19 Resenhas de Filmes - Direito

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Administração

Documento 1

Estrelado por Tom Cruise e dirigido por Sydney Pollack, ele aborda de maneira muito eficaz a importância de fazer as escolhas certas em nossas trajetórias profissionais e a relação de confiança entre advogado e cliente. Nele, acompanhamos a história do advogado Mitch McDeere (Tom Cruise), que está no início da carreira e recebe uma proposta tentadora para trabalhar em um escritório de advocacia muito famoso. No entanto, após algum tempo trabalhando na firma, ele descobre que a empresa não só está envolvida em negócios ilícitos, mas que os funcionários que não concordam com essa política e decidem sair acabam morrendo de forma misteriosa. A qualquer preço (1998) No filme “A qualquer preço”, vamos conhecer a história de Jan Schlichtmann, interpretado por John Travolta, um advogado que, junto a outros profissionais, só entra em causas que proporcionem algum tipo de lucro — o que não significa, necessariamente, que ele pretende ganhar o julgamento.

A reviravolta acontece quando um dos casos que ele assume passa a transformar o seu modo de pensar e agir, levando-o a colocar as reais necessidades de seus clientes à frente da busca pelo dinheiro. Um sonho de liberdade (1994) “Um sonho de liberdade” não só vai compartilhar detalhes de um julgamento, como vai permitir que você conheça melhor o funcionamento do sistema prisional americano — o que o torna ainda mais interessante para quem pensa em seguir carreira em direito penal. A obra conta a situação vivida por Andy Dufresne (Tim Robbins), um banqueiro acusado de matar a esposa. Após ser condenado a prisão perpétua, ele tem que encontrar meios de se acostumar à nova realidade e acaba criando laços com outro preso, Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), que recebeu a mesma sentença.

Baseado em uma história de Stephen King, o drama teve sete indicações ao Oscar e, apesar da baixa bilheteria em seu lançamento, hoje é aclamado pelo grande público. Legalmente loira (2001) Quem disse que uma comédia não pode nos trazer boas lições sobre a profissão de advogado? Em “Legalmente loira”, conhecemos a trajetória de Elle Woods (Reese Whiterspoon), uma garota que tinha tudo — dinheiro, beleza e prestígio —, mas que, ao ser deixada pelo namorado perfeito por ser fútil e sem perspectivas, decide provar a todos que era mais do que “um rostinho bonito”. No filme, Mills é um jovem policial, enquanto Somerset já está prestes a se aposentar. Além de mostrar os detalhes de uma investigação criminosa, Seven também mostra como a parceria entre diferentes perspectivas pode ajudar a solucionar um crime.

O sol é para todos (1962) “O sol é para todos” é um clássico do cinema americano baseado no livro de Harper Lee. Dirigido por Robert Mulligan, o filme rendeu ao protagonista Gregory Peck o Oscar de melhor ator e se passa na década de 30, em uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos dominada pelo racismo. A narrativa é baseada na perspectiva dos filhos de Atticus Finch (Peck), um advogado liberal que assume a defesa de Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro acusado de estuprar uma mulher branca. Carandiru (2002) Em meio a tantos bons filmes para estudantes de direito, o cinema nacional não poderia ficar de fora da nossa lista! Pensando nisso, vamos destacar aqui a produção “Carandiru”, uma das mais marcantes dos últimos anos e que merece uma atenção especial não apenas pelas atuações, mas também pelo enredo.

Com direção de Hector Babenco e a presença de atores como Rodrigo Santoro, Lázaro Ramos, Wagner Moura e Luiz Carlos Vasconcelos, a história é baseada no livro homônimo de Dráuzio Varella, no qual o médico relata suas experiências durante os anos em que trabalhou no ambulatório de um dos maiores presídios do Brasil. O enredo se baseia nas relações que Dr. Dráuzio (Luiz Carlos Vasconcelos) constrói com seus pacientes, nos relatos que ouve deles e no dia a dia da prisão. O filme mostra de forma bastante realista a precariedade do sistema prisional brasileiro, os altos índices de violência e a superlotação das cadeias — uma realidade que todo o profissional de direito precisa conhecer. O crime choca a cidade e mobiliza a opinião pública, mas o advogado decide assumir o caso sem cobrar honorários, apenas pela oportunidade de aparecer nas manchetes e alavancar a sua carreira.

Filadélfia (1993) Quando o jovem e talentoso advogado Andrew Beckett, interpretado por Tom Hanks, descobre que foi demitido por ser portador do vírus HIV, tem início uma verdadeira batalha por justiça, na tentativa de processar a tradicional firma da Filadélfia responsável pela exoneração de seu cargo. Para ajudá-lo nesse desafio, ele contrata o advogado Joe Miller, vivido por Denzel Washington, que precisa encarar os próprios medos e preconceitos para defender Andrew e garantir a vitória nos tribunais. Além de abordar com maestria questões polêmicas para a época, como a homossexualidade, o filme ainda traz a relação entre os profissionais do direito, sendo uma verdadeira aula para quem quer ingressar na carreira. Negação (2016) Essencial entre os filmes para estudantes de direito, “Negação” tem como centro uma grande disputa nos tribunais entre a pesquisadora Deborah E.

E se você gostou das nossas dicas de filmes sobre direito, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e convide os amigos para a sessão!.

56 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download