A aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

DESENVOLVIMENTO 4 2. PASSO 1 4 2. PASSO 2 7 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8 4. REFERÊNCIAS 8 1. Por volta de ao mesmo tempo, outras escolas médicas em vários países, como a Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos da América Estados Unidos, Universidade de Maastricht, na Holanda, e A Universidade de Newcastle na Austrália também estava desenvolvendo currículos de aprendizagem baseados em problemas (Barrows, 1996). O ABP foi concebido e implementado em resposta ao desempenho clínico insatisfatório dos estudantes (Barrows, 1996; Barrows e Tamblyn, 1980) que resultou de uma ênfase na memorização de conhecimentos biomédicos fragmentados na ciência tradicional da saúde educação. Esta ênfase foi culpada por falhar em equipar os estudantes com habilidades de resolução de problemas clínicos e aprendizagem ao longo da vida (Albanese e Mitchell, 1993; Barrows, 1996).

Uma suposição principal do ABP é que quando "resolvemos os muitos problemas que enfrentamos todos os dias, o aprendizado ocorre". Barrows e Tamblyn, 1980, p. Em contextos cotidianos e vidas profissionais, as pessoas resolvem continuamente problemas mal estruturados, aqueles que têm múltiplos ou desconhecidos objetivos, métodos de solução e critérios para resolver os problemas. Porque o significado é derivado pelos alunos das interações com os contextos em que se trabalha ou aprende, conhecimentos que estão ancorados em contextos são mais significativos, integrados, melhor retidos, e mais transferíveis. Uma razão para isto fenômeno é a ontologia que os estudantes utilizam para representar seu entendimento (Jonassen, 2006). O conhecimento construído para resolver problemas resulta em conhecimento epistemológico (conhecimento processual relacionado às tarefas) e fenomenológicos (o mundo como nós o experimentamos conscientemente) tipos de conhecimento.

Estes são mais ricos, mais representações significativas e memoráveis. • É centrado no estudante, porque o corpo docente não pode ditar o aprendizado. • É autodirigida, de modo que os estudantes assumam individualmente e em colaboração a responsabilidade de gerar questões de aprendizagem e através de processos de autoavaliação e avaliação por pares e acessar seu próprio aprendizado materiais. • É autorreflexiva, de modo que os alunos monitoram sua compreensão e aprendem a se ajustar estratégias de aprendizagem. • Os tutores são facilitadores (não disseminadores de conhecimento) que apoiam e modelam processos de raciocínio, facilitam processos de grupo e dinâmica interpessoal, dirigem os estudantes a conhecimento profundo, e não fornecem respostas diretas a perguntas. O processo de aprendizagem ABP normalmente envolve as seguintes etapas: • Estudantes em grupos de cinco a oito reuniões, pensem através do problema.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A necessidade de melhores pedagogias e técnicas de aprendizagem é imperativa. O Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) é uma maneira eficaz de ministrar educação de forma coerente, integrada e focalizada. Ela tem várias vantagens sobre os métodos convencionais e antigos de ensino de rotina. Ela se baseia em princípios da teoria da aprendizagem de adultos, incluindo a motivação do estudante, incentivo para estabelecer metas, pensar criticamente sobre a tomada de decisões nas operações do dia a dia. Acima de tudo, estimula a aceitação de desafios e a curiosidade de aprendizagem entre os estudantes e cria um programa educacional pragmático. Wilkerson and W. H. Gijselaers, pp. San Francisco, CA: Jossey-Bass. Barrows, H. P. and Samouilova, M. Assessing a problem-based learning approach to an introductory instructional design course: a case study.

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