria O caso de uma indústria química de pequeno porte fabricante de sabão

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

PASSO 3 10 2. PASSO 4 13 2. PASSO 5 17 3 CONCLUSÃO 20 REFERÊNCIAS 21 1 INTRODUÇÃO O gerenciamento da produção envolve o planejamento, organização, direção e execução das atividades de produção. O objetivo final de qualquer solução de gerenciamento de produção é converter uma coleção de matérias-primas em um produto acabado. A redução de custos em todas as etapas do processo de produção fornece o principal benefício de reduzir os custos gerais de uma empresa. PASSO 1 O layout de produção, também denominado arranjo físico, é uma representação gráfica do chão de fábrica. Mais do que uma planta, é uma técnica utilizada para definir a distribuição e disposição física dos componentes da área de produção. O objetivo é organizar o espaço físico do chão de fábrica localizando os equipamentos e postos de trabalho de forma a obter maior eficiência na produção.

O Layout por processo ou funcional, é aplicado na Industria Nova Saponaria, por exemplo, quando são fabricados produtos com fluxos de produção diferentes envolvendo os mesmos equipamentos (ALVES, 2010). A definição do layout de produção influi diretamente na produtividade do chão de fábrica. Dessa forma, a empresa pode ver o que está causando o atraso em uma determinada tarefa. Um set-up eficiente é resultado, também, de um conhecimento prévio sobre o equipamento utilizado e, principalmente, da habilidade e da experiência do operador que executa as atividades, como a troca de ferramentas, a realização de ajustes e calibragens e os testes de produção, por exemplo. Por isso, uma forma de promover, realmente, a otimização desse processo é investir na capacitação dos operadores p, em vez de tentar tornar as operações menos complexas (ALVES, 2010).

O setor de qualidade está agindo de forma irresponsável por não avisar que os kit’s de insumos estão acabando, deixam para avisar em cima da hora e isso gera um gargalo com precedentes a partir do setor de qualidade. Com essa deficiência no processo produtivo, será implementado O estoque mínimo é a quantidade mínima de produtos que devem ser mantidos pela empresa até o momento de solicitar uma nova compra do fornecedor. Tanto sua equipe quanto a deles devem saber o que se espera deles em termos de resultados, indicadores-chave de desempenho (KPIs) e quais linhas de comunicação seguir. As soluções de AP também oferecem total controle e transparência sobre seu processo de aquisição - disponibilizando todos os documentos e comunicações relacionados a um determinado processo de fornecedor em qualquer lugar e sempre a apenas alguns cliques de distância.

As tecnologias de automação de AP em nuvem tornam possíveis os aspectos interpessoais do gerenciamento de relacionamento com o fornecedor. Desde o estabelecimento de um relacionamento personalizado com cada fornecedor até o gerenciamento de expectativas e a comunicação clara - a eficiência do processo e a manutenção meticulosa de registros que oferece é o que torna isso possível. Por exemplo, no caso da Nova Saponaria, ao automatizar tarefas manuais, uma solução de AP permite que sua equipe gaste o tempo economizado em trabalhos de alto valor - como gerenciamento de relacionamento ativo com pontos de contato do fornecedor ou planejamento estratégico. Em suma, visa controlar e melhorar o processo. Os princípios básicos para a implementação e gestão do CEP são: Pensar e decidir baseado em dados e fatos; Pensar separando a causa do efeito, buscar sempre conhecer a causa fundamental dos problemas; Reconhecer a existência da variabilidade na produção e administrá-la; Girar permanente e metodicamente o ciclo de controle (Ciclo PDCA: Plan, Do, Check, Action), visando a melhoria contínua do desempenho; Definir o próximo processo/etapa/posto de trabalho como cliente da etapa anterior.

O cliente define a qualidade esperada; Identificar instantaneamente focos e locais de disfunção e corrigir os problemas a tempo; Educar, treinar e organizar a mão de obra visando uma administração participativa e o auto controle. As principais técnicas de apoio ao CEP são: Amostragem (Inspeção, Planos de Amostragem); Folha de Verificação; Histograma/Gráficos; Diagrama de Pareto; Diagrama de Causa e Efeito/6M/Espinha de Peixe; Estratificação; Gráficos de Controle (Gráficos de Shewhart); Diagrama de Correlação (MONTGOMERY, 2004). Para que a empresa Nova Saponaria produza produtos de qualidade e possa expandir sua produção, é necessário um planejamento e acompanhamento do processo de fabricação, uma vez que deseja inserir em seu portfólio um novo produto, o detergente. A equação química geral para este processo é a seguinte: Dodecil sulfato de sódio (DSS) (FOGAÇA, 2016).

Existem dois tipos de detergentes, biodegradáveis ​​e não degradáveis: Biodegradáveis ​​são aqueles que são facilmente convertidos em substâncias pela decomposição de organismos existentes na natureza e, portanto, têm menos impacto no ecossistema. Todos os seres vivos serão prejudicados por ingredientes detergentes, mas não há dúvida de que o ecossistema mais afetado é o ecossistema aquático, pois todos os resíduos produzidos pela atividade humana irão para o oceano através de esgotos e águas subterrâneas. Para a montagem da estrutura fabril, os padrões corretos devem ser seguidos e, sob a orientação de engenheiros ou arquitetos profissionais, eles podem orientar a seleção dos locais, a seleção dos equipamentos e o direcionamento da área de produção para o planejamento estrutural da fábrica.

Dentre os principais equipamentos utilizados na fabricação de detergentes, podemos citar: Tanque; Agitador; Liquidificador; Recipientes e funis de plástico para enchimento; Bancada de trabalho Engarrafamento e trabalhador de embalagem; Máquina de colocação e fixação de tampas de plástico e Máquina de etiquetagem (FOGAÇA, 2016). Sistemas automatizados: um processo é executado por uma máquina sem a participação direta de um trabalhador humano. Nem sempre existe distinção clara entre os sistemas trabalhador-máquina e os sistemas automatizados, pois muitos sistemas trabalhador-máquina operam com certo grau de automação (GOUVEA, 2018). Vamos distinguir dois níveis de automação: semiautomatizado e totalmente automatizado. Uma máquina semiautomatizada executa parte do ciclo de trabalho sob algum tipo de controle de programa, e um trabalhador humano opera a máquina durante o restante do ciclo, carregando-a e descarregando-a ou executando algum outro tipo de tarefa a cada ciclo.

Uma máquina totalmente automatizada se difere da anterior por sua capacidade de operar por períodos mais longos sem a atenção humana. O planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas (ROCHA; NONOHAY, 2016). Por se tratar de um planejamento mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos entre a alta direção e o operacional, como executivos da diretoria e gerentes. O planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses.

Aqui, todos os níveis da organização estão envolvidos e cuidam do acompanhamento da rotina, garantindo que todas as tarefas e operações sejam executadas, de acordo com os procedimentos estabelecidos, preocupando-se em alcançar os resultados específicos (ROCHA; NONOHAY, 2016). As vantagens que justificam a implantação de uma solução ERP são: • Um sistema totalmente integrado; • A capacidade para agilizar processos diferentes e workflows, otimizando o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência). Facilita a partilha de dados entre os vários departamentos de uma organização, proporcionando melhor visibilidade do que se está a passar em todas as partes do negócio; • Melhor comunicação não só interna mas também externa; • Maior eficiência e níveis de produtividade; • Eliminar a redundância de actividades; • Reduz as incertezas do lead-time; • Melhor monitorização e maior facilidade no processo de planeamento empresarial; • Custos mais baixos; • Melhor serviço ao cliente; • Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado (fornecedores, clientes, etc); A desvantagem é geralmente muitos obstáculos podem ser evitados se for feito um adequado investimento e formação e se existir envolvimento.

No entanto, o sucesso não depende só da experiência e das competências da força de trabalho para se adaptar rapidamente ao novo sistema, depende também de outras situações: • A customização em muitas situações é limitada e dispendiosa; • Requer mudanças substanciais na organização e nos seus processos (reengenharia); • Processo de implementação é longo e complexo; • Os sistemas ERP podem ter custo proibitivo para instalar e executar. Altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício; • Os ERP’s podem ser demasiado rígidos para organizações específicas que são novas ou que querem deslocar-se numa nova direção num futuro próximo; • Excesso de controlo sobre as pessoas, o que aumenta a resistência à mudança e pode gerar desmotivação nos funcionários.

Um dos pontos fortes do sistema é a integração entre os módulos. Nesse modelo, também há mais flexibilidade e escalabilidade. Assim, você contrata um plano básico e agrega somente as funcionalidades que precisar para o atendimento das demandas internas. O resultado é a redução de custos, já que o pagamento é feito conforme o uso (ROMEIRO FILHO, 2015). Uma das principais funções do sistema de gestão empresarial é otimizar uma série de pequenas tarefas diárias. O sistema de informação consiste em subsistemas que coletam várias informações - pode ser usado para controlar compras, estoques, finanças, departamentos de negócios, etc. Oferece muitas vantagens para as organizações, sendo a busca por resultados a principal transportadora de sua existência. Deve ser implementado em estratégia, táticas e operações de cima para baixo na hierarquia organizacional.

Para sua implementação, requer a qualificação técnica das pessoas que o utilizam para um processamento adequado. A partir do plano diretor, localize as competências inerentes à atividade, identifique as necessidades e execute ações relacionadas a cada situação gerada pela organização (OLIVEIRA, 2013). Segundo OLIVEIRA (2013), é difícil avaliar os benefícios efetivos do sistema de informação gerencial de forma quantitativa, ou seja, a melhoria do processo de tomada de decisão. PASSO 5 Os sistemas de controle de processo automático desempenham um papel fundamental em vários campos da indústria, como fabricação de produtos, linhas de montagem automáticas, controle de ferramentas. O uso de sistemas de controle automático é comum na vida diária de todas as sociedades desenvolvidas, os sistemas desempenham um papel decisivo nos esforços para alcançar o progresso e o desenvolvimento (OGATA, 1990).

Em outras palavras, o controle automático no processo de produção visa aperfeiçoar o sistema que pode produzir mercadorias com menor custo, maior quantidade, menor tempo e maior qualidade. Atualmente, a automação industrial se tornou uma realidade em quase todas as fábricas do mundo. Vários requisitos para controle de processo automático incluem Controle de pressão, temperatura, umidade, viscosidade e operação e montagem de peças mecânicas na indústria de manufatura. Processo - um sistema que controla variáveis. Em um sistema de malha fechada, o sinal de saída é realimentado e comparado com o sinal de entrada para gerar um sinal de correção que entra novamente no sistema para obter o sinal de saída desejado. Este tipo de rede tem como vantagens a compensação de erros, saída constante e robustez (menos sensível a interferências) (OGATA, 1990).

Complexidade e o custo mais alto é uma desvantagem. Os elementos básicos do loop fechado são: Comparador - compara o valor de referência com o valor medido na saída e gerar um sinal de erro, indicando que o sinal de saída e sinal de entrada. O gerenciamento estratégico se aplica às plataformas móveis e locais. Pensa-se geralmente que a gestão estratégica possui benefícios financeiros e não financeiros. Um processo de gerenciamento estratégico ajuda uma organização e sua liderança a pensar e planejar sua existência futura, cumprindo a principal responsabilidade de um conselho de administração. O gerenciamento estratégico define uma direção para a organização e seus funcionários. Ao contrário dos planos estratégicos únicos, o gerenciamento estratégico eficaz continuamente planeja, monitora e testa as atividades de uma organização, resultando em maior eficiência operacional, participação de mercado e lucratividade.

GORDON, Steven R. Sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2013. GOUVEIA, Marco Aurélio da Cruz. Controle estatístico da qualidade. M. NONOHAY, R. G. Administração da Produção. Porto Alegre: SAGAH, 2016.

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