RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS: A PORTA DE ENTRADA PARA BONS RESULTADOS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Finanças

Documento 1

“Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”. RESUMO O processo de recrutamento e seleção é algo muito relevante para as organizações para que possam ter êxito nas suas finanças, visto que é através dele que as organizações podem identificar melhor os seus futuros funcionários. Assim a partir dessa premissa construiu-se este artigo que vem analisar os meios de seleção de pessoal para a porta de entrada nas organizações. Com o avanço constante da tecnologia, a informática vem facilitando as organizações a administrarem melhor o recrutamento de pessoal. Dessa forma tem-se como principal desafio para se conquistar esse triunfo é a maneira como conduzir o processo de seleção e recrutamento, de forma que não ocorram falhas e nem fracasso durante o seu processo de execução.

Um exemplo é o treinamento de desenvolvimento de pessoas, cujo foco é conhecimento teórico e o desempenho prático na função de manter os colaboradores motivados é necessário o monitoramento destas técnicas de treinamento e oferecimento, por parte da empresa, de benefícios que satisfaçam as necessidades básicas e os façam sentir seguros a permanecerem nesta. Para tanto, as organizações empresariais têm investido em ações de atração, manutenção e incentivo a uma mão-de-obra cada vez mais diversificada. Atualmente, recrutar e selecionar pessoas capacitadas têm sido um dos maiores empecilhos para as firmas, em que se dá pela falta de mão-de-obra qualificada para um mercado competitivo e exigente. Em contrapartida, as pessoas também optam por instituições que oferecem, além de remuneração substantiva, benefícios suplementar.

Logo, assim como as empresas precisam de indivíduos capacitados para produzir bens e serviços sendo parceiros da organização, as pessoas também necessitam delas de modo a alcançarem os seus propósitos. Portanto, neste projeto de pesquisa será abordado o estudo de caso na área de Recursos Humanos da empresa citada e a explanação teórica de autores que abordam o recrutamento e seleção como mecanismo de aperfeiçoamento na gestão de pessoas. O objetivo geral deste projeto tecnológico é propor estratégias de ação para o processo e planejamento da área de recursos humanos quanto a escolha de técnicas de recrutamento e seleção de pessoas para compor o quadro de empregados da empresa “X”, evidenciando por meio de entrevistas com funcionários e responsáveis, estudos de casos e pesquisas teóricas de célebres estudiosos da gestão de pessoas a real situação da empresa a melhor técnica a ser aplicada, designando pessoas certas para os lugares corretos, atividade de suma importância para a expansão de qualquer empresa.

Os objetivos específicos são os descritos logo abaixo:  Inteirar-se dos desafios da gestão de pessoas nas organizações, bem como seus aspectos estratégicos;  Identificar o nível de conhecimento dos responsáveis da organização pelo processo de recrutamento e seleção de pessoas;  Destacar as lacunas no fator recrutar e selecionar, como foco em definir técnicas de recrutamento e seleção aplicáveis às necessidades da organização;  Assinalar um modelo simplificado de planejamento de gestão de recursos cujo objetivo é a escolha adequada de colaboradores. O tema tem por justificativa o fato de atualmente as empresas precsiam recrutar e selecionar pessoas capacitadas têm sido um dos problemas primordiais para as organizações, já que está em constante busca na melhoria dos resultados e na qualidade de prestação de serviços, visando constantemente um bom atendimento ao cliente, cujo foco é o lucro e a permanência no mercado, cada dia mais desafiador e competitivo.

Isto só será possível se houver um bom desempenho das pessoas inseridas na estrutura organizacional, pois estas são as principais responsáveis pela existência e manutenção da empresa. Por isso, o processo as vezes é bem lento, necessitando de ajuda externa quer de psicólogos ou de outra prestadora de serviços, de modo que o recrutamento e seleção de pessoas é uma atividade essencial e própria de cada empresa, onde a metodologia utilizada não deve ser levada sem importância. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização, onde o sucesso futuro dessa depende da sua habilidade em recrutar, selecionar e integrar acertadamente as pessoas no presente. Tais ações representam os primeiros contatos das empresas com os profissionais e apoiar-se na averiguação e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer à organização um número considerável de colaboradores são imprescindíveis à aquisição dos seus objetivos.

Nesse viés, “o empenho das partes certamente trará para líderes e liderados os resultados positivos que todos desejam” (GRAMIGNA, 2007, p. e a seleção acaba atuando como um filtro que autoriza somente aquelas pessoas com capacidades e habilidades desejadas pela empresa ingressem na mesma. a. c. com a finalidade de planejar, organizar e controlar. Por volta de 400 a. C. Para Ávila (2015, p. Nesse parâmetro, é sabido que, a inexistência de um processo adequado de recrutamento e seleção de pessoas, dentro de uma organização, provoca falhas na distribuição de indivíduos capacitados para ocupar o cargo correto, não desempenhando, assim, as funções que lhes cabem, acarretando lacunas no atendimento aos clientes. Além disso, a ausência de um planejamento de recursos humanos e de um estabelecimento de políticas adequadas para recrutar e selecionar colaboradores, causará sérios problemas à organização, realizando, mesmo que sem atinar, contratação de mão de obra não qualificada ou experiente.

Para que tais problemas sejam sanados ou não ocorram dentro da empresa “X”, é preciso rever o processo de engajamento de novos parceiros, com vista a implantação de um novo sistema de recrutamento e seleção que tencione a minimizar gastos e tempo, e acima de tudo um resultado satisfatório do quadro de pessoal dentro da organização. PROCEDIMENTOS DE PESQUISA A metodologia utilizada terá como base a pesquisa bibliográfica descritiva, tendo em destaque os estudos de Chiavenato, Gramigna, relacionando, ainda, um aglomerado de opiniões de diversos autores conhecedores do tema em discussão. No princípio do século XX, os departamentos de recursos humanos sofreram várias admissões e as demissões feitas pelos supervisores, reuniam os departamentos de pagamentos e administravam planos de benefícios.

Assim que a tecnologia e outras áreas começaram a surgir, os recursos humanos passaram a desempenhar uma função mais importante nas empresas como testes e entrevistas no treinamento e na promoção de funcionários. DIAGNÓSTICO DA EMPRESA Com o início dos sindicatos na década de 30, levaram a uma segunda fase da administração de pessoal e um grande ênfase foram dadas à proteção da empresa e sua interação com os sindicatos. Atualmente o papel está mudando: de proteção e se tornando-se planejadora e agente de mudanças. A mudança dos departamentos de recursos humanos reflete o fato de que as organizações estão mudando, comprometidas com as máquinas que geralmente formam a grande chave para a competitividade da empresa. Atualmente a grande falha na empresa “X” é a falta de um processo que gerencie melhor o recrutamento e seleção adequado, causando, muitas vezes a empregabilidade de pessoas incapacitadas para ocupar o cargo e exercer bem suas funções, ocasionando imperfeições no desenvolvimento dos processos empresariais e na organização do quadro de pessoal.

Isso ocasiona uma grande dislexia vamos dizer assim na empresa. Elas buscam pessoas capacitadas a realizar certo trabalho, não querem pessoas inexperientes. Necessita-se de novos empreendimentos, novas soluções tecnológicas. Enfim esse trabalho foi importante para a sociedade em geral pois trouxe uma ideia sobre o recrutamento e seleção de pessoas para o mercado de trabalho. GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de empresa e técnicas vivenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. OLIVEIRA, Soraya Romano de. A importância do processo de recrutamento e seleção. São Paulo: Futura, 1998.

300 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download