EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Religião

Documento 1

Por meio do levantamento de dados e caracteriazação dos prcedimentos outrora explanado será realizado um estudo de caso por meio da análise empresarial no setor público do país, tendo como orientativo a empresa Embrapa. A metodologia adotada no desenvolvimento deste trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e análise de estudo de caso baseado nas ações desenvolvidas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, cujas informações foram coletadas através de bancos de dados públicos e artigos científicos. Com a pesquisa realizada foi possível constatar que um plano de ação com metas previamente estabelecidas e que seja eficiente é crucial para o crescimento e desenvolvimento de qualquer corporação, proporcionando ao gestor, meios para desenvolver suas ações de curto e longo prazo além de proporcionar que o mesmo possa implementar suas medida estratégicas.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico; Administração; Gestão de Pessoas, Ética Organizacional; Embrapa. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 5 2 REFERENCIAL TEÓRICO 8 2. Outra questão que possui impacto direto na escolha dos clientes é o código de ética e a postura adotada pela empresa, em tempos do politicamente correto e ecológicamente sustentável é necessário desenvolver práticas que visem o bem comum, a sociedade passou a valorizar atitudes que levem em consideração a empatia e a solidariedade. O objetivo do presente trabalho é exemplificar a respeito da importância dos procedimentos executados bem como as características da Embrapa diante de seus parâmetros de atuação no território nacional. Para conquistar o objetivo proposto é necessário analisar o planejamento estratégico, bem como os fundamentos administrativos, a gestão colaborativa e conduta ética adotada pela empresa, sendo que estas temáticas encontram-se envoltas nas disciplinas curriculares do semestre.

A pesquisa se baseia em um levantamento teórico dos conceitos, funções onde se verifica a importância do planejamento estratégico bem como análises pertinentes a avaliação da viabilidade das funções sociais e culturais desempenhadas. Assim, verifica-se que tal abordagem trata-se de uma revisão bibliográfica que foi realizada por meio de artigos e notícia de fácil disponibilização com o intuito de averiguar a importância que se dá à temática pesquisada. Formando assim, uma base de subculturas que acabam por competir para a definição da realidade da organização. MALCHIORIR, 2018). Assim, é possível compreender quais características são essenciais para que uma empresa cresça economicamente e aumente sua lucratividade, apesar de possuir várias concorrentes em um mesmo ramo de negócio, é possível se destacar e fixar a marca na mente do cliente, fazendo com que seja uma referência no mercado, para isso são necessárias ferramentas de gestão e marketing estratégicos, desenvolvidas ao longo dos anos para consolidar a empresa.

A criação de novas ideias e soluções é primordial para se destacar no mercado competitivo, principalmente em ramos que possuem grande quantidade de concorrentes com padrões de qualidade e preço equivalentes, neste sentido, o que vai diferenciar seu produto ou serviço é a inovação, uma solução diferenciada que proporcione novas alternativas ao consumidor, que se diferencie do habitual e do que se está acostumado. Além do desenvolvimento de novas ideias, é necessário analisar o ambiente e o setor em que esta ideia será implantada, é importante conhecer profundamente a concorrência, o público-alvo, os fornecedores e a capacidade econômica da própria empresa, pois com base nestas informações é que o plano de negócios será desenvolvido. Conforme a legislação tributária vigente, todas as instituições devem elaborar suas demonstrações financeiras no encerramento de cada exercício, estas demonstrações são compostas por: • Balanço Patrimonial: apresenta os bens e direitos da instituição, que podem ser de curto e longo prazo, bem como as obrigações para com terceiros, recursos investidos, lucros e reservas de lucros disponíveis.

É constituído pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, com apuração e encerramento das contas realizadas no encerramento do exercício. • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): apresenta a composição do resultado da empresa em determinado exercício social, como contas de receitas, despesas, lucros e prejuízos acumulados. • Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA): apresenta a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, complementando as informações do Balanço Patrimonial e DRE. • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL): acompanha a movimentação ocorrida durante o exercício social nas contas que compõe Patrimônio Líquido. O fator de eficácia relaciona os objetivos que são almejados pela corporação juntamente com as ações que são desenvolvidas para alcança-los.

Os meios gerenciais utilizados visam unir os objetivos da empresa com os aspectos éticos, sociais e de responsabilidade pública. Para que os objetivos bem como os processos gerenciais da empresa estejam em consistência é necessária levar em conta alguns fatores: planejamento, liderança, organização e o controle. Vamos analisar agora cada um desses fatores em específico levando em conta as suas especificidades para os processos administrativos. Em se tratando do planejamento, verifica-se a sua importância, pois nesse meio a empresa deve definir os seus objetivos para o futuro, verificando quais são as ações, as tarefas e os recursos que serão necessários para que se possa alcançar tais objetivos. Assim, a comunicação não fica a critério de um único setor da empresa, todos são responsáveis e desempenham um papel significativo na sua transmissão.

Logo, os dirigentes devem desenvolver um planejamento estratégico e ações que visam à construção de um ambiente de diálogo e que favoreça a transparência no cotidiano das atividades empresariais. Tem-se que a comunicação possui um papel fundamental no que diz respeito à melhoria das atividades que são desenvolvidas, unindo políticas de emissão e captação de informações, solidificando por meio de suas atividades a cultura e a filosofia empresarial favorecendo a melhor no desempenho das estratégias empresariais. Por meio das análises realizadas verificou-se a importância da realização de uma comunicação empresarial que esteja de acordo com as políticas organizacionais da empresa e dos comportamentos que são adotados por ela. Sendo ela fundamental para a integração e abertura da comunicação, uma vez que seus preceitos envolvem muito mais do que aplicações de recursos financeiros em tecnologias, mídias e informação.

Logo, a cultura organizacional irá se referir a maneira pela qual os colaboradores da empresa percebem as suas características culturais. A organização pode ser considera como sendo um fenômeno social, tendo como principal característica a interação humana. A cultura corporativa ignora em alguns casos, a diversidade dos grupos que ali se encontram, referindo-se as diversas culturas. Tem-se que as organizações são feitas por meio de diferentes ocupações e profissões, diferentes classes sociais e gêneros, e são talvez propagadas em diferentes regiões. Formando assim, uma base de subculturas que acabam por competir para a definição da realidade da organização. Tem-se que os preceitos que envolvem o conceito de moral, que acaba por se tornar um dos pilares éticos fundamentais dentro das relações sociais que se configuram atualmente, se tornando base para a criação dos princípios, valores e culturas.

Diante das problemáticas atuais que estamos vivenciando a sociedade clamam por atitudes morais por parte dos políticos, profissionais, das empresas, colaborados, enfim todos os agentes sociais. Assim, a ética é dita como uma ciência, que possui como objeto de estudo a moral, que se insere no estudo do comportamento moral, ou seja, o modo como os indivíduos convivem em sociedade. Dentro dessa perspectiva, nota-se um crescimento em relação ao número de organizações que estão surgindo bem como o aumento de funcionários tidos pela mesma, fazendo com que a sua rentabilidade, o seu tamanho desenvolva impactos frente às ações desenvolvidas. Com o forte desenvolvimento de um modelo econômico que visa o acumulo de capital, pode-se identificar uma crise nos valores que são orientadores do comportamento humano dentro das organizações, como por exemplo, nos seguintes quesitos: o bom cedeu lugar ao útil, o correto ao funcional, o futuro ao imediatismo e o social ao individualismo exacerbado, Logo, percebe-se que no âmbito corporativo, na maioria das vezes o lucro possui maior importância do que os preceitos éticos ou morais.

ESTUDO DE CASO: EMBRAPA A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa surgiu no ano de 1973 sendo está vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tendo como objetivo central desenvolver um modelo de agricultura e pecuária que seja genuinamente brasileiro visando ultrapassar os limites e desafios que se apresentam na produção de alimentos, fibras e energia do país. Por meio das técnicas desenvolvidas pela Embrapa a agropecuária do país atingiu o patamar das mais eficientes e sustentáveis do planeta. Foi incorporada uma larga área de terra degrada os cerrados aos sistemas produtivos, sendo está região responsável por aproximadamente 50% de toda a produção de grãos do país. Por meio do foco em inovação a empresa desenvolve várias estratégias buscando uma diversificação da atuação do país na agricultura seja ela empresarial ou familiar, buscando por meio das inovações, manter as práticas ancestrais praticadas nas comunidades tradicionais brasileiras.

O intuito da empresa é construir o conhecimento em conjunto dos vários segmentos. Flexibilidade Adaptamo-nos às mudanças e buscamos soluções criativas para as necessidades e os desafios da agricultura Cooperação Prezamos o trabalho em equipe, com colaboração e transdisciplinaridade. Ética Trabalhamos para o bem comum, com respeito ao próximo e integridade. Responsabilidade ambiental Buscamos soluções que possam devolver para a sociedade os investimentos realizados de forma comprometida com o meio ambiente. Transparência Nossas ações são pautadas pela publicidade e compartilhamento de informações para uma comunicação aberta com todos os interlocutores Fonte: Embrapa 2020 O orçamento da empresa é definido pela Lei Orçamentária Anual, na qual são definidos as prioridades do Plano Plurianual em relação as metas que deverão ser atingidas naquele determinado período.

O cronograma realizado deve levar em conta as receitas e as despesas do governo federal para o exercício. Em relação à conduta de ética adota pela organização percebe-se que a mesma obedece aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, sendo estes norteados por meio da Administração Pública Federal. Em seu pilar de ética, a empresa Embrapa possui a promoção dos costumes e atos que são considerados como sendo os melhores e os mais justos, sem que ocorra a distinção ou a discriminação por meio de qualquer natureza. Para que seja possível direcionar as diretrizes norteadoras da implementação dessas ações por meio do Código de Conduta, Ética e integridade da Embrapa. CONCLUSÃO Na era da informação onde mudanças ocorrem todos os dias, resultando em transformações culturais e sociais, é necessário incentivar o crescimento econômico e o empreendedorismo de forma a influenciar positivamente a sociedade, priorizando por práticas empresariais politicamente corretas e ecologicamente sustentáveis, muitas empresas, como a analisada neste trabalho, desenvolveram novas práticas de negócios que norteiam sua lucratividade visando também o bem comum, pois sabem que uma sociedade saudável e equilibrada resulta em crescimento econômico.

Neste novo mercado, o plano de negócios ou gestão estratégica, são ferramentas fundamentais para o sucesso do empreendimento, além de outras tantas práticas gerenciais, pois proporcionam ao gestor ou empreendedor uma análise minuciosa do mercado, de seus concorrentes, do público-alvo e servirá de orientação para a tomada de decisões. PANNO, Cláudia C. KLOCCKNER, Mônica C. Administração: teorias e processos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. DIAS, Reinaldo. O Processo de Socialização Organizacional como Estratégia de Integração indivíduo e Organização. REUNA, Belo Horizonte - MG, Brasil, v. n. p. Disponível em: https://revistas. MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação empresarial sem complicações: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo.

ed. São Paulo: Manoele, 2014. SILVA, Reinaldo O. VERGARA 1998. Yin R. Estudo de caso: planejamento e métodos. a ed. Porto Alegre: Bookman; 2001.

150 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download