Projeto Marketing Estratégico Abertura de Filial - estudo de caso

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

As organizações não importando seu segmento ou ramo de atuação não se podem dar ao luxo de agir baseadas em impulsos ou intuições. O mercado extremamente competitivo e exigente é o cenário enfrentado pela maioria das organizações e as tomadas de decisão precisão ser embasada em fatos concreto e extremamente analizados ou a margem de risco para a empresa é enorme perante a seus concorrentes. Uma decisão equivocada pode fazer uma organização perder espaço para um de seus concorrentes que tomem uma estratégia mais correta. A pesquisa de mercado é uma das ferramentas para embasar a tomada de decisão do nivel estratégico das empresas para decisões como abertura de novas filias, implantação de novos produtos ou a tentativa de alcançar novo público a um produto ou serviço.

Levando em consideração a expansão de um supermercado chamado Compre Bem faremos o debate a respeito da ferramente de pesquisa de mercado para a tomada de decisão da abertura dessa nova filial, assim como passos que seriam necessários para essa abertura do ponto de vista de um plano de marketing para o sucesso desse novo empreendimento assim como decisões logisticas para a fundamentação das ações necessárias para o sucesso dessa nova filial. cidades. ibge. gov. br/ Apesar de uma cidade considerada pequena esse bom índice de desenvolvimento indica a possibilidade de um mercado promissor para o seguimento de supermercados. O segundo fator que levou ao pensamento da expsanão da nova filial é a falta de concorrentes que atuem no mesmo seguimento. O metro quadrado construido na cidade apesar de inflacionado como em quase todo o país ainda é mais barato que em cidades maiores da região com é o caso de Bauru por exemplo e mesmo a possibilidade de construir um prédio para a loja seria possivel, pois existem na cidade terresnos diponiveis em boas localidades para o supermercado assim como um bom numero de lojas de materias de construção com preços melhores do que em cidades próximas.

Mesmo a mão de obra para tal é disponivel na cidade que possuia alguns fornecedores empreiteiras e construtoras. Baseado nesses levantamentos iniciais para a pesquisa de mercado o cenário para a implementação da nova filial se mostra promissor considerando fatores demográficos, econômicos e sociais. Além de vantagens estratégicas possiveis a fácil logistica para os fornecedores que essa filial terá disponivel, a forma como a loja ja atua em sua sede é um diferencial para a cidade que não possui nenhuma loja que além dos produtos alimenticios vendam também os eletrodomésticos. Outro ponto muito considerado nesse quesito é q questão da deficiêcia de grandes lojas de departamento ou mesmo lojas de grandes marcas de eletrodomésticos não estão presentes na cidade o que faz mais um ponto possitivo para tal impreendimento.

Outro ponto que se demonstra extremamente positivo é a questão de não haver grandes lojas de departamento ou grandes marcas de lojas de eletrodomésticos na cidade. Ainda que uma cidade de porte pequeno ela demonstra bom nivel econônico e publicos para a implementação da loja. A campanha de marketing mais direto para os diferenciais da loja assim como sua implementação seriam facilitadas devido ao porte da cidade. Todos esses são pontos que demonstram a viabilidade de uma implementação de sucesso para a nova filial do supermercado. REFERÊNCIAS KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Site - SEBRAE http://www. sebrae. com. br/ Manual para Trabalhos acadêmicos http://www. anhanguera.

58 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download